Aconteceu em junho, aconteceu novamente em julho: a Fiat Strada (12.895), que detinha a liderança geral do mercado brasileiro faltando dois dias úteis para o encerramento do mês, foi superada pelo VW Polo (12.895). Esta foi a 4ª vitória consecutiva do hatch da marca alemã. No acumulado do ano, a representante da marca italiana segue à frente por uma vantagem superior a 5 mil unidades (75.592 x 70.155).
Com avanço de quase 38% nas últimas semanas, o Fiat Argo (9.966) entrou no pódio. Mantendo a posição de honra entre os SUVs / crossovers, o VW T-Cross (9.022) veio na sequência. Crescendo forte nos últimos dias do mês, o Fiat Mobi (8.099) completou o top 5. O Hyundai Creta, preferido por 7.856 consumidores, teve um de seus melhores desempenhos nos últimos anos.
69
Atrás do Chevrolet Onix (7.689), o Chevrolet Tracker, recém-reestilizado, se aproximou das 7 mil unidades (6.974). Impulsionado pela nova geração chegando às ruas, o Nissan Kicks (6.341) cresceu quase 87% nas últimas semanas e voltou a aparecer no top 10 após um bom período, logo após o Toyota Corolla Cross (6.866).
Fechando o top 20, o VW Virtus (3.863) liderou entre os sedãs pelo 2º mês seguido. Principal aposta da Volkswagen para 2025, o VW Tera emplacou 3.244 unidades em seu 2º mês de mercado, menos do que as 3.339 unidades de um GWM Haval H6 possivelmente em seu melhor desempenho desde a chegada ao país.
|
POS. |
MODELO |
JUL.25 (A) |
% TOTAL |
JUN.25 (A) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
|
1º |
VW POLO |
12.940 |
5,63% |
11.492 |
5,68% |
12,60% |
|
2º |
FIAT STRADA |
12.895 |
5,61% |
11.474 |
5,68% |
12,38% |
|
3º |
FIAT ARGO |
9.966 |
4,33% |
7.235 |
3,58% |
37,75% |
|
4º |
VW T-CROSS |
9.022 |
3,92% |
8.629 |
4,27% |
4,55% |
|
5º |
FIAT MOBI |
8.099 |
3,52% |
6.347 |
3,14% |
27,60% |
|
6º |
HYUNDAI CRETA |
7.856 |
3,42% |
6.415 |
3,17% |
22,46% |
|
7º |
CHEVROLET ONIX |
7.689 |
3,34% |
6.782 |
3,35% |
13,37% |
|
8º |
CHEVROLET TRACKER |
6.974 |
3,03% |
4.993 |
2,47% |
39,68% |
|
9º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
6.866 |
2,99% |
5.335 |
2,64% |
28,70% |
|
10º |
NISSAN KICKS |
6.341 |
2,76% |
3.394 |
1,68% |
86,83% |
|
11º |
FIAT FASTBACK |
6.207 |
2,70% |
4.930 |
2,44% |
25,90% |
|
12º |
VW NIVUS |
5.777 |
2,51% |
4.731 |
2,34% |
22,11% |
|
13º |
VW SAVEIRO |
5.696 |
2,48% |
4.849 |
2,40% |
17,47% |
|
14º |
HYUNDAI HB20 |
5.519 |
2,40% |
6.917 |
3,42% |
-20,21% |
|
15º |
TOYOTA HILUX |
5.370 |
2,34% |
4.576 |
2,26% |
17,35% |
|
16º |
JEEP COMPASS |
4.935 |
2,15% |
