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Tarifaço de Trump leva Volvo a produzir XC60 nos EUA

A Volvo anunciou que passará a produzir o XC60 em sua fábrica de Ridgeville, nos arredores de Charleston, na Carolina do Sul, a partir do fim de 2026. O modelo será montado nas versões híbrida leve e híbrida plug-in, reforçando o compromisso da marca com o mercado norte-americano e com a estratégia de nacionalizar produtos em meio a um cenário de tensão comercial.

Segundo revelou a Automotive News, a decisão foi motivada pelo aumento das tarifas de importação de até 30% aplicadas pelo governo dos Estados Unidos sob a atual gestão de Donald Trump. O chamado “tarifaço” tem afetado diretamente a rentabilidade das montadoras estrangeiras. Com a mudança, a Volvo busca contornar esses custos, ampliar a competitividade do XC60 e aumentar a produtividade da planta de Ridgeville, que operou com apenas 13% da capacidade em 2024.

Nos Estados Unidos, o XC60 representa mais de um terço das vendas da marca e é atualmente o quarto híbrido de luxo mais vendido do país. O modelo também é o mais popular da história da Volvo: lançado em 2008 no Salão de Genebra, o SUV médio já acumula mais de 2,7 milhões de unidades comercializadas globalmente.

SUV é o Volvo mais vendido da história 

A primeira geração foi produzida na Bélgica sobre a plataforma P3 da Volvo e compartilhava tecnologias com o Land Rover Freelander, fruto da parceria entre as marcas quando ambas pertenciam à Ford. O XC60 estreou no Brasil em 2009, com motor 3.0 turbo de seis cilindros, tração integral e o então inédito sistema de frenagem autônoma City Safety, capaz de parar o carro sozinho a até 30 km/h.

Desde 2017, o modelo está em sua segunda geração, desenvolvida sobre a plataforma modular SPA e fabricada também na Suécia e na China. Com a nacionalização da produção nos EUA, a Volvo reforça sua presença industrial no país e aposta em um de seus maiores ícones para enfrentar as turbulências do comércio global.



Volvo XC60 2026

Foto de: Volvo

No Brasil, linha 2026 chegou renovada

Já por aqui, o modelo recebeu leves modificações no visual, acompanhando as feitas em fevereiro no mercado europeu. Começando pelo visual externo, o Volvo XC60 recebeu uma nova grade oblíqua e polida com o sempre presente logotipo da empresa no centro. Também mudou o para-choque dianteiro, agora com um novo design mais nítido e aerodinâmico e muito mais angular na parte inferior, combinado com novas luzes traseiras mais escuras.

As maiores novidades do Volvo XC60 para 2026, no entanto, estão quase todas concentradas no interior. Na cabine, de fato, vem o sistema de multimídia atualizado do Google Automotive, emprestado de XC90 e EX90 e baseado desta vez na nova plataforma Snapdragon Cockpit de última geração desenvolvida pela Qualcomm Technologies,



Volvo XC60 T8 2026

Foto de: Motor1.com

Junto com isso, vem uma tela central multimídia com tela maior, de 11,2″, projetada para aprimorar a experiência no veículo com uma densidade de pixels 21% maior e, portanto, mais clareza. O carregador sem fio também foi revisado e o SUV ganhou novos porta-copos.

Sob o capô está um propulsor 2.0 turbo a gasolina aliado a um motor elétrico no eixo traseiro. A potência combinada desse conjunto é de 462 cv, enquanto o torque vai a 72,3 kgfm. Para alimentar o sistema elétrico, é utilizado um conjunto de baterias com 18,8 kWh de capacidade. O câmbio é automático de 8 marchas e a tração é integral.

O Volvo XC60 é vendido atualmente em quatro configurações, partindo de R$ 459.950 na T8 Plus e chegando aos R$ 539.850 na T8 Polestar.

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