Responsável por quase 14,5% de todos os 202.164 veículos emplacados no Brasil em junho, o segmento de SUVs / crossovers – excluída da contagem os modelos compactos – teve mais um mês de crescimento de acordo com Fenabrave. Somados os modelos das cinco categorias (29.267), a alta em relação ao mesmo período de 2024 (26.210) foi de pouco mais de 11,6%. Na comparação com maio (31.406), no entanto, houve uma retração de 6,8%.
Segundo colocado em maio, o Toyota Corolla Cross (5.335) recuperou a liderança entre os modelos médios com quase 800 unidades de vantagem em relação ao Jeep Compass (4.546), preferido no ranking anterior. Com crescimento de quase 47% frente a 2024, o BYD Song (2.805) ultrapassou o Caoa Chery Tiggo 7 (2.589) na disputa pela última colocação no pódio.
10
Fonte: GWM
Quinto colocado, o GWM Haval H6 (2.497) teve seu melhor desempenho no ano, ainda sem o impacto do lançamento da versão One custando menos de R$ 200 mil. Sem ultrapassar a casa das mil unidades pelo 3º mês consecutivo, a Volkswagen viu a aproximação do Mitsubishi Eclipse Cross (833) em relação ao Taos (833).
Em seu 2º mês cheio, o Jaecoo 7 (381) foi o 8º colocado, praticamente em empate técnico com o renovado Ford Bronco Sport (378) e com o Toyota RAV4 (370). Perdendo quase 1/3 de seus compradores do ano passado, o Honda ZR-V teve apenas 235 unidades registradas – no 1º semestre, foram apenas 1.230 unidades da aposta da marca japonesa na categoria.
|
SUVs / Crossovers II |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
30090 |
5335 |
5513 |
4238 |
24,73% |
23,81% |
-3,23% |
25,88% |
|
2º |
JEEP COMPASS |
27532 |
4546 |
5687 |
3959 |
21,07% |
24,56% |
-20,06% |
14,83% |
|
3º |
BYD SONG* |
17488 |
2805 |
2899 |
1911 |
13,00% |
12,52% |
-3,24% |
46,78% |
|
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
14183 |
2589 |
3211 |
1875 |
12,00% |
13,87% |
-19,37% |
38,08% |
|
5º |
GWM HAVAL H6 |
12674 |
2497 |
2432 |
2153 |
11,57% |
10,50% |
2,67% |
15,98% |
|
6º |
VW TAOS |
8552 |
889 |
975 |
1891 |
4,12% |
4,21% |
-8,82% |
-52,99% |
|
7º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
4273 |
833 |
842 |
758 |
3,86% |
3,64% |
-1,07% |
9,89% |
|
8º |
JAECOO J7 |
692 |
381 |
275 |
0 |
1,77% |
1,19% |
38,55% |
– |
|
9º |
FORD BRONCO SPORT |
979 |
378 |
41 |
160 |
1,75% |
0,18% |
821,95% |
136,25% |
|
10º |
TOYOTA RAV4 |
1533 |
370 |
312 |
198 |
1,71% |
1,35% |
18,59% |
86,87% |
|
11º |
HONDA ZR-V |
1230 |
235 |
215 |
341 |
1,09% |
0,93% |
9,30% |
-31,09% |
|
12º |
HYUNDAI TUCSON |
1019 |
140 |
184 |
1 |
0,65% |
0,79% |
-23,91% |
13900,00% |
|
13º |
HYUNDAI KONA |
180 |
124 |
12 |
1 |
0,57% |
0,05% |
933,33% |
12300,00% |
|
14º |
CHEVROLET EQUINOX |
956 |
107 |
120 |
263 |
0,50% |
0,52% |
-10,83% |
-59,32% |
|
15º |
OMODA 5 |
222 |
99 |
123 |
0 |
0,46% |
0,53% |
-19,51% |
– |
|
16º |
FORD TERRITORY |
2319 |
74 |
188 |
289 |