4.546 |
2,25% |
8,56% |
|
17º |
FIAT PULSE |
4.836 |
2,10% |
3.823 |
1,89% |
26,50% |
|
18º |
HONDA HR-V |
4.086 |
1,78% |
6.179 |
3,06% |
-33,87% |
|
19º |
FIAT TORO |
3.985 |
1,73% |
3.414 |
1,69% |
16,73% |
|
20º |
VW VIRTUS |
3.863 |
1,68% |
3.719 |
1,84% |
3,87% |
|
21º |
RENAULT KWID |
3.726 |
1,62% |
5.325 |
2,63% |
-30,03% |
|
22º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
3.721 |
1,62% |
2.589 |
1,28% |
43,72% |
|
23º |
JEEP RENEGADE |
3.711 |
1,61% |
3.411 |
1,69% |
8,80% |
|
24º |
GWM HAVAL H6 |
3.339 |
1,45% |
2.497 |
1,24% |
33,72% |
|
25º |
VW TERA |
3.244 |
1,41% |
2.555 |
1,26% |
26,97% |
|
26º |
TOYOTA COROLLA |
3.170 |
1,38% |
3.004 |
1,49% |
5,53% |
|
27º |
BYD SONG |
3.164 |
1,38% |
2.805 |
1,39% |
12,80% |
|
28º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.108 |
1,35% |
3.494 |
1,73% |
-11,05% |
|
29º |
FORD RANGER |
3.104 |
1,35% |
2.961 |
1,46% |
4,83% |
|
30º |
BYD DOLPHIN MINI |
3.011 |
1,31% |
1.913 |
0,95% |
57,40% |
|
31º |
CHEVROLET S10 |
2.649 |
1,15% |
2.612 |
1,29% |
1,42% |
|
32º |
HYUNDAI HB20S |
2.638 |
1,15% |
2.241 |
1,11% |
17,72% |
|
33º |
RAM RAMPAGE |
1.976 |
0,86% |
2.000 |
0,99% |
-1,20% |
|
34º |
CHEVROLET SPIN |
1.942 |
0,84% |
1.975 |
0,98% |
-1,67% |
|
35º |
FIAT CRONOS |
1.894 |
0,82% |
1.919 |
0,95% |
-1,30% |
|
36º |
RENAULT DUSTER |
1.851 |
0,80% |
1.426 |
0,71% |
29,80% |
|
37º |
FIAT FIORINO |
1.799 |
0,78% |
2.224 |
1,10% |
-19,11% |
|
38º |
CHEVROLET MONTANA |
1.655 |
0,72% |
1.692 |
0,84% |
-2,19% |
|
39º |
CITROËN BASALT |
1.613 |
0,70% |
1.565 |
0,77% |
3,07% |
|
40º |
HONDA CITY |
1.565 |
0,68% |
1.453 |
0,72% |
7,71% |
|
41º |
RENAULT MASTER |
1.512 |
0,66% |
1.080 |
0,53% |
40,00% |
|
42º |
TOYOTA SW4 |
1.500 |
0,65% |
1.343 |
0,66% |
11,69% |
|
43º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.440 |
0,63% |
1.062 |
0,53% |
35,59% |
|
44º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.434 |
0,62% |
822 |
0,41% |
74,45% |
|
45º |
HONDA CITY HATCH |
1.427 |
0,62% |
1.206 |
0,60% |
18,33% |
|
46º |
RENAULT KARDIAN |
1.332 |
0,58% |
1.240 |
0,61% |
7,42% |
|
47º |
JEEP COMMANDER |
1.312 |
0,57% |
1.194 |
0,59% |
9,88% |
|
48º |
BYD DOLPHIN |
1.305 |
0,57% |
1.490 |
0,74% |
-12,42% |
|
49º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1.096 |
0,48% |
833 |
0,41% |
31,57% |
|
50º |
CITROËN C3 |
1.086 |
0,47% |
1.146 |
0,57% |
-5,24% |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
|
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
229.948 |
100,00% |
202.157 |
100,00% |
