Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Porsche Macan chega a 1 milhão de unidades produzidas

Porsche Macan chega a 1 milhão de unidades produzidas

A Porsche atingiu um marco histórico com seu SUV de entrada: o milionésimo exemplar do Macan foi produzido na última semana, um Macan 4 Electric na cor Frozen Blue Metallic, entregue a um cliente na Alemanha.

O feito impressiona não apenas pelo número, mas pela velocidade: foram necessários apenas 12 anos para que o modelo alcançasse essa marca – o que contrasta com os 54 anos que o lendário 911 precisou para atingir o mesmo patamar. O Cayenne, por sua vez, demorou 18 anos.

Desde sua estreia, em 2013, o Macan foi um sucesso absoluto. Produzido na fábrica de Leipzig, rapidamente se tornou o modelo mais vendido da Porsche, sendo ocasionalmente superado apenas pelo Cayenne.

Apesar da resistência inicial de puristas, que viam com ressalvas a presença de SUVs em uma marca historicamente esportiva, o Macan provou ser uma peça vital para a sustentabilidade financeira da empresa. Suas margens de lucro garantiram fôlego para que a fabricante de Stuttgart pudesse continuar investindo em carros entusiastas como o 911 GT3, o Cayman GT4 RS e outros ícones.

Macan a combustão dará adeus em breve

Mesmo com tamanho sucesso, a trajetória do Macan – pelo menos com motor a combustão – já tem data para terminar. Após deixar o mercado europeu em função de novas normas de segurança cibernética, há algum tempo, a Porsche confirmou que encerrará a produção global do modelo a gasolina em 2026. E, diferente do que se especulava, o Macan não voltará a contar com uma nova geração a combustão.



Porsche Macan 2022 (Brasil)

Porsche Macan MK1 precisou dar adeus na Europa por segurança cibernética

“Quando o Macan com motor a combustão sair de linha, ele deixará o mercado definitivamente”, cravou a marca em comunicado oficial.

A decisão surpreende, sobretudo após declarações recentes do CFO da Porsche, Lutz Meschke. Em novembro passado, o executivo admitiu que a marca avaliava equipar veículos originalmente elétricos com motores híbridos ou mesmo a combustão, como forma de adaptação à demanda e às exigências dos mercados.

“Estamos no meio da tomada de decisões conceituais. O que está claro é que vamos continuar com o motor a combustão por muito mais tempo”, afirmou à época.

A expectativa por uma nova geração térmica parecia ainda mais plausível quando, pouco mais de um mês atrás, a Porsche anunciou investimentos adicionais significativos no desenvolvimento de motores a gasolina e conjuntos híbridos. Agora, porém, entende-se que parte desse orçamento será direcionada a um novo projeto: um SUV inédito, independente do Macan, que poderá usar motorizações convencionais e híbridas.

Esse novo SUV, caso receba luz verde do conselho do Grupo Volkswagen, deve chegar apenas no fim da década. A Porsche menciona que ele terá um design totalmente novo, mas seguirá “o perfil característico da marca”. Também sinalizou que o modelo poderá “se beneficiar de sinergias” com outras marcas do grupo, o que indica possível compartilhamento de plataformas e tecnologias para reduzir custos de desenvolvimento.

No futuro, só elétrico 

Enquanto isso, o Macan Electric – já em produção desde 2023 – começa a assumir o protagonismo. Ele responde hoje por cerca de 60% das vendas globais da linha, embora esse número seja, em parte, reflexo da ausência do modelo térmico na União Europeia. Ainda assim, simboliza a nova fase da Porsche: mais limpa, mais tecnológica, mas não menos estratégica.

A marca de Stuttgart continua sendo uma das mais reconhecidas do mundo, mas seu porte é modesto em comparação às grandes montadoras globais. No ano passado, por exemplo, a Toyota vendeu mais de 10 milhões de carros, o que é cerca de dez vezes o que a Porsche levou uma década para produzir com o Macan. Ainda assim, o SUV se torna apenas o terceiro modelo da história da marca a ultrapassar o marco de 1 milhão de unidades, ao lado do Cayenne e do 911.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Recém-lançado, Fiat Fastback Hybrid 2026 tem desconto de até R$ 32 mil

A reestilização de meia vida do Fiat Fastback mal chegou às lojas e já aparece…

o que esperar deste embate nos próximos meses

Honda e Toyota não escondem que seguem os passos uma da outra em diversos mercados,…

BEXP inaugura loja Porsche Approved com esportivos seminovos

Que tal comprar um Porsche seminovo e ter a mesma experiência de compra de um…