Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • BYD substituirá Volvo em parceria com a Inter de Milão

BYD substituirá Volvo em parceria com a Inter de Milão

A Inter de Milão anunciou hoje (21/07) o fim de sua parceria com a sueca Volvo para fechar um novo contrato global com a BYD, montadora chinesa de veículos elétricos e híbridos. O acordo, válido até 2028, prevê o fornecimento de cerca de 70 carros eletrificados ao elenco, comissão técnica e diretoria, além de ativações comerciais e programas voltados a torcedores.

Mais do que uma ação de marketing esportivo, a movimentação faz parte da ofensiva da BYD para ganhar espaço no mercado europeu. Em abril deste ano, a empresa superou a Tesla em vendas de carros elétricos no continente pela primeira vez, segundo a consultoria JATO Dynamics.



Inter de Milão substitui Volvo e fecha parceria com BYD

Foto de: Chevrolet

Foram 7.231 unidades vendidas no mês, um salto de 169% em relação ao mesmo período de 2024. A marca também lançou o Dolphin Surf, versão alongada do Seagull (Dolphin Mini no Brasil), e prepara fábricas na Hungria e na Turquia para contornar possíveis tarifas da União Europeia.

O futebol, nesse contexto, serve como ferramenta para tentar ganhar os corações dos europeus, especialmente útil em meio ao aumento da resistência europeia à penetração de produtos chineses. Associar a marca à Inter de Milão, clube com apelo global e forte presença na Ásia, ajuda a BYD a conquistar reconhecimento fora do nicho automotivo.

Como é o Sealion 7, novo carro oficial do Inter?

Lançado no fim de 2024, o Sealion 7 é um SUV elétrico com visual cupê, tendo comprimento total de 4,83 metros e capacidade de carregamento rápido de até 230 kW. Desenvolvido no BYD Design Center em Shenzhen, China, sob a direção do designer Wolfgang Egger, o Sealion 7 adota a linguagem de design da série “Ocean”. Essa série também é responsável pelo visual dos modelos Dolphin e Seal, que compartilham elementos estéticos com o Sealion 7.

No design frontal, o modelo apresenta um formato em “X”, os faróis Dual U LED, integrados ao desenho, e as curvas suaves da carroceria remetem ao movimento das ondas, reforçando o conceito oceânico.



BYD Sealion 7 (2024) colocado à prova

Foto de: BYD

Nas laterais, as maçanetas das portas são embutidas e se retraem quando o veículo está em movimento. Já na traseira, há uma faixa luminosa que percorre toda a largura do veículo, representando a evolução das luzes de freio em formato de lágrima, também característica da série Ocean.

Baseado na plataforma e-Platform 3.0, projetada especificamente para veículos elétricos, o BYD Sealion 7 utiliza a tecnologia de baterias Blade, desenvolvida internamente pela BYD. Essas baterias são feitas com fosfato de ferro-lítio (LFP) e não contêm cobalto. A bateria é integrada diretamente na estrutura do veículo por meio da tecnologia Cell-to-Body (CTB), que contribui para maior rigidez estrutural e eficiência energética.



BYD Sealion 7 (2024) colocado à prova

Foto de: BYD

A versão mais potente do Sealion 7 vem equipada com dois motores elétricos e tração integral, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A velocidade máxima do modelo é de 215 km/h. O sistema de tração iTAC (Intelligent Torque Adaption Control) distribui automaticamente o torque entre as quatro rodas, ajustando-o conforme necessário para maximizar a estabilidade e o desempenho. 

Parceria com BYD não foi a 1ª com chineses

Não é a primeira vez que o time italiano atrai investimentos chineses. Em 2016, o conglomerado Suning adquiriu 70% da Inter. Sob a gestão de Steven Zhang, filho do fundador Zhang Jindong, o clube voltou ao protagonismo. Venceu a Série A em 2020–21, 2023–24 e foi vice-campeão na temporada mais recente, 2024–25, quando ficou atrás do Napoli.

Apesar dos resultados, a situação financeira da Suning se deteriorou após a pandemia. Em 2021, o grupo recorreu a um empréstimo de 275 milhões de euros com o fundo estadunidense Oaktree. O valor subiu para 395 milhões de euros até maio de 2025, quando o não pagamento resultou na perda do controle da Inter para o investidor dos EUA.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sprint Race GP de São Paulo de F1: os resultados

O caos se instaurou na corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, com…

GTA jamais sairá dos EUA, diz co-fundador da série

Se você é fã da franquia Grand Theft Auto, provavelmente já sonhou com um jogo…

GPIX era mostra da nova GM no Brasil, mas virou o Agile

Há alguns dias, relembramos a fase em que vivia a General Motors no país com…