13,75% |
|
POS. |
MODELO |
JUL.25 (A) |
% TOTAL |
JUN.25 (A) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. JUN. |
|
1º |
VW POLO |
12.940 |
7,12% |
11.492 |
7,22% |
12,60% |
1º |
|
2º |
FIAT ARGO |
9.966 |
5,48% |
7.235 |
4,55% |
37,75% |
3º |
|
3º |
VW T-CROSS |
9.022 |
4,96% |
8.629 |
5,42% |
4,55% |
2º |
|
4º |
FIAT MOBI |
8.099 |
4,46% |
6.347 |
3,99% |
27,60% |
7º |
|
5º |
HYUNDAI CRETA |
7.856 |
4,32% |
6.415 |
4,03% |
22,46% |
6º |
|
6º |
CHEVROLET ONIX |
7.689 |
4,23% |
6.782 |
4,26% |
13,37% |
5º |
|
7º |
CHEVROLET TRACKER |
6.974 |
3,84% |
4.993 |
3,14% |
39,68% |
11º |
|
8º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
6.866 |
3,78% |
5.335 |
3,35% |
28,70% |
9º |
|
9º |
NISSAN KICKS |
6.341 |
3,49% |
3.394 |
2,13% |
86,83% |
19º |
|
10º |
FIAT FASTBACK |
6.207 |
3,41% |
4.930 |
3,10% |
25,90% |
12º |
|
11º |
VW NIVUS |
5.777 |
3,18% |
4.731 |
2,97% |
22,11% |
13º |
|
12º |
HYUNDAI HB20 |
5.519 |
3,04% |
6.917 |
4,35% |
-20,21% |
4º |
|
13º |
JEEP COMPASS |
4.935 |
2,71% |
4.546 |
2,86% |
8,56% |
14º |
|
14º |
FIAT PULSE |
4.836 |
2,66% |
3.823 |
2,40% |
26,50% |
15º |
|
15º |
HONDA HR-V |
4.086 |
2,25% |
6.179 |
3,88% |
-33,87% |
8º |
|
16º |
VW VIRTUS |
3.863 |
2,13% |
3.719 |
2,34% |
3,87% |
16º |
|
17º |
RENAULT KWID |
3.726 |
2,05% |
5.325 |
3,35% |
-30,03% |
10º |
|
18º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
3.721 |
2,05% |
2.589 |
1,63% |
43,72% |
22º |
|
19º |
JEEP RENEGADE |
3.711 |
2,04% |
3.411 |
2,14% |
8,80% |
18º |
|
20º |
GWM HAVAL H6 |
3.339 |
1,84% |
2.497 |
1,57% |
33,72% |
24º |
|
21º |
VW TERA |
3.244 |
1,78% |
2.555 |
1,61% |
26,97% |
23º |
|
22º |
TOYOTA COROLLA |
3.170 |
1,74% |
3.004 |
1,89% |
5,53% |
20º |
|
23º |
BYD SONG |
3.164 |
1,74% |
2.805 |
1,76% |
12,80% |
21º |
|
24º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.108 |
1,71% |
3.494 |
2,20% |
-11,05% |
17º |
|
25º |
BYD DOLPHIN MINI |
3.011 |
1,66% |
1.913 |
1,20% |
57,40% |
28º |
|
26º |
HYUNDAI HB20S |
2.638 |
1,45% |
2.241 |
1,41% |
17,72% |
25º |
|
27º |
CHEVROLET SPIN |
1.942 |
1,07% |
1.975 |
1,24% |
-1,67% |
26º |
|
28º |
FIAT CRONOS |
1.894 |
1,04% |
1.919 |
1,21% |
-1,30% |
27º |
|
29º |
RENAULT DUSTER |
1.851 |
1,02% |
1.426 |
0,90% |
29,80% |
32º |
|
30º |
CITROËN BASALT |
1.613 |
0,89% |
1.565 |
0,98% |
3,07% |
29º |
|
31º |
HONDA CITY |
1.565 |
0,86% |
1.453 |
0,91% |
7,71% |
31º |
|
32º |
TOYOTA SW4 |
1.500 |
0,83% |
1.343 |
0,84% |
11,69% |
33º |
|
33º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.440 |
0,79% |
1.062 |
