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Ford amplia investimentos na Argentina e Ranger híbrida está no horizonte

A Ford anunciou a ampliação dos investimentos em uma de suas fábricas da América Latina. A marca injetará mais US$ 40 milhões (R$ 223,4 milhões) na linha de montagem de Pacheco (ARG). Tal aporte é estratégico também para o Brasil, pois a planta é responsável pela produção da Ranger que é importada de lá para o nosso mercado.

O investimento tem destino certo: ampliar a capacidade produtiva da fábrica argentina e, com isso, também iniciar a produção da Ranger Cabine Simples, mostrada como “conceito” no ano passado.  O novo aporte eleva para US$ 700 milhões (R$ 3,9 bilhões) o total investido na planta desde 2021 para a produção da atual geração, que começou a sair da linha de montagem por lá em 2023. Até o momento, a Ford do Brasil confirmou o investimentos, mas ainda não deu uma data para a novidade ser lançada por aqui.

De acordo com a Ford,  a ampliação da linha permitirá à planta atingir um ritmo de fabricação superior a 80.000 unidades anuais, o que representa um crescimento de 30% comparado a 2024 e 45% superior ao do ano de lançamento. Cerca de 50% do volume da fábrica é destinado ao Brasil, principal mercado da picape, seguido da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

A nova versão Cabine Simples é baseada na versão de entrada da picape, a XL, utilizando a mesma motorização 2.0 turbodiesel, com 170 cv e 41,2 kgfm de torque, aliada ao câmbio manual de 6 marchas. A configuração ”pé de boi” tem foco essencialmente voltado para o trabalho.

Nas laterais, assim como na versão de cabine dupla, os retrovisores, maçanetas e revestimentos das caixas-de-roda são sem pintura. As colunas centrais das portas não contam com apliques como nas demais versões e as rodas são simples de ferro fundido, pintadas em preto. Na traseira, o para-choque é preto e as lanternas são mais simples, também com lâmpadas halógenas.  As diferenças ficam na caçamba, com capacidade de carga para 1.250 kg, ou 179 kg a mais que a versão cabine dupla (1.071 kg), além 1.800 litros de volume (1.180 litros na CD).



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Caçamba da Ranger Cabine Simples

Foto de: Motor1 Brasil

Por dentro, apesar de ser uma versão básica, conta com painel digital de 8″ e central multimídia vertical de 10″ compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado digital, piloto automático com limitador de velocidade, acendimento automático de faróis e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.

“A resposta dos clientes superou nossas expectativas mais otimistas e nos impulsiona a dar um passo a mais para abastecer a demanda local e regional”, destaca Martín Galdeano, presidente da Ford Argentina e América do Sul. “Com este novo investimento não só elevamos a capacidade produtiva da Ranger a um recorde histórico, como também ampliamos a sua oferta com a versão cabine simples, muito esperada. É um orgulho ver como a Ranger continua alavancando o crescimento da Ford no segmento de picapes na América do Sul.”

Ranger híbrida nos planos

Nossos colegas do Motor1.com Argentina também entrevistaram Martín Galdeano pessoalmente e o questionaram sobre a possibilidade de uma Ranger híbrida chegar à região também. De acordo com o executivo, “O projeto segue nos arquivos. Estamos trabalhando para ter o melhor do portfólio global da Ford na Argentina e todas as versões da Ranger são a coluna vertebral desse plano. Agora teremos as novas configurações Cabine Simples e Chassi Cabine (por enquanto apenas na Argentina), a Ranger Híbrida está nos planos, mas por enquanto não há notícias para anunciar”.




Foto de: Ford

Na Europa, a Ford apresentou em outubro do ano passado a Ranger PHEV, híbrida plug-in. Ela combina um motor a gasolina turbo Ford EcoBoost de 2,3 litros e uma transmissão automática de 10 velocidades com um motor elétrico de 75 kW e uma bateria com capacidade líquida de 11,8 kWh. Com 205 kW (279 cv), a versão PHEV tem uma potência maior do que a da Ranger com o 3.0 V6 turbodiesel de (177 kW/240 cv). Sua autonomia elétrica é de até 50 km.

Uma característica especial da picape é o sistema Ford Pro Power Onboard. Ele possibilita a utilização da energia da bateria de tração para ferramentas elétricas ou fornecimento de energia ao acampar. Isso permite que até 6,9 kWh de energia da bateria de tração sejam usados para dispositivos elétricos.

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