0,34% |
0,81% |
-60,64% |
-74,39% |
|
17º |
HONDA CR-V |
487 |
56 |
71 |
149 |
0,26% |
0,31% |
-21,13% |
-62,42% |
|
18º |
KIA SPORTAGE |
359 |
37 |
42 |
111 |
0,17% |
0,18% |
-11,90% |
-66,67% |
|
19º |
GAC AION Y |
36 |
35 |
1 |
0 |
0,16% |
0,00% |
3400,00% |
– |
|
20º |
GAC AION V |
22 |
21 |
1 |
0 |
0,10% |
0,00% |
2000,00% |
– |
|
21º |
KIA NIRO |
118 |
13 |
15 |
49 |
0,06% |
0,06% |
-13,33% |
-73,47% |
|
22º |
GAC GS4 |
10 |
10 |
0 |
0 |
0,05% |
0,00% |
– |
– |
|
23º |
PEUGEOT 3008 |
5 |
1 |
0 |
7 |
0,00% |
0,00% |
– |
-85,71% |
|
24º |
SUBARU FORESTER |
70 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
– |
– |
|
125029 |
21576 |
23159 |
18354 |
100,00% |
100,00% |
-6,84% |
17,55% |
||

CAOA Chery Tiggo 8 PHEV 2025 – Lançamento no Brasil
Foto de: Falando de Carro
Após três meses consecutivos no topo entre os modelos maiores, o Caoa Chery Tiggo 8 (1.062) caiu para a 3ª colocação com o seu desempenho mais fraco desde fevereiro – ainda assim, o resultado foi 88% superior ao do ano passado. Líder no acumulado, o Toyota SW4 (1.343) reassumiu a posição de honra, com o Jeep Commander (1.194) na sequência. Repetindo o 4º lugar de maio, o GWM Tank 300 (341) recuou mais de 40% nas últimas semanas.
|
SUVs / Crossovers III |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
TOYOTA SW4 |
8308 |
1343 |
1330 |
1453 |
28,94% |
25,90% |
0,98% |
-7,57% |
|
2º |
JEEP COMMANDER |
7219 |
1194 |
1198 |
1587 |
25,73% |
23,33% |
-0,33% |
-24,76% |
|
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
7467 |
1062 |
1483 |
564 |
22,89% |
28,88% |
-28,39% |
88,30% |
|
4º |
GWM TANK 300 |
1218 |
341 |
604 |
0 |
7,35% |
11,76% |
-43,54% |
– |
|
5º |
MITSUBISHI PAJERO |
1148 |
200 |
197 |
249 |
4,31% |
3,84% |
1,52% |
-19,68% |
|
6º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
954 |
185 |
141 |
133 |
3,99% |
2,75% |
31,21% |
39,10% |
|
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
147 |
146 |
0 |
0 |
3,15% |
0,00% |
– |
– |
|
8º |
VW TIGUAN |
817 |
144 |
156 |
236 |
3,10% |
3,04% |
-7,69% |
-38,98% |
|
9º |
HYUNDAI PALISADE |
180 |
13 |
22 |
0 |
0,28% |
0,43% |
-40,91% |
– |
|
10º |
GAC HYPTECH HT |
6 |
6 |
0 |
0 |
0,13% |
0,00% |
– |
– |
|
11º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
91 |
5 |
3 |
6 |
0,11% |
0,06% |
66,67% |
-16,67% |
|
12º |
HYUNDAI SANTA FE |
2 |
1 |
1 |
0 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
– |
|
27557 |
4640 |
5135 |
4228 |
100,00% |
100,00% |
-9,64% |
9,74% |
||

BMW X1 sDrive20i 2025 (Brasil)
Foto de: BMW
Em nova disputa acirrada pela liderança entre os premium de entrada, BMW X1 e Volvo EX30 ficaram separados por apenas 29 unidades (361 x 332). Preferido por 158 consumidores, o BMW X2 assegurou seu 3º pódio seguido. À frente do Audi Q3 (80) – cuja nova geração foi recém-apresentada no exterior -, o Mercedes GLA (112) cresceu pouco mais de 23%.