0,67% |
35,59% |
38º |
|
34º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.434 |
0,79% |
822 |
0,52% |
74,45% |
43º |
|
35º |
HONDA CITY HATCH |
1.427 |
0,78% |
1.206 |
0,76% |
18,33% |
35º |
|
36º |
RENAULT KARDIAN |
1.332 |
0,73% |
1.240 |
0,78% |
7,42% |
34º |
|
37º |
JEEP COMMANDER |
1.312 |
0,72% |
1.194 |
0,75% |
9,88% |
36º |
|
38º |
BYD DOLPHIN |
1.305 |
0,72% |
1.490 |
0,94% |
-12,42% |
30º |
|
39º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1.096 |
0,60% |
833 |
0,52% |
31,57% |
42º |
|
40º |
CITROËN C3 |
1.086 |
0,60% |
1.146 |
0,72% |
-5,24% |
37º |
|
41º |
BYD KING |
964 |
0,53% |
797 |
0,50% |
20,95% |
44º |
|
42º |
PEUGEOT 2008 |
944 |
0,52% |
869 |
0,55% |
8,63% |
41º |
|
43º |
NISSAN VERSA |
930 |
0,51% |
949 |
0,60% |
-2,00% |
39º |
|
44º |
FORD TERRITORY |
916 |
0,50% |
74 |
0,05% |
1137,84% |
73º |
|
45º |
VW TAOS |
882 |
0,49% |
889 |
0,56% |
-0,79% |
40º |
|
46º |
PEUGEOT 208 |
865 |
0,48% |
796 |
0,50% |
8,67% |
45º |
|
47º |
BYD YUAN |
860 |
0,47% |
743 |
0,47% |
15,75% |
46º |
|
48º |
JAECOO 7 |
620 |
0,34% |
381 |
0,24% |
62,73% |
49º |
|
49º |
FORD BRONCO |
551 |
0,30% |
378 |
0,24% |
45,77% |
50º |
|
50º |
BMW X1 |
542 |
0,30% |
361 |
0,23% |
50,14% |
52º |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
|
TOTAL AUTOS |
181.787 |
100,00% |
159.122 |
100,00% |
14,24% |
|
|
POS. |
MODELO |
JUL.25 (A) |
% TOTAL |
JUN.25 (A) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. JUN. |
|
1º |
FIAT STRADA |
12.895 |
26,77% |
11.474 |
26,66% |
12,38% |
1º |
|
2º |
VW SAVEIRO |
5.696 |
11,83% |
4.849 |
11,27% |
17,47% |
2º |
|
3º |
TOYOTA HILUX |
5.370 |
11,15% |
4.576 |
10,63% |
17,35% |
3º |
|
4º |
FIAT TORO |
3.985 |
8,27% |
3.414 |
7,93% |
16,73% |
4º |
|
5º |
FORD RANGER |
3.104 |
6,45% |
2.961 |
6,88% |
4,83% |
5º |
|
6º |
CHEVROLET S10 |
2.649 |
5,50% |
2.612 |
6,07% |
1,42% |
6º |
|
7º |
RAM RAMPAGE |
1.976 |
4,10% |
2.000 |
4,65% |
-1,20% |
8º |
|
8º |
FIAT FIORINO |
1.799 |
3,74% |
2.224 |
5,17% |
-19,11% |
7º |
|
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.655 |
3,44% |
1.692 |
3,93% |
-2,19% |
9º |
|
10º |
RENAULT MASTER |
1.512 |
3,14% |
1.080 |
2,51% |
40,00% |
10º |
|
11º |
MITSUBISHI TRITON |
1.058 |
2,20% |
983 |
2,28% |
7,63% |
11º |
|
12º |
RENAULT OROCH |
940 |
1,95% |
907 |
2,11% |
3,64% |
12º |
|
13º |
FORD MAVERICK |
705 |
1,46% |
242 |
0,56% |
191,32% |
17º |
|
14º |
RENAULT KANGOO |
498 |
1,03% |
417 |
0,97% |
19,42% |
13º |
|
15º |
FIAT TITANO |
415 |
0,86% |
170 |
0,40% |
144,12% |
22º |
|
