A Mercedes-Benz acaba de montar o 600.000º Classe G da história. O número, por si só, já chama atenção, mas o que marca a ocasião é o tipo de carro que saiu da linha de montagem: um G580 totalmente elétrico, pintado no preto Obsidian metálico, produzido em Graz, na Áustria – onde todo G-Wagen nasce desde 1979. E nada de guardar em museu: a unidade comemorativa vai direto para a garagem de algum cliente, como se fosse só mais um.
Só que não é. Há pouco mais de dois anos, a Mercedes-Benz comemorava a 500.000ª unidade com a edição retrô G-Class Edition Stronger Than the 1980s. De lá pra cá, foram mais 100 mil Gs fabricados em tempo recorde. Pra comparar, o salto de 300 mil pra 400 mil levou o triplo do tempo. O crescimento é evidente.
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Fonte: Mercedes-Benz
Mesmo com o Classe S e o Classe E há mais tempo no mercado, é o Classe G que virou o queridinho da marca. Um SUV que nasceu com alma de jipe militar, mas que hoje custa uma fortuna e tem fila de espera de anos. Literalmente.
Parte desse sucesso vem da possibilidade de personalização. Mais de 90% dos compradores optam por ao menos um item do Manufaktur, o programa da Mercedes-Benz que transforma os modelos da marca em carros sob medida, com pintura exclusiva, acabamento artesanal e caprichos diversos. Em média, cada Classe G leva três desses mimos. Só de cores, o cardápio já passou das 20 mil tonalidades. O céu é o limite.

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Mas o charme do Classe G está, principalmente, no que ele não mudou. A carroceria quadradona segue firme e forte, desafiando as regras de aerodinâmica e as tendências de design. O conjunto mecânico também continua raiz: chassi sobre longarinas, caixa de redução e três diferenciais bloqueáveis. É bruto por baixo, ainda que hoje venha com bancos massageadores e central multimídia de última geração.
Agora, com o novo G580 EQ, a Mercedes-Benz prova que dá pra eletrificar um ícone sem matá-lo. O jipão virou elétrico, mais limpo, mais silencioso e – ainda – mais caro. Mas continua parecendo o mesmo G de sempre. E talvez seja isso que explique tanta longevidade: o Classe G não segue modinhas, ele atravessa elas.

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Por aqui, o SUV é vendido na versão AMG G 63 Manufaktur, por R$ 2.146.900, valor que pode subir ainda mais caso o comprador queira deixar o modelo com a sua cara. E, no caso do Classe G, quase todo mundo quer.