Lembra-se quando praticamente todas as marcas ofereciam famílias de modelos derivados de seus principais carros? Se existia um Gol, o hatchback, haveria uma Parati. Se havia um Astra, também haveria um sedã derivado dele.
Hoje, entretanto, os tempos são outros, com as linhas ficando cada vez mais enxutas e focada em SUVs de todos os tamanhos. Mas, para a BYD, parece que ainda existe espaço para modelos maiores e mais versáteis como as clássicas station wagons, ou peruas. É o caso da nova Seal 06 DM-I, lançada esta semana na China.
8
Fonte: EV AutoHome
A novidade chega para atender um público que, mesmo com o domínio dos SUVs, ainda sente falta das tradicionais station wagons, com seu perfil racional de uso familiar, bom comportamento dinâmico e amplo porta-malas.
O modelo segue o estilo Ocean da marca, presente no Seal e no Dolphin por aqui, contando com frente limpa, faróis de LED afilados e grade trapezoidal invertida. Mede 4.850 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.505 mm de altura e tem 2.790 mm de entre-eixos, acomodando um porta-malas de 670 litros, que pode chegar a 1.535 litros com os bancos rebatidos.

Foto de: EV AutoHome
Na motorização, a perua conta com o sistema híbrido DM-i de quinta geração, combinando motor 1.5 litro a gasolina (101 cv) com motor elétrico que pode chegar a 218 cv, com torque máximo de 32,2 kgfm, dependendo da versão.
Há duas opções de bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP): uma com autonomia elétrica de até 150 km (18,7 kWh) no ciclo CLTC chinês, oferecendo uma autonomia combinada de até 2.000 km com tanque cheio (65 litros) e bateria carregada. O consumo é de apenas 31,7 km/l a 23,5 km/l, dependendo do tipo de uso. É um conjunto bem parecido com o do King, que temos por aqui.

Foto de: EV AutoHome
Entre os itens de série estão painel digital de 8,8”, central multimídia de 12,8” (ou 15,6” nas versões topo de linha), seis airbags (ou sete, conforme versão), faróis em LED, rodas de 17 ou 18″, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, além de piloto automático semi-autônomo DiPilot 100, que combina câmeras, radares e sensores ultrassônicos. Outro destaque é o sistema V2L, que transforma a perua em fonte de energia para equipamentos externos.

Foto de: EV AutoHome
Seu principal destaque, entretanto, é seu preço: parte de 109.800 yuans, equivalente a cerca de 15.320 dólares, ou aproximadamente R$ 81.160, valor que no Brasil é muito próximo ao de um Renault Kwid ou Fiat Mobi, os modelos menos caros disponíveis hoje 0km.
Enquanto na Europa as station wagons nunca saíram de moda, na China o segmento ressurgiu com força com a expansão dos carros eletrificados. A BYD já sinalizou interesse em exportar a Seal 06 DM-i Wagon para outros mercados, o que abriria uma pequena chance de ela também chegar por estas bandas. Teria espaço por aqui?
Fonte: Carnewschina