16º |
IVECO DAILY |
350 |
0,73% |
221 |
0,51% |
58,37% |
18º |
|
17º |
HYUNDAI HR |
338 |
0,70% |
349 |
0,81% |
-3,15% |
14º |
|
18º |
FIAT SCUDO |
317 |
0,66% |
144 |
0,33% |
120,14% |
26º |
|
19º |
FORD TRANSIT |
307 |
0,64% |
167 |
0,39% |
83,83% |
23º |
|
20º |
NISSAN FRONTIER |
267 |
0,55% |
313 |
0,73% |
-14,70% |
16º |
|
21º |
MITSUBISHI L200 |
244 |
0,51% |
343 |
0,80% |
-28,86% |
15º |
|
22º |
EFFA V21 |
230 |
0,48% |
164 |
0,38% |
40,24% |
24º |
|
23º |
VW TRUCK E BUS EXPRESS |
212 |
0,44% |
198 |
0,46% |
7,07% |
19º |
|
24º |
FIAT DUCATO |
182 |
0,38% |
150 |
0,35% |
21,33% |
25º |
|
25º |
IVECO DAILY 30-130 |
180 |
0,37% |
186 |
0,43% |
-3,23% |
20º |
|
26º |
KIA K2500 |
172 |
0,36% |
186 |
0,43% |
-7,53% |
21º |
|
27º |
FORD F150 |
113 |
0,23% |
65 |
0,15% |
73,85% |
30º |
|
28º |
RAM 1500 |
100 |
0,21% |
94 |
0,22% |
6,38% |
28º |
|
29º |
CITROËN JUMPY |
87 |
0,18% |
32 |
0,07% |
171,88% |
40º |
|
30º |
PEUGEOT EXPERT |
83 |
0,17% |
41 |
0,10% |
102,44% |
38º |
|
31º |
BYD SHARK |
76 |
0,16% |
86 |
0,20% |
-11,63% |
29º |
|
32º |
FOTON TUNLAND |
60 |
0,12% |
45 |
0,10% |
33,33% |
35º |
|
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 317 |
58 |
0,12% |
31 |
0,07% |
– |
42º |
|
34º |
RAM 3500 |
57 |
0,12% |
103 |
0,24% |
-44,66% |
27º |
|
35º |
KIA UK2500 |
52 |
0,11% |
12 |
0,03% |
333,33% |
47º |
|
36º |
PEUGEOT PARTNER |
49 |
0,10% |
33 |
0,08% |
48,48% |
39º |
|
37º |
EFFA V22 |
44 |
0,09% |
43 |
0,10% |
2,33% |
36º |
|
38º |
CHEVROLET SILVERADO |
43 |
0,09% |
63 |
0,15% |
-31,75% |
31º |
|
39º |
SHINERAY P TRUCKS |
38 |
0,08% |
52 |
0,12% |
-26,92% |
33º |
|
40º |
CITROËN JUMPER |
37 |
0,08% |
22 |
0,05% |
68,18% |
44º |
|
41º |
RAM 2500 |
30 |
0,06% |
55 |
0,13% |
-45,45% |
32º |
|
42º |
PEUGEOT BOXER |
25 |
0,05% |
25 |
0,06% |
0,00% |
43º |
|
43º |
JAC HUNTER |
24 |
0,05% |
41 |
0,10% |
-41,46% |
37º |
|
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
24 |
0,05% |
51 |
0,12% |
-52,94% |
34º |
|
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
22 |
0,05% |
12 |
0,03% |
83,33% |
48º |
|
46º |
IVECO DAILY 35-180 |
20 |
0,04% |
14 |
0,03% |
42,86% |
45º |
|
47º |
EFFA V25 |
14 |
0,03% |
10 |
0,02% |
40,00% |
49º |
|
48º |
ARROW ONE |
13 |
0,03% |
0 |
0,00% |
– |
63º |
|
49º |
FORD ETRANSIT |
10 |
0,02% |
1 |
0,00% |
900,00% |
55º |
|
50º |
VW AMAROK |
7 |
0,01% |
10 |
0,02% |
-30,00% |
50º |
|
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
… |
|
|
TOTAL COMERCIAIS |
48.161 |
100,00% |
43.035 |
100,00% |
11,91% |
|
Fonte: Fenabrave