Um dos principais lançamentos do ano no segmento de SUVs compactos, o Toyota Yaris Cross está cada vez mais próximo de chegar às concessionárias. No Brasil, o modelo será lançado em outubro, enquanto na Argentina as vendas começam em 27 de novembro, indicando que a estreia comercial nos dois países ocorrerá praticamente ao mesmo tempo.
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (17/07) por Gustavo Salinas, presidente da Toyota Argentina, durante uma coletiva de imprensa que apresentou o balanço do primeiro semestre de 2025 na região. Na ocasião, a montadora também adiantou outros planos para novos produtos, mas destacou que o segundo semestre será totalmente dedicado à chegada do Yaris Cross. Outros lançamentos ficaram para “breve”.
35
Fonte: Motor1.com
No Brasil em outubro
Já no mercado brasileiro, o SUV chegará um pouco antes, em outubro. A confirmação veio da própria Toyota, que também já adiantou que o Yaris Cross fará parte do plano Toyota 10, que amplia a cobertura de fábrica para até 10 anos sem custo adicional, desde que o cronograma de revisões seja seguido na rede autorizada.
O lançamento comercial na Argentina coincide com a semana em que será realizado o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que volta a ser realizado no Pavilhão do Anhembi entre os dias 22 e 30 de novembro, indicando que o SUV deverá ser a grande atração da japonesa no evento.

5
Fonte: Instagram
SUV terá versão híbrida
Revelado originalmente na Ásia em maio de 2023, o SUV compacto tem 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e entre-eixos de 2.620 mm. Ele utiliza a plataforma DNGA, uma derivação da TNGA (usada no Corolla), voltada a modelos mais acessíveis desenvolvidos pela Daihatsu.
No mercado internacional, o Yaris Cross é oferecido com motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm de torque nas versões de entrada, além de uma opção híbrida que combina um motor a combustão de 80 cv com um elétrico de 90 cv.

Produzido em Sorocaba (SP), o modelo será posicionado abaixo do Corolla Cross e contará ao menos com uma opção híbrida flex. O projeto é fruto de um investimento de R$ 1,63 bilhão nas unidades de Sorocaba e Porto Feliz (SP), esta última responsável pela fabricação dos motores nacionais.
No Brasil, o Yaris Cross substituirá os modelos Yaris Hatchback e Sedã, que tiveram produção encerrada no fim de 2024 e continuam sendo vendidos apenas com estoques remanescentes. Na Argentina, o hatch continuará disponível por mais tempo, seguindo estratégia semelhante à usada com o Etios, que foi vendido no país vizinho quase quatro anos após sair do mercado brasileiro.