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Toyota testa picape média híbrida na Argentina e não é a Hilux

O presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, confirmou hoje (17/7) em uma coletiva de imprensa que a marca está testando uma picape Tacoma Hybrid no país vizinho. Salinas explicou que esse teste faz parte dos desenvolvimentos que a marca está realizando globalmente e que a Argentina é um “laboratório de testes” para suas novas tecnologias.

A presença de uma Tacoma camuflada na Argentina começou a ser flagrada em 27 de junho, com fotos e vídeos dessa unidade em diferentes estradas de Neuquén, Córdoba e Buenos Aires. A Tacoma é a picape média que a Toyota vende na América do Norte. Ela é maior e mais potente que a Hilux, que não está disponível em mercados como os Estados Unidos ou o Canadá. Nesses dois países, o segmento é ocupado pela Tacoma, que é a mais vendida nesse mercado no segmento de médio porte, onde compete com a Ford Ranger e a Chevrolet Colorado

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta manhã na sede administrativa da Toyota Argentina, Salines respondeu sobre a possibilidade de haver uma Tacoma híbrida na América do Sul. Segundo o executivo, “não, atualmente não temos planos de comercializar o Tacoma na Argentina. Mas, obviamente, um dia gostaríamos de ter uma linha completa de picapes. Em um determinado momento, chegamos a falar em trazer a Tundra para a Argentina, mas hoje não há planos de comercializá-la no país”.

SUV da Tacoma, 4Runner foi registrado no Brasil

Nesta semana, a Toyota registrou no Brasil o 4Runner, SUV derivado da Tacoma. Se aqui temos Hilux e SW4, a América do Norte trabalha com primeira dupla. O mais interessante é que os burburinhos de modelos híbridos da Toyota chegam em um momento em que o Governo Federal anunciou novas regras de cobrança do IPI, que penalizarão veículos como os movidos a diesel e sem eletrificação, exatamente o caso de Hilux e 4Runner.

A motorização do SUV da Toyota é o I-Force Max, que combina propulsor 2.4 turbo a gasolina com motor elétrico de 48 cv para entregar potência combinada de 330 cv e 64,3 kgfm de torque. Em variante convencional, sem motor elétrico auxiliar, o conjunto entrega 282 cv e 43,8 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas, substituindo a antiga caixa de apenas 5 posições usada até então. O velho motor 4.0 V6 a gasolina, que acompanhava o 4Runner há décadas, também foi aposentado.

Para comparação, o Ford Everest vendido na Argentina é equipado com um motor 2.3 turbo a gasolina entregando que desenvolve 300 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, conjunto acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4 com caixa de redução divorciada.

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