|
SUVs / Crossovers Premium I |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
BMW X1 |
2412 |
361 |
463 |
555 |
29,74% |
33,55% |
-22,03% |
-34,95% |
|
2º |
VOLVO EX30 |
2035 |
332 |
429 |
666 |
27,35% |
31,09% |
-22,61% |
-50,15% |
|
3º |
BMW X2 |
611 |
158 |
149 |
6 |
13,01% |
10,80% |
6,04% |
2533,33% |
|
4º |
MERCEDES-BENZ GLA |
628 |
112 |
88 |
91 |
9,23% |
6,38% |
27,27% |
23,08% |
|
5º |
AUDI Q3 |
821 |
80 |
106 |
212 |
6,59% |
7,68% |
-24,53% |
-62,26% |
|
6º |
BMW IX1 |
230 |
68 |
56 |
26 |
5,60% |
4,06% |
21,43% |
161,54% |
|
7º |
LAND ROVER EVOQUE |
195 |
35 |
21 |
63 |
2,88% |
1,52% |
66,67% |
-44,44% |
|
8º |
ZEEKR X |
184 |
29 |
36 |
0 |
2,39% |
2,61% |
-19,44% |
– |
|
9º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
116 |
19 |
19 |
38 |
1,57% |
1,38% |
0,00% |
-50,00% |
|
10º |
CHEVROLET EQUINOX EV |
27 |
8 |
2 |
0 |
0,66% |
0,14% |
300,00% |
– |
|
11º |
VOLVO XC40 |
206 |
6 |
7 |
95 |
0,49% |
0,51% |
-14,29% |
-93,68% |
|
12º |
VOLVO C40 |
74 |
3 |
4 |
74 |
0,25% |
0,29% |
-25,00% |
-95,95% |
|
13º |
KIA EV5 |
6 |
2 |
0 |
0 |
0,16% |
0,00% |
– |
– |
|
14º |
LEXUS UX |
6 |
1 |
0 |
17 |
0,08% |
0,00% |
– |
-94,12% |
|
7551 |
1214 |
1380 |
1843 |
100,00% |
100,00% |
-12,03% |
-34,13% |
||

Foto de: Motor1.com
Ausente do topo nos dois meses anteriores, o Volvo XC60 (279) retomou sua tradicional liderança com boa margem em relação ao Mercedes GLC (178), nº 1 em abril e maio. A marca alemã ainda emplacou o GLB (166) no pódio com o seu desempenho mais forte desde setembro (168). Todos os seis primeiros, vale destacar, tiveram desempenhos mais fortes do que há um ano.
|
SUVs / Crossovers Premium II |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VOLVO XC60 |
1328 |
279 |
181 |
244 |
25,39% |
18,51% |
54,14% |
14,34% |
|
2º |
MERCEDES-BENZ GLC |
1029 |
178 |
221 |
34 |
16,20% |
22,60% |
-19,46% |
423,53% |
|
3º |
MERCEDES-BENZ GLB |
582 |
166 |
161 |
28 |
15,10% |
16,46% |
3,11% |
492,86% |
|
4º |
PORSCHE MACAN |
829 |
133 |
117 |
86 |
12,10% |
11,96% |
13,68% |
54,65% |
|
5º |
AUDI Q5 |
708 |
126 |
100 |
119 |
11,46% |
10,22% |
26,00% |
5,88% |
|
6º |
LAND ROVER DEFENDER |
450 |
81 |
48 |
43 |
7,37% |
4,91% |
68,75% |
88,37% |
|
7º |
BMW X4 |
516 |
65 |
66 |
81 |
5,91% |
6,75% |
-1,52% |
-19,75% |
|
8º |
LEXUS NX |
200 |
31 |
27 |
34 |
2,82% |
2,76% |
14,81% |
-8,82% |
|
9º |
BMW X3 |
198 |
14 |
33 |
184 |
1,27% |
3,37% |
-57,58% |
-92,39% |
|
10º |
LAND ROVER VELAR |
68 |
11 |
5 |
26 |
1,00% |
