Inaugurado em abril de 2014, o complexo industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, acaba de alcançar a marca histórica de 700 mil veículos produzidos. O responsável pelo feito foi uma unidade da nova geração do SUV compacto Kicks, na configuração Sense, e pintado na tonalidade Branco Diamond,
A planta já fabricou diversos modelos da marca no Brasil, como March, o sedã Versa de primeira geração e a primeira geração do próprio Kicks, lançado em 2017. Este último é o carro mais vendido da história da Nissan no país, com 419 mil unidades produzidas. A fábrica também montou, por um curto período, o sedã V-Drive, antigo Versa rebatizado, entre agosto e setembro de 2020, enquanto conviveu com a nova geração do sedã, esta importada do México.
5
Fonte: Motor1 Brasil
Novo Kicks chegou em junho
Com o novo Kicks 2026 sendo apresentado em junho, Resende inaugurou uma nova fase. O SUV estreia a plataforma CMF-B High Spec, a mesma do Nissan Juke europeu e de modelos da Renault, e passa a enfrentar não só Creta, HR-V e T-Cross, mas também modelos de categoria superior como Compass e Corolla Cross.
A linha atual inclui as versões Sense, Advance, Exclusive e Platinum, com preços a partir de R$ 164.990. O conjunto mecânico traz motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com até 125 cv e 22,4 kgfm, aliado a um câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) de seis marchas. A versão de entrada Sense já responde por mais de 6 mil unidades produzidas desde junho.

24
Fonte: Nissan
A cor branca, aliás, lidera o ranking da fábrica, com mais de 219 mil veículos produzidos, ou 31,3% do total. Atualmente, Resende emprega 2.500 colaboradores diretos da Nissan, número que ultrapassa 3.200 considerando fornecedores e serviços internos. A planta opera em dois turnos e é uma das mais completas do país, com estamparia, pintura, montagem, injeção plástica e pista de testes no mesmo local.

Foto de: Placa Verde
Nissan Kait vem aí
Além das duas gerações do Kicks, a Nissan prepara um terceiro SUV nacional inédito. Como revelado anteriormente por Motor1.com Brasil, o modelo terá o batismo de Kait, já tendo sido flagrado em testes. Ele deverá ocupar o espaço entre o Kicks Play e o novo Kicks 2026. A proposta é de um SUV com porte mais próximo do Kicks anterior, mas com visual alinhado à nova identidade da marca.
Por meio do protótipo flagrado nas ruas pelos nossos colegas do @placaverde já é possível notar lanternas traseiras com ângulos mais retos e a silhueta característica da Nissan. A frente ainda não foi revelada. O SUV utilizará o mesmo motor 1.0 turbo do novo Kicks e será exclusivo para mercados da América Latina.
Segundo Guy Rodriguez, presidente da Nissan América Latina, o Kait é “um modelo inédito, ainda não apresentado em nenhum lugar do mundo”. A declaração afasta rumores sobre uma possível adaptação do Nissan Magnite, vendido em países como Índia e Indonésia. Também confirma que o X-Trail (Pathfinder) está fora dos planos de nacionalização neste momento. O lançamento do Kait está previsto para 2026.