Depois de avançar em maio, o mercado brasileiro perdeu fôlego em junho. De acordo com os números oficiais de emplacamentos divulgados hoje (03/07) pela Fenabrave, foram registrados no mês passado 202.164 veículos novos, 0,14% abaixo do registrado há um ano (202.444) e 5,69% a menos em comparação com as 214.363 unidades do mês anterior.
Preferida por 41.834 unidades, a Fiat conquistou a liderança pelo 54º mês consecutivo, mas desta vez com vantagem menor em relação a uma Volkswagen (37.051) que cresceu mais de 24% frente a 2024. Distante das duas primeiras, a Chevrolet (21.923) perdeu quase ¼ de seus compradores, embora tenha sido a única entre as cinco primeiras com desempenho em alta nas últimas semanas.
47
Fonte: Motor1 Brasil
Hyundai (16.200) e Toyota (14.908) completaram o top 5, ambas em baixa. À frente da Honda (9.187) nos dois meses anteriores, a BYD (8.163) – mesmo com evolução superior a 52% nos últimos doze meses – desta vez foi superada pela japonesa. Destaque positivo para a Mercedes-Benz (960), com incremento de quase 65%.
|
POS. |
MARCA |
JUN 25 (A) |
% MAI 25 |
MAI 25 (B) |
% MAI 25 |
JUN 24 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
|
1º |
FIAT |
41.834 |
20,69% |
46.098 |
21,50% |
38.402 |
-9,25% |
8,94% |
|
2º |
VW |
37.051 |
18,33% |
37.202 |
17,35% |
29.843 |
-0,41% |
24,15% |
|
3º |
CHEVROLET |
21.923 |
10,84% |
21.601 |
10,08% |
28.661 |
1,49% |
-23,51% |
|
4º |
HYUNDAI |
16.200 |
8,01% |
19.026 |
8,88% |
19.450 |
-14,85% |
-16,71% |
|
5º |
TOYOTA |
14.908 |
7,37% |
15.617 |
7,29% |
17.414 |
-4,54% |
-14,39% |
|
6º |
RENAULT |
10.403 |
5,15% |
10.885 |
5,08% |
9.916 |
-4,43% |
4,91% |
|
7º |
HONDA |
9.187 |
4,54% |
9.260 |
4,32% |
7.493 |
-0,79% |
22,61% |
|
8º |
JEEP |
9.157 |
4,53% |
10.535 |
4,91% |
10.099 |
-13,08% |
-9,33% |
|
9º |
BYD |
8.163 |
4,04% |
9.403 |
4,39% |
5.336 |
-13,19% |
52,98% |
|
10º |
NISSAN |
5.180 |
2,56% |
5.073 |
2,37% |
7.237 |
2,11% |
-28,42% |
|
11º |
CAOA CHERY |
4.742 |
2,35% |
6.152 |
2,87% |
4.965 |
-22,92% |
-4,49% |
|
12º |
FORD |
3.942 |
1,95% |
3.513 |
1,64% |
4.169 |
12,21% |
-5,44% |
|
13º |
CITROËN |
3.403 |
1,68% |
3.169 |
1,48% |
3.205 |
7,38% |
6,18% |
|
14º |
GWM |
3.021 |
1,49% |
3.217 |
1,50% |
2.742 |
-6,09% |
10,18% |
|
15º |
MITSUBISHI |
2.505 |
1,24% |
2.504 |
1,17% |
1.789 |
0,04% |
40,02% |
|
16º |
RAM |
2.252 |
1,11% |
2.541 |
1,19% |
2.837 |
-11,37% |
-20,62% |
|
17º |
PEUGEOT |
1.765 |
0,87% |
2.091 |
0,98% |
2.622 |
-15,59% |
-32,68% |
|
18º |
BMW |
1.299 |
0,64% |
1.443 |
0,67% |
1.591 |
-9,98% |
-18,35% |
|
19º |
MERCEDES-BENZ |
960 |
0,47% |
937 |
0,44% |
583 |
2,45% |
64,67% |
|
20º |
VOLVO |
796 |
0,39% |
790 |
0,37% |
1.148 |
0,76% |
-30,66% |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
TOTAL |
202.164 |
100,00% |
214.363 |
100,00% |
202.444 |
-5,69% |
-0,14% |
|

BYD Group inicia testes de fabricação no Brasil
Foto de: Motor1 Brasil
Resultados do 1º semestre
No acumulado entre janeiro e junho, o mercado brasileiro consumiu 1.131.269 unidades, 5% a mais do que no ano passado mesmo com três dias úteis a menos. “Apesar de estarmos preocupados com as altas taxas de juros e seu impacto no varejo, o segundo semestre costuma ser, tradicionalmente, melhor do que o primeiro”, afirma Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
Entre as vinte marcas mais vendidas, oito delas registraram números inferiores aos de 2024, com destaque para Chevrolet (119.845, -15,1%) e Nissan (34.997, -16,7%). Com mais de 56 mil unidades de vantagem sobre a Volkswagen (185.374), a Fiat (241.418) reforça seu favoritismo para garantir mais uma liderança anual. A disputa pelo 4º lugar segue acirrada, com a Toyota (89.008) pouco à frente da Hyundai (86.316).
