Search
Close this search box.
  • Home
  • Lançamentos
  • Zero km? Bugatti testa carro de cliente a 300 km/h antes de entregar

Zero km? Bugatti testa carro de cliente a 300 km/h antes de entregar

A era do Chiron pode estar chegando ao fim, mas a Bugatti ainda tem detalhes interessantes para compartilhar sobre o Mistral, o último da linhagem W-16. A máquina de 8.0 litros e quatro turbos foi revelada há três anos como um roadster de €5 milhões limitado a 99 unidades, todas vendidas antes da estreia oficial. As entregas aos clientes começaram apenas em fevereiro passado, e agora estamos aprendendo mais sobre o que acontece desde o momento em que o carro é construído até ser entregue ao seu dono legítimo.

Cada Mistral passa por testes rigorosos por pelo menos 248,5 milhas (400 quilômetros) para garantir que tudo esteja conforme as especificações. Se algum problema for descoberto, o carro retorna à oficina para solucionar “qualquer irregularidade, por menor que seja.” Em seguida, volta à estrada por mais 31 milhas (50 quilômetros), ou mais, se necessário. Mas isso não é a parte mais interessante.



Foto de: Bugatti

Mesmo antes de o proprietário entrar em seu hipercarro, a Bugatti leva o Mistral a 186 mph (300 km/h). Isso faz parte de um procedimento de teste para verificar os sistemas ESP e ABS durante frenagens de emergência. Como você pode imaginar, isso não é feito em vias públicas. A empresa utiliza uma seção de uma pista no Aeroporto de Colmar, no nordeste da França.

Mas o Mistral é capaz de muito mais em sua capacidade máxima. No ano passado, ele alcançou 282 mph (453.9 km/h) na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, tornando-se o carro “aberto” mais rápido do mundo. Isso é, na verdade, mais rápido do que a Bugatti inicialmente afirmou, já que o roadster Chiron deveria atingir 261 mph (420 km/h). Seu antecessor, o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, conseguia “apenas” chegar a 254 mph (408.8 km/h). Curiosidade: a velocidade máxima do Mistral só é alcançável com o teto removido.

O teste de direção da Bugatti envolve muito mais do que simplesmente acelerar e frear bruscamente. Desde a transmissão automática de dupla embreagem de sete marchas até o mecanismo do teto removível, tudo é minuciosamente avaliado. Apenas três pessoas são qualificadas para testar o Mistral antes de ele ser entregue ao seu proprietário.

Enquanto uma era chega ao fim, outra está prestes a começar. A Bugatti começará as entregas do Tourbillon em 2026, estritamente como um cupê, embora um roadster subsequente pareça uma aposta educada. O sucessor do Chiron pode ser ainda mais rápido, já que o CEO da empresa, Mate Rimac, sugeriu que, com os pneus certos, o novo hipercarro V-16 poderia quebrar a barreira dos 500 km/h. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

veja todos os modelos que terão IPI zero

Anunciado na semana passada, o programa Carro Sustentável, parte do MOVER (Mobilidade Verde e Inovação),…

Chevrolet Tracker 2026 tem potência reduzida para pagar menos IPI

Na última semana, a General Motors cumpriu a promessa e revelou 5 novidades da marca…

Carro elétrico bate recorde de autonomia ao percorrer 1.205 km com uma única recarga

A empresa americana de veículos elétricos Lucid Motors divulgou na terça-feira (09/07) que um de…