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Nova Dakota? Picape média da Ram aparece sendo transportada na Argentina

Os rumores sobre o retorno de uma picape média da Ram ao mercado latino-americano ganharam força com mais um flagra. Desta vez, o modelo, possivelmente a sucessora espiritual da antiga Dakota, foi visto sendo transportado próximo à planta de Ferreyra, em Córdoba, Argentina, onde será produzido ao lado da Fiat Titano.

Diferente da Ram 1200 já vendida no México, que segue a cartilha da “engenharia de emblema”, aplicada em versões Ram da Toro e Strada, a picape vista nas imagens vai além de um simples rebadge. O modelo trará mudanças visuais mais profundas em relação às atuais Titano e Peugeot Landtrek.

A base continua sendo a plataforma desenvolvida pela chinesa Changan, que deu origem às variantes vendidas pela Stellantis. No entanto, a nova picape da Ram terá como inspiração a Hunter reestilizada, lançada recentemente na China com melhorias importantes em acabamento e construção.



Projeto KP2 - Ram Argentina

Foto de: Motor1 Argentina

A versão chinesa atualizada traz faróis em LED com assinatura em T, grade frontal mais agressiva, acabamento preto brilhante com detalhes cromados e para-choques redesenhados. Por dentro, o painel integra as telas do quadro de instrumentos e da central multimídia, em um conjunto bem mais refinado do que o visto hoje na Titano.



Projeto KP2 - Ram Argentina

Foto de: Motor1 Argentina

Picape terá foco mais refinado 

Ainda que a marca Ram tenha nascido como uma divisão de trabalho da Stellantis e siga com esse foco em vários mercados, por aqui a marca construiu uma imagem diferente. A aposta em picapes full-size importadas, como 1500 e 2500, ajudou a consolidar um posicionamento mais premium.

Daí nasceu a Rampage, derivada da Toro, mas com acabamento e projeto que miram mais alto. Com a nova picape baseada na Titano, a estratégia é parecida: oferecer algo mais sofisticado acima da versão feita pela italiana. 



Changan Hunter 2024

Painel deve seguir padrão da nova Changan Hunter

A mecânica, ao que tudo indica, será a mesma: o motor 2.2 Multijet II turbodiesel, já usado na própria Titano, além de modelos como Toro e Jeep Commander. Ele entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático e tração traseira ou 4×4, dependendo da versão.

O nome, entretanto, ainda é uma incógnita. Caso siga o rebadge já vendido em alguns mercados, a Ram adotará a designação 1200, mas caso siga o padrão visto em sua prima menor Rampage, não nos surpreenderíamos caso a marca norte-americana adote algo novo ou resgate o nome Dakota. Independente do batismo escolhido pela marca, seu lançamento não deve demorar, chegando até o fim do ano ou durante o primeiro semestre de 2026.

FAQ – Perguntas Frequentes sobre a nova picape média da Ram

Qual é o nome da nova picape média da Ram?

O nome oficial ainda não foi confirmado, mas há especulações que ela pode se chamar Dakota, resgatando o nome da antiga picape da marca.

Onde será produzida essa nova picape?

A produção está confirmada na planta da Stellantis em Córdoba, na Argentina, ao lado da Fiat Titano.

Qual será a base técnica do veículo?

O modelo será baseado na plataforma da Fiat Titano, que por sua vez é derivada de uma plataforma chinesa da Changan, com melhorias visuais e acabamento superior.

Quais motores estarão disponíveis?

Provavelmente, o motor 2.2 Multijet II turbodiesel com cerca de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, com opções de tração traseira ou 4×4 e câmbio automático.

Quando a nova picape deve chegar ao mercado?

Espera-se que o lançamento ocorra até o final de 2025 ou no primeiro semestre de 2026.

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