Agora em pé de igualdade quanto a renovação, os esportivos Nivus GTS e Fastback Abarth, versões mais nervosas dos modelos acupezados de suas respectivas marcas querem continuar sendo a opção mais emocional para quem busca modelos com esse tipo de filosofia: derivados de compactos e com calibração especial para conjunto motriz e suspensão.
Em ambos, suas respectivas marcas apostaram em motorizações já conhecidas dentro do portfólio, mas com calibração específica para as versões mais nervosas, além do tradicional sistema de tração dianteira e suspensão traseira por eixo de torção.
VW Nivus GTS possui motor 1.4 250TSI
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Fiat Fastback Abarth tem propulsor 1.3 T270 com calibração própria
Foto de: Fiat
Motor e câmbio
No caso do Nivus, há o motor 1.4 TSI 250, que estava presente no Polo GTS e também aparece nas versões de topo de Virtus e T-Cross, além de vir de série SUV médio no médio Taos. Na potência, esse propulsor é capaz de render 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque tanto no etanol quanto na gasolina, sempre aliado ao câmbio automático AISIN de 6 velocidades. O conjunto também recebeu acerto eletrônico específico, além de seletor de modos de condução (Normal, Eco, Sport e Individual).
Com esse conjunto, o Nivus possui relação peso potência de saudáveis 8,44 kg/cv, o que lhe confere muito mais agilidade que as versões tradicionais, como mostram seus números de zero a 100 km/h, na casa dos 8,4 segundos, enquanto a velocidade final chega aos 206 km/h.

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Fonte: Mario Villaescusa / Motor1.com
Já no modelo da italiana, renovado na linha 2026, há o propulsor 1.3 T270, que está presente em boa parte da linha Jeep no país e no seu irmão menor, o Pulse. A diferença, entretanto, está na potência final das versões Abarth, que mantiveram os 185 cv de potência com etanol ou 180 cv com gasolina.
Isso se deve a chegada, no início do ano, das novas regras de emissão do Proconve L8, mais restritivas, que deixaram os outros modelos vendidos pela Stellantis com o mesmo motor entregando 176 cv, ou cerca de 9 cv a menos.
| Especificação | VW Nivus GTS 2026 (1.4 TSI 250) | Fiat Fastback Abarth 2026 (1.3 T270) |
| Motor | 1.4 TSI 250, 4 cilindros, turbo | 1.3 T270, 4 cilindros, turbo |
| Potência (etanol/gasolina) | 150 cv | 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) |
| Torque (etanol/gasolina) | 25,5 kgfm | 27,5 kgfm |
| Câmbio | Automático de 6 marchas com modo manual e paddle shifts | Automático de 6 marchas com modo manual e paddle shifts |
| Modos de condução | Normal, Eco, Sport e Individual | Normal e Poison |
| Relação peso/potência | 8,44 kg/cv | 7,08 kg/cv |
| 0 a 100 km/h | 8,4 s | 7,6 s |
| Velocidade máxima | 206 km/h | 220 km/h |
Com calibração exclusiva, o SUV cupê preparado pela Abarth conta com 7,08 kg/cv na relação peso potência, o que o leva de zero a 100 km/h em 7,6 segundos, alcançado até 220 km/h de velocidade máxima. No Fastback, há ainda o modo Poison, acionado no lado direito do volante, que deixa o acelerador mais sensível.

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

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Tamanho e proporções
Mesmo com a renovação visual na linha 2026, o Fiat Fastback continua sendo ligeiramente menor que o Volkswagen Nivus em entre-eixos. O modelo da marca alemã adota a mesma base do Polo, com 2.566 mm, enquanto o Fastback utiliza a plataforma MLA, compartilhada com o Pulse, limitando sua distância entre-eixos a 2.532 mm.
No comprimento, entretanto, o Fiat compensa com suas linhas mais alongadas, que se aproximam do perfil de um sedã, alcançando 4.425 mm. Já o Nivus, por ter um balanço traseiro mais curto, fica nos 4.272 mm — ou seja, o Fastback é 167 mm mais longo.

