Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • Mercedes-Benz apresenta a CLA Shooting Brake 2026 com 761 km de autonomia

Mercedes-Benz apresenta a CLA Shooting Brake 2026 com 761 km de autonomia

Que as peruas perderam espaço para os SUVs, não é novidade. Mas ainda há – ainda bem – marcas que acreditam que exista espaço para diferentes tipos de carroceria, respeitando o gosto do freguês. É o caso do nova CLA Shooting Brake, a versão perua mais ”descolada” do elétrico médio da Mercedes-Benz e que acaba de ser apresentada oficialmente no mercado europeu. 

Até a coluna B, o visual é idêntico ao CLA apresentado no início do ano, mantendo o farol com luz unificada na dianteira. Em vez de uma grade tradicional, o modelo traz um painel frontal preto com 142 estrelas da Mercedes-Benz iluminadas. Isso é possível porque, debaixo do capô, não há motor a combustão para exigir refrigeração – sim, trata-se de uma CLA Shooting Brake totalmente elétrica. Entretanto, uma versão híbrida leve com motor a gasolina também está nos planos.

Embora não seja o modelo mais inspirado da marca alemã, ainda continua a ser um carro interessante, tendo charme próprio. Em medidas, a nova perua ficou ainda maior do que sua antecessora: mede 4.723 mm de comprimento, 1.855 mm de largura e 1.469 mm de altura, sendo 35 mm mais longa, 25 mm mais larga e 27 mm mais alta. A distância entre-eixos também cresceu cerca de 61 mm, chegando a 2.790 mm.

A Mercedes-Benz não divulgou o peso, mas é provável que seja superior ao do sedã CLA elétrico de motor duplo, que já marca 2.135 kg. Curiosamente, mesmo maior, a Shooting Brake não é tão prática quando o assunto é porta-malas: são 455 litros com os bancos no lugar (30 litros a menos que antes) ou até 1.290 litros com o encosto bipartido rebatido – ainda assim, 60 litros a menos que o modelo anterior. Como compensação, há um pequeno porta-malas dianteiro de 101 litros.




Foto de: Mercedes-Benz

Para aproveitar o teto estendido, o modelo traz um enorme painel de vidro panorâmico que vai do para-brisa ao spoiler traseiro, com isolamento térmico e revestimento refletor de infravermelho, além de 158 estrelas alusivas à marca iluminadas embutidas no vidro. A transparência pode ser regulada através do sistema multimídia, mudando de opaca para translúcida em até 20 milissegundos.

Por dentro, o modelo segue o conceito minimalista dos Mercedes-Benz atuais. Ou seja, espere por muitas telas – e poucos botões físicos. São 14” para a multimídia, 10,25” para o painel de instrumentos e, como opcional, mais uma tela de 14” para o passageiro dianteiro. Caso o dono dispense a tela extra, o painel frontal ganha estrelas retroiluminadas. Um head-up display também é oferecido.



Freio de tiro Mercedes CLA 2026

Foto de: Mercedes-Benz

As primeiras versões a chegar serão as CLA Shooting Brake 250+ e 300 4Matic, ambas com pacote de baterias de 85 kWh úteis. A 250+ promete até 761 km de autonomia (no padrão WLTP) e a 300 4Matic roda até 730 km. Em carregadores ultrarrápidos de 320 kW, é possível ganhar até 310 km em apenas 10 minutos. A configuração de entrada entrega 268 cv e 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, enquanto a com tração integral eleva isso para 349 cv e 0 a 100 km/h em 5 segundos.




Foto de: Mercedes-Benz

As vendas começarão na Europa em março de 2026, junto de outras versões elétricas e de um híbrido leve com motor 1.5 turbo, transmissão automatizada de dupla embreagem e opções de tração dianteira ou integral. Infelizmente, não há confirmação de lançamento para outros mercados, até pela falta de concorrentes neste segmento. 

Mesmo em sua terra natal, em termos de rivais diretos, a CLA Shooting Brake fica praticamente sozinha: A menor station wagon oferecida pela BMW e pela Audi estão em uma categoria acima, com as Série 3 Touring e A5 Avant.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sprint Race GP de São Paulo de F1: os resultados

O caos se instaurou na corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, com…

GTA jamais sairá dos EUA, diz co-fundador da série

Se você é fã da franquia Grand Theft Auto, provavelmente já sonhou com um jogo…

GPIX era mostra da nova GM no Brasil, mas virou o Agile

Há alguns dias, relembramos a fase em que vivia a General Motors no país com…