Até agora vista apenas em ângulos parciais e bem fechados, ainda não era possível ver por fotos quão grande seria o porte da nova geração da Volkswagen Amarok. Mas um flagra recente, com maior qualidade das imagens, já mostra o que devemos esperar da segunda geração da picape.
Vista pelo perfil @_canaltechnocars, no Instagram, a picape rodava bem próxima de um unidade da geração atual, pintada na cor prata. Impressiona a diferença de tamanho entre as duas, com a versão inédita, agora um retrabalho da chinesa SAIC Maxus Interstellar X, tendo dimensões bem maiores do que a antiga, chegando até mesmo a lembrar algumas picapes grandes, como a Ram 1500.
O flagra aconteceu na região de São Mateus do Maranhão (MA), área frequentemente usada por montadoras para testes em clima severo. Mesmo no outono e inverno, a combinação de calor intenso e alta umidade ajuda a validar sistemas como arrefecimento e injeção.
Os últimos flagras também mostram que a picape compartilhará bastante da versão vendida pela SAIC não só na mecânica, mas também no visual. O protótipo visto no Maranhão não apresentava muitas mudanças visuais marcantes. Faróis, grade, para-choque e até as rodas seguem o padrão da Maxus Interstellar X, sugerindo que a Amarok 2027 será mais uma adaptação do que uma criação própria.
Caso o visual da versão final se mantenha próximo ao da Maxus Interstellar X, a nova Amarok poderá repetir a estratégia já adotada pela Fiat com a Titano, cujo design é praticamente idêntico ao de sua equivalente chinesa, além da versão vendida pela Peugeot.
Foto de: SAIC

Foto de: @_canaltechnocars
O que já está confirmado é que a nova plataforma permitirá à Amarok sul-americana receber motores a gasolina, diesel, híbridos e até elétricos. Essa flexibilidade técnica é um dos pilares da aliança com a SAIC, como destacou o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer: “Temos uma aliança estratégica histórica com o Grupo SAIC na China. Este novo projeto é um desenvolvimento conjunto em que muitas tecnologias são compartilhadas.”