O primeiro Range Rover totalmente elétrico foi apresentado durante o Festival de Velocidade de Goodwood 2025, na Inglaterra. O protótipo rodou em um circuito controlado no evento, mantendo o compromisso da marca de lançar um utilitário esportivo movido a bateria sem mudanças estruturais significativas em relação às versões a combustão.
A apresentação aconteceu no circuito montado na propriedade de Goodwood House, no sul da Inglaterra. O local é conhecido por receber lançamentos, protótipos e veículos históricos que percorrem a rampa de 1,86 km, atraindo fabricantes que buscam associar tradição com novas tecnologias.
A plataforma elétrica do Range Rover
Fotos de: Land Rover

O Range Rover elétrico de Goodwood 2025
Fotos de: Land Rover
Antes de Goodwood, o modelo já havia passado por testes de inverno em Arjeplog, no norte da Suécia. De acordo com relato dos nossos colegas do InsideEVs.com, o comportamento combina rodagem silenciosa com tração adaptada para percursos fora de estrada.
O Range Rover Electric utiliza a plataforma MLA-Flex, já adotada por versões híbridas e convencionais. Visualmente, há poucas alterações: sem escapamentos, com medidor de potência no painel e novas telas de gestão de energia. A motorização inclui dois motores síncronos de ímã permanente, um em cada eixo, desenvolvidos pela própria Land Rover.

O Range Rover elétrico em Goodwood 2025
Fotos de: Land Rover
O conjunto entrega potência combinada de aproximadamente 557 cv e torque de 86,7 kgfm. A bateria tem capacidade de 117 kWh, formada por 344 células prismáticas organizadas em duas camadas, com autonomia estimada entre 450 e 480 km no ciclo EPA dos EUA. O carregamento dá suporte para potências de até 350 kW, com tomadas de recarga em ambos os lados do veículo.

O Range Rover elétrico em Goodwood 2025
Fotos de: Land Rover

O Range Rover elétrico e sua plataforma
Fotos de: Land Rover
Novo sistema de tração inteligente
A tração nas quatro rodas será gerenciada por um sistema proprietário de controle de torque chamado ITM (Intelligent Traction Management), capaz de controlar o torque significativamente mais rápido do que qualquer sistema térmico: 50 milissegundos contra 500. Transferência ultrarrápida que também permite o gerenciamento da tração em cada roda individual e funções de vetorização de torque, com a capacidade de alternar perfeitamente de duas para quatro rodas motrizes, dependendo da situação.
Também foi feito um grande trabalho na parte da suspensão para compensar o comportamento típico dos carros elétricos, como a inclinação acentuada durante a aceleração. Assim, o Range Rover Electric adota suspensão pneumática de válvula dupla e geometrias derivadas dos modelos SV (os mais esportivos), com configurações específicas para reduzir os movimentos da carroceria e aumentar o conforto.

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Fonte: Land Rover
A Land Rover afirma ainda que, no uso off-road, as vantagens do elétrico (como o torque imediato) são exploradas para melhorar a precisão em passagens mais lentas e técnicas, graças também à presença de um sistema de direção adaptativo de “um pedal”, que muda a resposta de acordo com o modo de condução selecionado.
As inovações técnicas incluem ainda uma bomba de calor, também desenvolvida internamente, com mais de 300 modos de operação, capaz de recuperar calor mesmo a -15 °C e reduzir o consumo de energia para aquecimento em até 40%.

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Fonte: Land Rover
Inconfundivelmente Range Rover
Em termos de estilo, o Range Rover elétrico será praticamente indistinguível do restante da linha. Não há diferenças no exterior ou no interior, exceto a ausência de escapamentos. A plataforma mantém a opção de entre-eixos curto ou longo, com geometria de suspensão, ângulos de ataque e altura livre do solo alinhados aos modelos a combustão lançados em 2022.
A estreia do Range Rover elétrico no Goodwood Festival of Speed 2025 coincidiu com o anúncio de uma data para chegada às concessionárias. Segundo a marca, mais de 62 mil clientes já estão na lista de espera. A pré-venda está prevista para o final de 2025, com preços próximos aos das versões V8.