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Honda lança moto elétrica de menos de R$ 26 mil e não é nem sua primeira

Em janeiro, a Yamaha lançou a Neo´s, sua primeira moto elétrica no Brasil. No entanto, com 3,3 cv de potência, 71 km de autonomia e uma velocidade máxima de 45 km/h, tem uma proposta difícil custando R$ 33.990 sem frete e se enquadrando como cicloelétrico (ciclomotor elétrico). Mas a Neo´s é só a ponta do iceberg do mundo de motos elétricas ao redor do mundo.

A Honda revelou na Europa a CUV e:, uma scooter alimentada por baterias com bem mais capacidade e, pelo menos no Velho Continente, tem um preço até menor: 4.500 euros em Portugal, ou cerca de R$ 26 mil na conversão direta. É um valor similar ao da Honda ADV 160, venda no Brasil por R$ 24.534 (sem frete). E quando falamos de mais capacidade, é uma diferença grande em relação à Neo’s oferecida no Brasil pela Yamaha.

A Honda CUV e: conta com duas baterias, cada uma com 1,3 kWh de capacidade. A autonomia declarada na Europa é de 72 km, não muito maior que a da Neo’s. A diferença aparece na performance. São 6 kW (8 cv) e 2,2 kgfm de torque, números que são praticamente o dobro do modelo da Yamaha vendido no Brasil. A velocidade máxima declarada é de 83 km/h e a moto conta com 3 modos de condução e marcha ré.

Classificada como scooter, a Honda CUV e: tem rodas de 12″, freio a disco dianteiro e freio a tambor na traseira. A suspensão, respectivamente, é telescópica com 90 mm de curso e monoamortecida com 75 mm de curso. Os pneus têm medidas 100/90-12 na frente e 110-90-12 atrás.



Honda lança CUV e:, nova scooter elétrica na Europa

Honda lança CUV e:, nova scooter elétrica na Europa

Foto de: Honda

Entre os principais itens de série, a Honda CUV e: revelada para o mercado europeu traz chave presencial, tomada USB-C, iluminação completa por lâmpadas de LED e painel de instrumentos digital. A tela tem 5″, mas a versão mais cara (RoadSync Duo) tem uma tela de 7″ com conectividade via Bluetooth e um aplicativo dedicado da Honda por 500 euros a mais.



O Veículo Urbano Limpo (CUV ES), lançado em 1994, foi a prova de que a Honda já estava se preocupando com a sustentabilidade décadas antes de ela se tornar popular.

O Veículo Urbano Limpo (CUV ES), lançado em 1994, foi a prova de que a Honda já estava se preocupando com a sustentabilidade décadas antes de ela se tornar popular.

Foto de: Honda

História de 31 anos

Recém-lançada no Reino Unido e na Europa, a CUV e: pode parecer uma scooter moderna e elegante – e é mesmo -, mas também é um pouco uma peça de legado. Em 1994, a Honda lançou seu primeiro veículo elétrico de duas rodas no Japão com o mesmo nome: Clean Urban Vehicle (CUV). Agora, 30 anos mais tarde, o nome foi renovado para uma nova geração que está enfrentando desafios muito diferentes, como cidades congestionadas e mudanças climáticas.

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