Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • Joint venture entre Stellantis e GAC é declarada falida na China

Joint venture entre Stellantis e GAC é declarada falida na China

A joint venture GAC-FCA, formada entre o grupo Stellantis e a montadora estatal chinesa GAC, foi oficialmente declarada falida na China. O pedido de falência foi apresentado em 8 de julho de 2025 ao Tribunal Intermediário de Changsha, na província de Hunan, por iniciativa do administrador da empresa e com apoio dos credores. A informação foi publicada pelo site Car News China, com base em relatório do portal chinês TMT Post.

A operação conjunta começou em 2010 com o nome GAC-Fiat, com participação igualitária. No início, a fábrica produzia modelos da marca Fiat, como Viaggio, Bravo e Freemont. A planta de Changsha foi concluída em 2012, com o Fiat Viaggio sendo o primeiro modelo local, vendendo 9.104 unidades no ano de estreia.

A virada de rumo ocorreu em 2015, quando a joint venture foi rebatizada como GAC-Fiat Chrysler Automobiles (GAC-FCA) e passou a focar na produção local da marca Jeep. O Jeep Cherokee foi o primeiro utilitário esportivo montado localmente e teve boa aceitação no mercado. Em seu auge, em 2017, a GAC-FCA vendeu 205.200 unidades, após um crescimento expressivo de mais de 270% no ano anterior.

No entanto, o sucesso não durou. A partir de 2018, a empresa entrou em um ciclo contínuo de queda nas vendas. Em 2021, o volume de vendas despencou para apenas 20.100 unidades. Tentativas de reestruturação envolveram aportes financeiros de ambos os sócios, com a Stellantis ajudando em 2020 e a GAC em 2021. Apesar disso, a operação não se recuperou.

O rompimento da parceria veio à tona em janeiro de 2022, quando a Stellantis anunciou unilateralmente a intenção de aumentar sua participação para 75% — algo rebatido imediatamente pela GAC, que alegou não ter autorizado o plano. A discordância levou à dissolução oficial da joint venture em julho daquele ano.

Com a falência da GAC-FCA, a Jeep mantém apenas operações de importação na China. Todos os modelos anteriormente produzidos localmente tiveram sua fabricação encerrada desde então, marcando o fim de uma das joint ventures de crescimento mais rápido e queda mais abrupta da indústria automotiva chinesa.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

VW Virtus tem melhor resultado desde 2019

Depois de reagir em maio, o segmento de sedãs voltou a apresentar retração forte nas…

Veja quais modelos ficam mais baratos no programa Carro Sustentável

Lançado há um ano em substituição ao Rota 2030, o programa Mover (Mobilidade Verde e…

Cadillac Lyriq e Optiq aparecem no Brasil antes da chegada da marca

Não é de hoje que a General Motors se movimenta para ter alguma marca além…