Foto de: Fiat
Em largura, o modelo da Fiat também leva vantagem: são 1.780 mm contra 1.757 mm do Nivus, resultando em quase 23 mm extras, o que oferece um ligeiro ganho de espaço para os ocupantes nos ombros.
Na altura, o Fastback Abarth novamente se sobressai, com 1.544 mm frente aos 1.493 mm do Nivus, uma diferença de 51 mm. Esse ganho se reflete principalmente na posição de dirigir mais elevada do SUV cupê da Fiat, além de facilitar o vão de entrada e saída. Já o Nivus aposta numa postura mais baixa e esportiva ao volante, mais próxima à de um hatchback.
| Medida | Fiat Fastback Abarth | Volkswagen Nivus GTS | Diferença |
| Entre-eixos | 2.532 mm | 2.566 mm | – 34 mm (Nivus maior) |
| Comprimento | 4.425 mm | 4.272 mm | + 167 mm (Fastback comprido) |
| Largura | 1.780 mm | 1.757 mm | + 23 mm (Fastback mais largo) |
| Altura | 1.544 mm | 1.493 mm | + 51 mm (Fastback mais alto) |
| Peso | 1.310 kg | 1.266 kg | + 44 kg (Nivus mais leve) |
No peso, o modelo da Fiat evidencia as limitações de sua base mais antiga, sendo 44 kg mais pesado (1.310 kg) em relação ao concorrente alemão. Já o Volkswagen marca 1.266 kg na balança e, mesmo tendo cerca de 30 cv a menos que o Fastback, mantém uma relação peso-potência bastante próxima.

Foto de: Volkswagen

Foto de: Fiat
Equipamentos e segurança
Aqui é onde os dois modelos se diferenciam bastante. Na linha 2026, que acaba de chegar às lojas, o Fastback Abarth aposta em maior refinamento tecnológico e em conforto, trazendo mais áreas em tecido nas portas e novos bancos dianteiros com maior aba lateral e ajustes elétricos, além de um teto solar do tipo fixo panorâmico, como o encontrando nos seus primos Peugeot 208 e 2008. Não há abertura do vidro, mas sua cortina é elétrica.
O modelo renovado também passou a contar com alerta de ponto cego, mas continua a pecar ao trazer somente quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais, presentes nos bancos dianteiros). Também não foi desta vez que a Fiat equipou o Fastback – ou o Pulse – com freios a disco no eixo traseiro. Continuam a ser exclusividade do modelo da italiana freio eletrônico com função Auto Hold e partida remota via chave.

Teto solar do Fastback é fixo
Foto de: Fiat
Entre suas comodidades, possui direção elétrica, ar-condicionado automático, retrovisor interno eletrocrômico e externos com regulagem e rebatimento elétrico, saída de ar dedicada para os bancos traseiros, sensor de chuva e de luminosidade, faróis e lanternas em LED e carregador de celular por indução. Seu porta-malas também continua a ser maior do que o do Nivus, contando com 516 litros.
No Nivus, a Volkswagen seguiu a receita do Polo GTS, ou seja, há volante com base reta e logo da versão, bancos dianteiros com estilo concha, encostos de cabeça integrados e detalhes em vermelho, que também está presente no painel de instrumentos digital de 10”.

Interior do VW Nivus GTS segue padrão já visto no Polo
Foto de: Volkswagen
Ele é acompanhado da VW Play Connect de 10,1″ com espelhamentos sem fios e conectividade via app com smartphone. Não foi dessa vez que o modelo ganhou teto solar, contando apenas com pintura em dois tons.
| Item de Segurança / ADAS | Fastback Abarth 2026 | VW Nivus GTS 2026 |
| Airbags | 4 (2 frontais e 2 de tórax) | 6 (2 frontais + 2 laterais + 2 cortina) |
| Freios | Dianteiros a disco, traseiros a tambor | Discos nas quatro rodas |
| Freio de estacionamento | Eletrônico com Auto Hold | Manual |
| Frenagem autônoma de emergência (AEB) | Sim | Sim |
| Alerta de mudança de faixa (LDW) | Sim | Sim (Lane Assist) |
| Assistente de permanência em faixa (LKA) | Não possui | Sim |
| Piloto automático adaptativo (ACC) | Não possui | Sim |
| Alerta de ponto cego | Sim | Sim |
| Comutação automática de farol alto (AHB) | Sim | Não possui |
| Sinalização de frenagem de emergência (ESS) | Sim | Sim |
| Sensores (estacionamento, chuva, luz) | Dianteiro e traseiro, chuva/luminosidade | Dianteiro e traseiro, chuva/luminosidade |
| Limpador/lavador traseiro | Não possui | Sim |

