Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Stellantis cresce 18% em produção no Brasil e bate recorde de exportações em 2025

Stellantis cresce 18% em produção no Brasil e bate recorde de exportações em 2025

A Stellantis produziu 403.711 veículos no Brasil entre janeiro e junho de 2025, um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mesmo intervalo, a empresa embarcou 87.732 unidades para o exterior, alta de 93% sobre o primeiro semestre de 2024. É o melhor desempenho exportador desde a criação do grupo, em 2021.

A Fiat Strada, modelo mais vendido da marca no país, também foi o mais exportado do período, com 20.180 unidades enviadas a outros países, avanço de 118% em relação a 2024. Derivada do Fiat Mobi e com componentes compartilhados com Argo e Pulse, a atual geração da picape foi lançada em 2020, como parte da renovação da linha compacta da Fiat.

Também se destacaram o SUV médio Jeep Compass (8.827 unidades exportadas, produzido em Goiana), construído sobre a plataforma global Small Wide, e o Citroën Aircross (5.647 unidades, fabricado em Porto Real), um SUV compacto com capacidade para sete passageiros e integrante da família C-Cubed.

Betim lidera produção nacional e exportações

Maior fábrica da Stellantis na América do Sul, o Polo Automotivo de Betim (MG) respondeu por 248.935 veículos produzidos no semestre, um crescimento de 16%. A unidade também liderou em exportações, com 43.357 unidades embarcadas, alta de 107% na comparação com o ano anterior.

Além de produzir toda a linha nacional da Fiat – exceto pela picape Toro, feita em Goiana – e a versão Peugeot da Fiorino, chamada de Partner Rapid, Betim abriga hoje o maior centro de produção de motores da região. Em junho, a planta superou 2,3 milhões de motores Firefly e 1,8 milhão da família GSE Turbo produzidos desde o início das operações.

Goiana mantém alta com foco na linha Jeep e Ram

No Polo de Goiana (PE), a produção somou 119.131 unidades no semestre, alta de 12% em relação ao ano passado. As exportações chegaram a 28.656 veículos, crescimento de 65%.Inaugurada em 2014, a planta é a mais moderna da Stellantis na América do Sul e a única no país com estrutura flexível para receber plataformas globais. Produz atualmente cinco modelos: Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage.

Produto mais recente feito na planta, a picape Rampage é, inclusive, o primeiro veículo da Ram concebido e desenvolvido integralmente no Brasil e também a primeira picape da marca produzida fora da América do Norte desde a Dakota. A planta emprega cerca de 6.400 trabalhadores diretos e conta com fornecedores instalados no parque industrial integrado.

Porto Real foi a que mais cresceu e pode ser lar do Avenger

O Polo Automotivo de Porto Real (RJ) registrou o maior avanço percentual nas exportações entre as três unidades. Foram 15.719 veículos embarcados, alta de 122% sobre o ano anterior. A produção local somou 35.645 unidades, crescimento de 60% no semestre. Em maio, a planta celebrou 1 milhão de veículos produzidas.

A planta fluminense é atualmente responsável pela linha Citroën no Brasil. Atualmente, produz os modelos da família C-Cubed — C3, Aircross e o novo Basalt — e poderá, no futuro, receber a produção do Jeep Avenger, que compartilha a plataforma SmartCar com os modelos atuais da marca francesa feitos localmente.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

GPIX era mostra da nova GM no Brasil, mas virou o Agile

Há alguns dias, relembramos a fase em que vivia a General Motors no país com…

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…