O lendário designer de automóveis Giorgetto Giugiaro foi levado de helicóptero ao hospital, na semana passada, após se envolver em um grave acidente na Sardenha, ilha italiana no Mar Mediterrâneo. Giugiaro, que completará 87 anos em 7 de agosto, dirigia um Land Rover Defender quando perdeu o controle em uma curva fechada, fazendo com que o utilitário capotasse várias vezes e rolasse por 15 metros de um barranco rochoso.
O acidente ocorreu por volta das 13h, em Abbiadori, nas proximidades de Porto Cervo — um paraíso exclusivo para os ricos e famosos, localizado na costa norte da Sardenha. Segundo informações locais, Giugiaro perdeu o controle do Defender (do modelo atual), que saiu da estrada e despencou do barranco até parar de lado em uma pista inferior. O trecho sinuoso onde tudo aconteceu já é conhecido pelo alto número de registros semelhantes. Não houve envolvimento de outros veículos ou pessoas.
15
Fonte: Jason Vogel
Equipes de emergência chegaram rapidamente ao local, onde Giugiaro aguardava de pé, aparentemente irritado, porém consciente e com uma força surpreendente, conforme descreveu seu filho, Fabrizio. O veterano projetista foi levado de helicóptero ao Hospital João Paulo II, em Olbia, um dos principais pontos de conexão da Sardenha com o continente.
De acordo com os médicos, o gênio do design sofreu traumas no rosto, nos membros inferiores e em uma vértebra. Depois de 48 horas, recebeu alta para se recuperar ao lado da família, em Turim. Giugiaro terá que usar um colete ortopédico por cerca de 20 dias.

O Defender onde estava Giugiaro (foto – Corpo de Bomebeiros da Sardenha) 2
Foto de: Jason Vogel
Apesar do susto, o filho declarou alívio por ninguém mais ter sido envolvido no acidente e comentou que o pai está chateado por não poder andar de moto neste verão.
Giugiaro é figura conhecida na faixa costeira da Gallura, comuna da Sardenha onde tem casa de veraneio desde 1978. O acidente ocorreu não muito longe de sua villa em La Celvia. Foi nesse recanto paradisíaco que o designer de automóveis mais célebre do mundo desenhou diversos carros. Uma de suas criações, aliás, protagonizou uma perseguição nas cinematográficas estradas da região: o Lotus Esprit S1 de James Bond no filme 007 – O espião que me amava (1977), estrelado por Roger Moore.

O Defender onde estava Giugiaro (foto – Corpo de Bomebeiros da Sardenha) 2
Foto de: Jason Vogel
Giorgetto Giugiaro trabalhou na Bertone e na Ghia até fundar seu próprio estúdio, em 1968: a Italdesign, que desde 2015 pertence à Audi AG. Colaborou com os principais fabricantes, criando modelos marcantes como as primeiras gerações dos VW Passat (1973) e Golf (1974), os Fiat Panda (1980) e Uno (1983), o DMC DeLorean (1981), o Alfa Romeo Giulia GT (1963) e o BMW M1 (1978). Também desenvolveu conceitos para Ferrari, Bugatti e Lamborghini.
E vale frisar: o Defender não é um desenho de Giugiaro.