Search
Close this search box.
  • Home
  • Lançamentos
  • No Brasil em 2025, VW Golf GTI segue em testes e revela novas rodas

No Brasil em 2025, VW Golf GTI segue em testes e revela novas rodas

O novo Volkswagen Golf GTI de oitava geração vai estrear no Brasil ainda em 2025. Enquanto isso não acontece, o hatch que virá importado da Alemanha com o facelift da oitava geração (MK 8,5) foi flagrado por aqui mostrando algumas novidades em relação ao carro que foi exibido no ano passado.

A unidade flagrada pelos colegas do @placaverde na cidade de Campos do Jordão(SP) já parece ser da configuração destinada ao país. A cidade é conhecida por ser usada por fabricantes devido às suas temperaturas mais baixas que a média e à altitude, situada a 1.628 metros acima do nível do mar.

O flagra indica que o novo VW Golf GTI destinado ao Brasil se diferenciará daquele exibido no ano passado, durante a celebração dos cinquenta anos do modelo no mercado global, como comprovam as rodas de liga leve diamantadas de 19″ do exemplar branco. A unidade cinza, mostrada anteriormente durante as celebrações, contava com o opcional de rodas Estoril pretas de 19″, calçadas com pneus 235/35 R19.

Um fato curioso é que, na Europa, essas rodas estão disponíveis apenas na versão R, mais extrema, o que pode indicar que a Volkswagen planeja oferecer o GTI no Brasil com equipamentos diferentes dos disponíveis em sua terra natal. Considerando a concorrência indireta de Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, ambos vendidos por aqui com calibração mais forte, faria sentido que a marca alemã reforçasse o pacote do GTI para equilibrar a disputa.



Volkswagen Golf GTI Mk8,5 2025

Unidade mostrada no ano passado contava com rodas diferentes

Foto de: Motor1.com

A geração anterior do Golf se despediu do mercado brasileiro em 2019, ainda na sétima geração, pouco antes da chegada do da oitava em mercados internacionais. De lá para cá, o hot hatch já passou por um facelift. Sob o capô, o novo GTI continua equipado com o motor EA888, o mesmo da geração anterior. Caso mantenha a potência do modelo europeu, o hot hatch deverá entregar 265 cv e 37,7 kgfm de torque máximo, contra os 230 cv e 35,7 kgfm da versão vendida anteriormente por aqui.

As dimensões externas permanecem similares às do Golf Mk7, incluindo o entre-eixos de 2,63 metros. As linhas mais suaves e o capô levemente em cunha, no entanto, conferem a impressão de um carro maior. O porta-malas também cresceu: passou de 338 para 374 litros.

Na reestilização desta geração, o interior foi atualizado com uma nova central multimídia. Tanto o hardware quanto o software foram revistos após muitas críticas de usuários do Mk8 na Europa. O novo sistema, chamado MIB4, traz uma tela sensível ao toque de 12,9″. As teclas convencionais agora são retroiluminadas e mais fáceis de operar. Outro destaque é o novo assistente de voz com linguagem natural, integrado ao ChatGPT.

Na Alemanha, o Golf GTI Mk8,5 parte de 45.710 euros, o equivalente a R$ 294.144 em conversão direta. No Brasil, seus principais concorrentes já ultrapassam essa faixa: o Toyota GR Corolla custa a partir de R$ 416.990, enquanto o Honda Civic Type R começa em R$ 429.900. Com isso, é provável que o novo GTI chegue posicionado em faixa semelhante, porém mais baixa. Em outros mercados o Golf GTI concorre com o Honda Civic SI. O rival do Type R é o Golf R, mais potente e com tração integral.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sprint Race GP de São Paulo de F1: os resultados

O caos se instaurou na corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, com…

GTA jamais sairá dos EUA, diz co-fundador da série

Se você é fã da franquia Grand Theft Auto, provavelmente já sonhou com um jogo…

GPIX era mostra da nova GM no Brasil, mas virou o Agile

Há alguns dias, relembramos a fase em que vivia a General Motors no país com…