Este é o novo Renault Boreal, inédito SUV médio da marca francesa que foi desenvolvido e será produzido no Brasil. Construído sobre a plataforma RGMP, é o aguardado “C-SUV”, modelo que aposta em visual sofisticado, acabamento refinado e muita tecnologia para encarar concorrentes como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Confira agora as impressões de nosso primeiro contato o modelo.
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Fonte: Motor1.com
O Borel é um SUV médio que mede 4,56 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,65 metro de altura e tem entre-eixos de 2,70 metros. Isso o posiciona acima do Duster e ligeiramente maior que modelos como Jeep Compass (4,40 m) e Toyota Corolla Cross (4,46 m). O porta-malas comporta 522 litros com os bancos em posição normal, podendo chegar a 1.279 litros com os encostos rebatidos. A altura da base de carga também foi reduzida para facilitar o acesso em uso cotidiano.
Ao vivo, a impressão é a de que o Renault Boreal terá mais imponência nas ruas do que os rivais diretos. É maior, mais largo e até mais alto que os rivais, que aliado ao conjunto óptico diferenciado e a frente destacada, não passará desapercebido.
O nosso primeiro contato visual com o Boreal revelo justamente isso, um SUV que aparenta ser até maior do que o segmento que estará, com porte robusto, mas com linhas suaves e fluidas. A dianteira traz a nova identidade visual da Renault, marcada pela grade frontal na cor da carroceria, que abriga o logotipo “Nouvel’R” (em relevo), e pelos faróis de LED alongados que invadem os para-lamas. Módulos adicionais de LED complementam o conjunto e criam uma assinatura luminosa reconhecível à distância. O capô elevado transmite presença e solidez, enquanto a silhueta lateral com linha de cintura alta, vincos marcados e molduras nas caixas de roda reforça a proposta urbana e refinada.

Foto de: Motor1.com

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As rodas de liga leve de 19 polegadas com acabamento diamantado, o teto pintado em preto brilhante (nas versões com pintura biton) e o acabamento do teto panorâmico agregam sofisticação ao conjunto. Na traseira, o estilo é marcado pelas lanternas horizontais em LED interligadas, que dão sensação de largura, além do spoiler integrado e da base visual elevada, que remete à robustez.

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O time de design se inspirou muito nos chamativos irmãos europeus, em especial o Rafalle e Scénic, ambos com linhas bem anguladas e marcantes com muita referências triangulares. O mesmo conceito está presente no Boreal, mas com um toque de estilo próprio e assinado pelo time de design baseado em São José dos Pinhais.
Por dentro, o Boreal exibe acabamento de alto padrão e soluções tecnológicas geralmente restritas a segmentos superiores. O painel é formado por duas telas de 10 polegadas integradas, seguindo o conceito OpenR já visto nos modelos elétricos Renault 4 e 5. Desta vez, a Renault trouxe o melhor conjunto de telas que possui na Europa para um modelo que será fabricado no Brasil. O quadro de instrumentos é totalmente digital e personalizável, enquanto a central multimídia conta com o sistema Google Automotive Services, sendo o primeiro veículo nacional a oferecer esse recurso embarcado.

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O sistema de conectividade inclui Google Maps, assistente por voz, loja de aplicativos e atualização remota (OTA). Impressiona pela velocidade de resposta e qualidade dos gráficos exibidos na central multimídia, bem como os grafismos do painel de instrumentos. É rápido para selecionar os modos de visualização assim como a navegação pelos ajustes do carro. A resposta está no poderoso processamento do chip Snapdragon Chassi, da Qualcomm, que também é responsável por todo o gerenciamento dos sistemas de segurança ativa.

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Ainda na parte interna, importante destacar o sistema de som premium Harman Kardon, calibrado pelo artista Jean-Michel Jarre, e que tem até cinco perfis acústicos diferentes. O interior também conta com iluminação ambiente personalizável em 48 cores, bancos dianteiros com ajustes elétricos e massagem para o motorista, ar-condicionado dual zone, teto panorâmico, carregador por indução, maçanetas eletrônicas e comandos de câmbio e-shifter. Também está presente o freio de estacionamento eletrônico, o que abre espaço para um console com refrigeração.

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Detalhes como texturas gravadas a laser e uso de materiais macios ao toque nas áreas superiores do painel reforçam a ambientação de requinte. Novamente, é diferente de qualquer veículo que a Renault já produziu no Brasil.
A segurança foi um dos focos no desenvolvimento do Boreal, que oferece até 24 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), entre eles: piloto automático adaptativo com função para e anda, centralização ativa de faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, leitor de placas, farol alto automático, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmeras 360°, assistente de saída segura (que detecta veículos e ciclistas ao abrir portas) e assistente de estacionamento automático.

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A Renault não divulgou todos os itens que estará disponível no SUV, reservando algumas informações para a ocasião do seu lançamento oficial em dezembro. Por este motivo, também afirmou que alguns recursos mostrados ainda não estavam totalmente finalizados, como a visualização de 360 graus.
O Renault Boreal estreia com o motor 1.3 TCe turbo flex de até 163 cv e torque de 27,5 kgfm, acoplado ao câmbio automático de dupla embreagem úmida EDC com seis marchas. A transmissão é a mesma presente no Kardian enquanto o motor, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, já é conhecido dos modelos Oroch e Duster.

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Além dos modos de condução Eco, Comfort, Sport e Individual, o Boreal estreia o modo Smart, que adapta automaticamente resposta do motor, direção e iluminação de cabine conforme o estilo do motorista. Também perguntamos sobre uma versão híbrida, e a resposta da Renault é a de que o Boreal receberá eletrificação futuramente, em data ainda não confirmada.
Um dos poucos pontos que joga contra a modernidade e posicionamento do Boreal estará na suspensão, a qual adotará um eixo de torção na traseira. Ainda não dirigimos para entender seu comportamento dinâmico, mas pelo tamanho e porte seria mais interessante uma solução do tipo multi-link.

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O Renault Boreal será lançado oficialmente no Brasil em dezembro de 2025. Os preços ainda não foram definidos, mas estima-se que fiquem entre R$ 200 mil e R$ 230 mil, posicionando o modelo como um novo competidor entre os SUVs médios com vocação familiar, acabamento sofisticado e tecnologias até então inéditas na produção nacional.
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DIMENSÕES DO RENAULT BOREAL |
(milímetros) |
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Comprimento total |
4.556 |
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Entre eixos |
2.702 |
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Largura total sem / com retrovisores |
1.841 / 2.082 |
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Altura com barras de teto |
1.650 |
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Altura com o porta-malas aberto (sem carga) |
2.085 |
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Altura da base do porta-malas (vazio) |
781 |
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Ângulo de entrada / saída |
22 / 27 |
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Distância em relação ao solo (veículo vazio) |
213 |
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Capacidade de partida completa |
522 VDA |
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Capacidade máxima do porta-malas com os bancos traseiros rebatidos (V214) |
1.279 VDA |