Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • IPI Verde? Buscas por carros 1.0 dispararam em 2025

IPI Verde? Buscas por carros 1.0 dispararam em 2025

Na esteira do Programa Carro Sustentável e do IPI Verde, que vão incentivar com redução de impostos os carros mais eficientes e baratos, um levantamento divulgado pela Webmotors, apontou que o público já estava demonstrando mais interesse na categoria dos carros de entrada, que englobam geralmente aqueles equipados com motores 1.0.

A busca por carros 0km com motor 1.0 registrou forte alta no primeiro semestre de 2025. Os dados foram baseados nas buscas feitas na plataforma da Webmotors por veículos anunciados lá. Entre janeiro e junho, os veículos dessa categoria receberam 31% mais visitas, liderando o crescimento entre todas as motorizações — à frente dos modelos 1.8 (+10,4%) e 2.0 (+8,5%).

Por outro lado, ao considerar apenas o volume total de buscas por carros 0km, os modelos 2.0 foram os mais acessados, com 23% de participação. Em seguida, aparecem os veículos 1.0 (17%) e 1.5 (12%).

“O mercado de 0KM 1.0L vem crescendo de forma consistente não apenas pelo custo-benefício, mas também como reflexo dos investimentos das montadoras em novos modelos com essa motorização. Além disso, os incentivos e campanhas promocionais – como bônus, taxas reduzidas e pacotes de entrada facilitados – tornam esse mercado ainda mais competitivo”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

No segmento de usados, os veículos com motor 1.3 foram os que mais cresceram em visitas no primeiro semestre, com alta de 20% com relação ao mesmo período de 2024. Na sequência, cresceram os modelos 1.5 (+10%) e 1.0 (+6,4%). Quando considerada a participação de mercado em visitas por modelos usados, as versões 2.0 também lideram, com 22% do total. Na sequência, estão 1.6 (14%) e 1.0 (12%).

Tendência de alta?

Segundo Jurcevic, “a tendência é de consolidação, especialmente com os novos incentivos anunciados recentemente pelo Governo Federal para alguns modelos dessa categoria”. O executivo está falando sobre o anúncio do Programa Carro Sustentável e o IPI Verde, anunciado pelo Governo Federal no último dia 10 de julho e que devem entrar em efeito nos próximos meses.

Na data, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que regulamenta as novas regras de tributação do setor automotivo previstas no programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação). A principal mudança é a criação da categoria Carro Sustentável, cujos modelos terão alíquota de IPI zerada, desde que atendam a critérios ambientais, técnicos e produtivos estabelecidos pelo governo.

Segundo o decreto, para que um veículo seja considerado sustentável e receba o benefício da alíquota zero de IPI, ele deverá cumprir quatro requisitos: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro; utilizar ao menos 80% de materiais recicláveis ou reutilizáveis; realizar etapas essenciais de produção no Brasil, como estampagem, soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem; e se enquadrar em uma das seguintes categorias: subcompacto, compacto, utilitário esportivo compacto ou picape compacta. 

Para os veículos que não se enquadram ou que as respectivas montadoras não os cadastraram junto ao governo, entra o IPI Verde. O decreto estabelece um novo modelo de cálculo para o IPI, que entrará em vigor em 90 dias. A tabela parte de alíquotas base de 6,3% para carros de passeio e 3,9% para comerciais leves. Esses valores poderão ser ajustados para mais ou para menos, com base em cinco critérios: fonte de energia e tecnologia de propulsão, eficiência energética, potência do motor, nível de segurança e reciclabilidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Nissan Kicks 2026 já é vendido com preço menor e taxa zero

Novidades sempre levam compradores para as concessionárias, mas boas promoções ajudam a fechar negócios. Com…

Nova Dakota? Ram terá duas picapes médias; veja o que sabemos

Não é de hoje que a RAM sonha em voltar ao segmento de picapes médias.…

Toyota Yaris Cross não será vendido para locadoras e chega em outubro

Um dos principais lançamentos do ano no segmento de SUVs compactos, o Toyota Yaris Cross…