Conforme antecipamos há alguns dias por meio de um flagra de nossos colegas do Motor1.com Argentina, o VW Tera começará a trilhar sua carreira internacional em breve. Os primeiros lotes estão sendo enviados para 12 países: Argentina, México, Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Aruba, Curaçao, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Honduras. Os embarques são realizados a partir do Porto de Santos (SP) e por rotas terrestres.
Além desses mercados, a marca confirmou que, ao longo de 2025, o modelo também será exportado para Bolívia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e St. Maarten. A ofensiva faz parte do plano da Volkswagen para lançar 21 novos produtos na região até 2028 e expandir sua presença internacional. No primeiro semestre deste ano, as exportações da montadora cresceram 54,2% em relação ao mesmo período de 2024, com 55.331 unidades embarcadas — sendo Argentina, México, Colômbia e Chile os principais destinos.
4
Fonte: Volkswagen
Ainda não se sabe, entretanto, como será a configuração do SUV para outros mercados. O VW Nivus, que também foi desenhado e produzido inicialmente para o mercado brasileiro, ganhou vida na Europa algum tempo depois de seu lançamento com novo batismo: Taigo. Além do nome, o modelo europeu traz pequenas mudanças de conjunto motriz e de equipamentos quando comparado ao Nivus nacional.

5
Fonte: Volkswagen
Na África do Sul, SUV ganhará outro nome
Para o futuro de médio prazo, já se sabe que o Tera será vendido também na África do Sul, onde deverá ganhar um novo nome. Segundo o portal sul africano Carmag, a marca investiu cerca de 4 bilhões de rands, valor próximo dos R$ 1,26 bilhão em cotação atual, para produzir o modelo localmente até o ano de 2027. A ideia é que, por lá, o Tera – ou qualquer que seja o nome que o modelo adote – tenha o mesmo posicionamento que a versão brasileira, ou seja, acima do hatchback Polo e abaixo do SUV cupê Nivus
Com o novo nome, a ideia da Volkswagen é que o modelo tenha mais identidade na região, dando inclusive quatro opções diferentes para que os consumidores escolham via votação online: Tengo, Tavi, Tiva e Tion. Cada nome foi escolhido por seu significado cultural ou linguístico.

3
Fonte: Volkswagen
Por aqui, vendas ainda engatinham
Sempre observantes, os leitores do Motor1.com Brasil apontaram algo estranho no ranking dos carros mais vendidos de junho. O Volkswagen Tera 2026 foi realmente um destaque, aparecendo como o 29º veículo mais emplacado do Brasil no primeiro mês de comercialização. Mas, com 2.555 unidades licenciadas, o que aconteceu com os 12.000 pedidos em 50 minutos alardeados pela marca no início de junho?
Se foram 12 mil reservas, fora as vendas no restante do mês passado, onde estão as mais de 10 mil vendas faltantes? Tínhamos uma suspeita e ela foi confirmada pela Volkswagen: a fábrica de Taubaté (SP) ainda não deu conta de atender a todos os pedidos já feitos.

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Na indústria, há o termo ramp up, que se refere ao tempo que a linha de montagem precisa entre as primeiras unidades entregues e a chegada ao volume de produção esperado. Em linhas gerais, é isso que está acontecendo com o VW Tera 2026. Então, de forma natural, a fábrica de Taubaté segue aumentando paulatinamente as entregas do SUV. No entanto, levará um tempo até vermos todas as unidades já reservadas nas ruas.