0,51% |
120,00% |
-57,69% |
|
11º |
BYD TAN |
57 |
7 |
16 |
11 |
0,64% |
1,64% |
-56,25% |
-36,36% |
|
12º |
BMW IX3 |
31 |
5 |
3 |
20 |
0,45% |
0,31% |
66,67% |
-75,00% |
|
13º |
JAGUAR F-PACE |
8 |
2 |
0 |
14 |
0,18% |
0,00% |
– |
-85,71% |
|
14º |
FORD MUSTANG MACH E |
3 |
1 |
0 |
3 |
0,09% |
0,00% |
– |
-66,67% |
|
6007 |
1099 |
978 |
927 |
100,00% |
100,00% |
12,37% |
18,55% |
||

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
Foto de: Porsche
Com 187 unidades, o Porsche Cayenne liderou entre os modelos mais sofisticados pelo 2º mês em sequência mesmo com retração superior a 42% no número de emplacamentos do ano passado. Avançando quase 140% no período, o BMW X5 (138) manteve-se confortável em 2º lugar. Líder em abril, o Volvo XC90 (53) foi apenas o 7º, vendendo menos do que a versão elétrica EX90 (61). Sem importação oficial, o Lamborghini Urus teve 6 unidades emplacadas.
|
SUVs / Crossovers Premium III |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUN/25 |
MAI/25 |
JUN/24 |
% JUN 25 |
% MAI 25 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
PORSCHE CAYENNE |
921 |
187 |
189 |
324 |
25,34% |
25,07% |
-1,06% |
-42,28% |
|
2º |
BMW X5 |
615 |
138 |
104 |
58 |
18,70% |
13,79% |
32,69% |
137,93% |
|
3º |
MERCEDES-BENZ GLE |
461 |
75 |
77 |
85 |
10,16% |
10,21% |
-2,60% |
-11,76% |
|
4º |
LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT |
394 |
71 |
90 |
95 |
9,62% |
11,94% |
-21,11% |
-25,26% |
|
5º |
LAND ROVER DISCOVERY** |
574 |
68 |
70 |
44 |
9,21% |
9,28% |
-2,86% |
54,55% |
|
6º |
VOLVO EX90 |
105 |
61 |
25 |
0 |
8,27% |
3,32% |
144,00% |
– |
|
7º |
VOLVO XC90 |
548 |
53 |
95 |
69 |
7,18% |
12,60% |
-44,21% |
-23,19% |
|
8º |
BMW X6 |
239 |
36 |
48 |
87 |
4,88% |
6,37% |
-25,00% |
-58,62% |
|
9º |
BMW X7 |
121 |
14 |
13 |
12 |
1,90% |
1,72% |
7,69% |
16,67% |
|
10º |
AUDI Q7 |
70 |
11 |
8 |
11 |
1,49% |
1,06% |
37,50% |
0,00% |
|
11º |
AUDI Q8 |
104 |
9 |
12 |
24 |
1,22% |
1,59% |
-25,00% |
-62,50% |
|
12º |
LAMBORGHINI URUS |
16 |
6 |
1 |
3 |
0,81% |
0,13% |
500,00% |
100,00% |
|
13º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
96 |
5 |
18 |
31 |
0,68% |
2,39% |
-72,22% |
-83,87% |
|
14º |
BMW IX |
51 |
4 |
4 |
15 |
0,54% |
0,53% |
0,00% |
-73,33% |
|
4315 |
738 |
754 |
858 |
100,00% |
100,00% |
-2,12% |
-13,99% |
||
Observações:
– Resultado do BYD Song* inclui emplacamentos das versões Plus e Pro; e
– Resultado do Land Rover Discovery** incluem emplacamentos da versão Sport.