Versão GTS, única a não trazer racks de teto, se aproxima visualmente de um hatchback
Foto de: Volkswagen
A GTS é a única versão do modelo que não conta com racks de teto, reforçando a proposta mais esportiva e seu desenho mais próximo de um hatchback, mas seu porta-malas de 415 litros é quase 101 litros menor que o Fastback. Diferente do modelo da italiana, o Nivus segue com freio de estacionamento com acionamento manual.
Na segurança, a marca alemã não economizou, trazendo seis airbags de série (dois frontais, dois nos bancos dianteiros e dois de cortina), freio ABS com disco nas quatro rodas, assistência de estacionamento, piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, assistente de faixas, alerta de ponto-cego e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

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Fonte: Mario Villaescusa / Motor1.com
Design e proposta
Reestilizado no fim do ano passado, o Nivus pouco mudou para se tornar um GTS. Na dianteira, os faróis full LED são os mesmos, interligados pelo filete na grade, enquanto o para-choque dianteiro passou a adotar uma grade com o tradicional formato colmeia dos modelos esportivos da alemã. No Nivus, ela é pintada em preto brilhante, com filete vermelho na parte inferior. A inscrição GTS está presente na grade superior, assim como nas portas dianteiras e na tampa traseira, no lugar do nome Nivus.
Bola fora, entretanto, é o conjunto de rodas/pneus. De série, o Nivus GTS traz o mesmo conjunto presente na versão de topo com motor 1.0 TSI, a Highline com pacote Outfit. São rodas diamantadas de 17” calçadas em pneus 205/55. Opcionalmente, a Volkswagen oferece por mais R$ 2.050 rodas de 18” com design único, calçadas em pneus 215/45.

Rodas de 18” são opcionais no Nivus GTS
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A Volkswagen disponibiliza cinco tons diferentes para os consumidores, sendo o Preto Ninja o único a não ter preço adicional. Nas demais, o valor vai de R$ 900 para a sólida Branco Cristal e chega aos R$ 1.750 nas especiais Azul Titan, Cinza Moonstone e Vermelho Sunset. Inexplicavelmente, a versão esportiva não conta com a cor Azul Turbo, vinda de modelos Audi. Ela está disponível nas versões Comfortline e Highline.
O Fastback Abarth, que acaba de estrear sua linha 2026, ganhou nova dianteira, agora alinhada com o Pulse. Há pequenas diferenças entre os dois, como o para-choque, que traz aberturas laterais nas extremidades da peça, mas com cantos mais vivos e também seguindo uma temática mais reta (no Pulse é mais curvo).

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Fonte: Fiat
A grade dianteira perdeu o emblema em referência ao escorpião da preparadora italiana e passou a adotar a tipografia ABARTH, em maiúsculo, seguindo o padrão dos novos modelos feitos na Europa, como o 500e e 600e.
Na traseira e nas laterais, o Fastback Abarth mudou menos, concentrando-se apenas em um novo skidplate na parte inferior do para-choque. Da versão 2025, continua a trazer o difusor a cor do carro ou preto, dependendo da cor escolhida para o carro, e um aerofólio exclusivo na tampa.

Principal novidade visual do Fiat Fastback Abarth 2026 está na dianteira
Foto de: Motor1.com
Continua também a oferecer quatro tons de cores que, assim como no Nivus GTS, possuem preços adicionais em qualquer cor que não seja a sólida Preto Vulcano. Os valores vão de R$ 990 para as também sólidas Vermelho Montecarlo e Branco Banchisa, até R$ 1.490 na especial Cinza Strato. Todas vem de fábrica com o teto pintado na cor preta.

Traseira do Fiat Fastback Abarth 2026 mudou menos, ganhando somente novo skidplate
Foto de: Motor1.com
Preços
Mesmo inicialmente mais barato, quando totalmente equipado, o Nivus GTS sai dos R$ 174.990 sugeridos pela Volkswagen para R$ 177.040. É basicamente o mesmo valor pedido pela Fiat no Fastback Abarth 2026 (R$ 177.040), que ao contrário do modelo alemão não possui opcionais.
Ainda sim, os dois modelos se distanciam na execução da proposta. Enquanto o Nivus é mais contido, apostando mais em comportamento dinâmico do que na aparência diferenciada em si, o Fastback vai um pouco além, apostando em maior agressividade. Existe ainda uma considerável diferença de potência entre os dois, com o Fiat tendo 35 cv e 2 kgfm de torque a mais.