A Volkswagen confirmou nesta segunda-feira (5) que a nova geração da Amarok, a ser lançada em 2027, terá motorização híbrida. O anúncio foi feito em Buenos Aires, durante reunião entre executivos da montadora e o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, como parte do detalhamento do investimento de 580 milhões de dólares na fábrica de General Pacheco.
Após o encontro, o governo argentino divulgou um comunicado oficial destacando a relevância do projeto:
“O Ministro da Economia, Luis Caputo, e o Secretário de Coordenação da Produção, Pablo Lavigne, realizaram uma reunião no Ministério da Economia com representantes da Volkswagen Argentina. Durante a reunião, eles discutiram o investimento de 580 milhões de dólares da empresa para desenvolver a nova pick-up Amarok Hybrid na fábrica localizada em General Pacheco”.
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Fonte: Placa Verde
Batizado internamente como ”Amarok South America”, o projeto será exclusivo para a região e marca uma mudança de rota. A nova picape deixa de ser um produto 100% desenvolvido pela Volkswagen na para se tornar uma derivação da Maxus Interstellar X, já vendida na China com versões diesel e elétrica. A parceria com a SAIC vai além da base: envolve motorização, soluções eletrificadas e parte do desenho.
A nova plataforma permitirá receber motores a gasolina, diesel, híbridos e até elétricos. Mas o foco declarado da marca é a eletrificação. Com isso, tudo indica que o V6 turbodiesel, que ainda hoje diferencia a Amarok no segmento, não terá lugar na nova geração. A tendência é de adoção de conjuntos mais eficientes, capazes de atender às regras de emissões e se enquadrar no RIGI, o regime argentino que oferece incentivos para veículos eletrificados.

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Fonte: Motor1 Argentina
No visual, os protótipos flagrados no Brasil e na Argentina não parecem muito diferentes da versão vendida pela SAIC. As proporções são generosas, e as lanternas verticais em LED cortando a caçamba são idênticas às do modelo chinês. Caso o desenho da versão final siga fiel à Interstellar X, a Amarok repetirá o caminho da Fiat com a Titano, que compartilha carroceria com a Peugeot Landtrek e a Changan Hunter.
A flexibilidade da nova base é um dos pilares da cooperação entre VW e SAIC, como destacou o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer: “Temos uma aliança estratégica histórica com o Grupo SAIC na China. Este novo projeto é um desenvolvimento conjunto em que muitas tecnologias são compartilhadas.”