Os fãs de jogos de corrida no console Xbox podem estar diante do fim de uma era. Recentemente, com a grande onda de demissões promovida pela Microsoft, a equipe responsável pela franquia Forza Motorsport há quase 20 anos foi duramente atingida, podendo chegar a mais de 50% da equipe desligada.
A Turn 10 tem um papel histórico dentro do ecossistema Xbox. Desde o lançamento do primeiro Forza Motorsport em 2005, ainda no primeiro console da marca, o estúdio se consolidou como um dos pilares dos jogos exclusivos da Microsoft, ao lado de franquias como Halo e Gears of War.
Foto de: Turn 10 Studios
Na geração Xbox 360, o estúdio lançou títulos marcantes como Forza Motorsport 2, 3 e 4, que figuraram entre os maiores sucessos da plataforma, ao lado de hits como Halo 3, Gears of War e Fable. Já na era Xbox One, vieram Forza Motorsport 5, 6 e 7 entre 2013 e 2017.
O lançamento mais recente, chamado apenas de Forza Motorsport (2023), chegou ao Xbox Series X/S e PC como o oitavo título da franquia, mas recebeu críticas mistas. Parte do público não aprovou novidades como o sistema de progressão no estilo RPG e a qualidade baixa de alguns carros, mesmo com ajustes posteriores do estúdio.

Foto de: Turn 10 Studios
Além das demissões na Turn 10, a Microsoft encerrou o estúdio The Initiative — cancelando o novo Perfect Dark —, promoveu cortes na Rare, resultando no cancelamento de Everwild, e vem repetindo cortes em outras divisões.
Só em 2023, a gigante da tecnologia já havia dispensado mais de 10 mil pessoas, e este ano, mais 1% do quadro total em janeiro, 6 mil em maio e 300 em junho, reforçando que demissões em massa têm sido uma prática recorrente.

7
Fonte: Motor1 Brasil
E a série Horizon?
Por enquanto, não há relatos de cortes na Playground Games, estúdio britânico responsável pelo bem-sucedido spin-off Forza Horizon, mais focado em corridas arcade e mundo aberto. No entanto, o silêncio sobre o próximo título e a falta de atualizações recentes abriram rumores de que a franquia também possa estar em risco.
A última grande novidade foi a chegada da série ao Playstation 5, em 29 de abril de 2025. Antes exclusivo do Xbox, o jogo agora faz parte de uma estratégia mais ampla da Microsoft de levar suas franquias a outras plataformas. Títulos como Pentiment, Grounded, Sea of Thieves, Hi-Fi Rush e até Indiana Jones seguiram o mesmo caminho, mostrando que o futuro da marca Xbox passa por mudanças profundas — inclusive para séries que ajudaram a construir sua identidade.