Com a maior alta no top 10 (+46,5%), a BYD (47.709) encerrou a 1ª metade do ano com menos de 3 mil unidades atrás da Honda (50.688). Reforçada pela chegada do Basalt, a Citroën (19.644) avançou quase 27%, resultado similar ao da Mitsubishi (13.368). Bom desempenho também da Mercedes-Benz: com redução de preços praticada pela marca alemã, seu desempenho comercial avançou mais de 40%.
|
POS. |
MARCA |
TOTAL 2025 |
PART. 2025 (%) |
TOTAL 2024 |
PART. 2024 (%) |
% VARIAÇÃO (2025/2024) |
↑↓ |
|
1º |
FIAT |
241.418 |
21,34% |
220.689 |
20,49% |
9,39% |
↑ |
|
2º |
VW |
185.374 |
16,39% |
167.636 |
15,57% |
10,58% |
↑ |
|
3º |
CHEVROLET |
119.845 |
10,59% |
141.212 |
13,11% |
-15,13% |
↓ |
|
4º |
TOYOTA |
89.008 |
7,87% |
91.714 |
8,52% |
-2,95% |
↓ |
|
5º |
HYUNDAI |
86.316 |
7,63% |
87.937 |
8,17% |
-1,84% |
↓ |
|
6º |
RENAULT |
60.743 |
5,37% |
55.817 |
5,18% |
8,83% |
↑ |
|
7º |
JEEP |
55.559 |
4,91% |
53.816 |
5,00% |
3,24% |
↓ |
|
8º |
HONDA |
50.688 |
4,48% |
38.117 |
3,54% |
32,98% |
↑ |
|
9º |
BYD |
47.709 |
4,22% |
32.558 |
3,02% |
46,54% |
↑ |
|
10º |
NISSAN |
34.997 |
3,09% |
42.023 |
3,90% |
-16,72% |
↓ |
|
11º |
CAOA CHERY |
28.255 |
2,50% |
27.968 |
2,60% |
1,03% |
↑ |
|
12º |
FORD |
22.448 |
1,98% |
19.601 |
1,82% |
14,52% |
↑ |
|
13º |
CITROËN |
19.644 |
1,74% |
15.478 |
1,44% |
26,92% |
↑ |
|
14º |
GWM |
15.260 |
1,35% |
12.731 |
1,18% |
19,86% |
↑ |
|
15º |
RAM |
13.690 |
1,21% |
14.731 |
1,37% |
-7,07% |
↓ |
|
16º |
MITSUBISHI |
13.368 |
1,18% |
10.539 |
0,98% |
26,84% |
↑ |
|
17º |
PEUGEOT |
11.606 |
1,03% |
12.034 |
1,12% |
-3,56% |
↓ |
|
18º |
BMW |
7.627 |
0,67% |
7.646 |
0,71% |
-0,25% |
↓ |
|
19º |
MERCEDES-BENZ |
4.944 |
0,44% |
3.516 |
0,33% |
40,61% |
↑ |
|
20º |
VOLVO |
4.475 |
0,40% |
4.119 |
0,38% |
8,64% |
↑ |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
TOTAL |
1.131.269 |
100,00% |
1.076.896 |
100,00% |
5,05% |
… |
|