Já não é de hoje que o mercado chinês desempenha um grande papel no setor automotivo global. Qualquer mudança nesse mercado tem um impacto imediato no resto do mundo automotivo. E muito disso vem pela sua liderança no desenvolvimento de produtos eletrificados, além de avanços em tecnologia como ADAS, IA e direção autônoma.
Mas mesmo com o mercado avançando tão rápido, também vemos como certos tipos de carroceria estão sobrevivendo de acordo a preferência do consumidor local, que viu sua indústria se desenvolver há pouco mais de 40 anos com modelos como o VW Santana e modelos da Buick. É um tipo de carroceria que foi ofuscado pela ascensão dos SUVs e, sem a China, já teriam desaparecido das ruas.
1984 – Brasileiros, chineses e alemães posam com o primeiro Santana fabricado em Xangai
Metade das vendas globais
Dados de 2024 apontam que a China (incluindo Hong Kong e Taiwan) respondeu por mais da metade das vendas globais de sedãs, com 7,89 milhões de unidades comercializadas – alta de 1% em relação a 2023. Mesmo com crescimento tímido, os três-volumes continuam sendo vistos como símbolo de status no país, o que justifica o empenho das marcas locais em manter uma gama robusta desse tipo de carro.
Enquanto fabricantes europeus e norte-americanos reduzem ou até encerram sua oferta de sedãs, os chineses seguem investindo neles. Em uma sociedade onde a imagem tem enorme peso, os sedãs continuam sendo sinônimo de prestígio.

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Na sequência do ranking, aparecem EUA e Canadá com 2,63 milhões de unidades (+1%). Já a Europa ocupa apenas a quinta posição, atrás do Oriente Médio (1,15 milhão) e da América Latina (921 mil), refletindo a preferência dos europeus por hatchbacks, peruas e, claro, SUVs.
Países | Participação de mercado |
Uzbequistão | 60% |
Argélia | 48% |
Egito | 47% |
Arábia Saudita | 46% |
Irã | 46% |
Azerbaijão | 41% |
Malásia | 36% |
Bahrein | 33% |
China | 33% |
Tajiquistão |
33% |

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
A Toyota continua na liderança
Entre os fabricantes, a Toyota mantém a liderança no segmento com quase 2 milhões de sedãs vendidos em 2024. Os modelos Corolla e Camry continuam muito populares, mas o crescimento dos SUVs da Toyota afetou negativamente as vendas de sedãs, que caíram 7%. O Grupo Volkswagen também registrou uma queda de 4%, parando em 1,82 milhão de unidades.

Foto de: Toyota
Em contrapartida, as marcas chinesas apresentaram sinais muito positivos: A BYD ficou em terceiro lugar com 1,51 milhão de sedãs vendidos (+78%), a Geely ficou em sétimo com 919.000 unidades (+36%), enquanto a Changan e a Chery aumentaram os volumes em 19% (312.000 unidades) e 60% (298.000 unidades), respectivamente.
Marcas de sedãs mais vendidas em 2024 |
Unidades vendidas em 2024 |
Toyota | 1.75 m |
BYD | 1.51 m |
Volkswagen | 1.33 m |
Nissan | 974.000 |
Honda | 938.000 |
Hyundai | 862.000 |
Mercedes | 691.000 |
BMW | 587.000 |
Tesla | 560.000 |
Geely | 528.000 |
Chevrolet | 514.000 |
Kia | 474.000 |
Audi | 461.000 |
IKCO | 295.000 |
Hongqi | 251.000 |
Lexus | 247.000 |
Changan | 236.000 |
Suzuki | 223.000 |
Chery | 213.000 |
Saipa | 174.000 |
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.