Search
Close this search box.
  • Home
  • Lançamentos
  • Fim do Forza? Microsoft demite parte da equipe responsável pelo jogo

Fim do Forza? Microsoft demite parte da equipe responsável pelo jogo

Os fãs de jogos de corrida no console Xbox podem estar diante do fim de uma era. Recentemente, com a grande onda de demissões promovida pela Microsoft, a equipe responsável pela franquia Forza Motorsport há quase 20 anos foi duramente atingida, podendo chegar a mais de 50% da equipe desligada.

A Turn 10 tem um papel histórico dentro do ecossistema Xbox. Desde o lançamento do primeiro Forza Motorsport em 2005, ainda no primeiro console da marca, o estúdio se consolidou como um dos pilares dos jogos exclusivos da Microsoft, ao lado de franquias como Halo e Gears of War.



Foto de: Turn 10 Studios

Na geração Xbox 360, o estúdio lançou títulos marcantes como Forza Motorsport 2, 3 e 4, que figuraram entre os maiores sucessos da plataforma, ao lado de hits como Halo 3, Gears of War e Fable. Já na era Xbox One, vieram Forza Motorsport 5, 6 e 7 entre 2013 e 2017.

O lançamento mais recente, chamado apenas de Forza Motorsport (2023), chegou ao Xbox Series X/S e PC como o oitavo título da franquia, mas recebeu críticas mistas. Parte do público não aprovou novidades como o sistema de progressão no estilo RPG e a qualidade baixa de alguns carros, mesmo com ajustes posteriores do estúdio. 




Foto de: Turn 10 Studios

Além das demissões na Turn 10, a Microsoft encerrou o estúdio The Initiative — cancelando o novo Perfect Dark —, promoveu cortes na Rare, resultando no cancelamento de Everwild, e vem repetindo cortes em outras divisões.

Só em 2023, a gigante da tecnologia já havia dispensado mais de 10 mil pessoas, e este ano, mais 1% do quadro total em janeiro, 6 mil em maio e 300 em junho, reforçando que demissões em massa têm sido uma prática recorrente.

E a série Horizon?

Por enquanto, não há relatos de cortes na Playground Games, estúdio britânico responsável pelo bem-sucedido spin-off Forza Horizon, mais focado em corridas arcade e mundo aberto. No entanto, o silêncio sobre o próximo título e a falta de atualizações recentes abriram rumores de que a franquia também possa estar em risco.

A última grande novidade foi a chegada da série ao Playstation 5, em 29 de abril de 2025. Antes exclusivo do Xbox, o jogo agora faz parte de uma estratégia mais ampla da Microsoft de levar suas franquias a outras plataformas. Títulos como Pentiment, Grounded, Sea of Thieves, Hi-Fi Rush e até Indiana Jones seguiram o mesmo caminho, mostrando que o futuro da marca Xbox passa por mudanças profundas — inclusive para séries que ajudaram a construir sua identidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

veja todos os modelos que terão IPI zero

Anunciado na semana passada, o programa Carro Sustentável, parte do MOVER (Mobilidade Verde e Inovação),…

Chevrolet Tracker 2026 tem potência reduzida para pagar menos IPI

Na última semana, a General Motors cumpriu a promessa e revelou 5 novidades da marca…

Carro elétrico bate recorde de autonomia ao percorrer 1.205 km com uma única recarga

A empresa americana de veículos elétricos Lucid Motors divulgou na terça-feira (09/07) que um de…