Search
Close this search box.
  • Home
  • Elétricos
  • Volkswagen deve encerrar produção do Touareg em 2026 após 24 anos

Volkswagen deve encerrar produção do Touareg em 2026 após 24 anos

A Volkswagen deve encerrar a produção global do Touareg em 2026, de acordo com fontes ouvidas pela revista britânica Autocar. Sem confirmação oficial da marca até o momento, a informação indica que o modelo não terá um sucessor direto. A estratégia da VW seria concentrar esforços no desenvolvimento de veículos mais acessíveis, voltados a mercados sensíveis ao preço, como o europeu e o latino-americano.

O possível fim do Touareg marca o encerramento de uma trajetória de 24 anos. Lançado em 2002 como ano-modelo 2003, o SUV nasceu de um projeto ambicioso que uniu Volkswagen, Audi e Porsche e resultou também nos luxuosos Q7 e Cayenne. Desde o início, o objetivo da marca alemã era entrar no segmento premium com força, oferecendo um SUV de luxo sob a insígnia de uma montadora generalista.

A estratégia lembra o que aconteceu com o Phaeton, o primeiro sedã de luxo da Volkswagen. Lançado na mesma época que o Touareg, o modelo utilizava uma plataforma desenvolvida em conjunto com a Bentley, também usada pelo Continental GT e pelo Flying Spur.

Mesmo com foco em sofisticação e tecnologias de ponta, o Phaeton teve apenas uma geração e nunca emplacou comercialmente. O Touareg teve mais sorte: resistiu por três gerações e quase um quarto de século.



Primeira tentativa da VW no luxo, Phaeton foi um fracasso

Primeira tentativa da VW no luxo, Phaeton foi um fracasso

Foto de: Motor1 Brasil

Caso se confirme, a aposentadoria do Touareg encerraria uma era ousada na história da VW. O modelo chegou a ter opções de motorização potentes e inusitadas, incluindo um V10 turbodiesel que chegou a ser vendido nos Estados Unidos. No entanto, o momento agora é outro: a empresa busca racionalizar sua linha global diante dos novos desafios econômicos e do avanço dos elétricos.

A Volkswagen, porém, não deixará completamente de atender os consumidores que buscam SUVs maiores. No inicio de 2025, a marca lançou na Europa o Tayron, parente do Tiguan, com opções de cinco ou sete lugares, posicionado para preencher parte do espaço que será deixado pelo Touareg.

Modelo foi vendido no Brasil até 2019

No mercado brasileiro, o Touareg teve duas gerações comercializadas, com sua trajetória encerrada oficialmente no início de 2019. A decisão refletiu uma combinação de fatores: queda na procura por modelos de luxo de marcas não-premium, alta do dólar e um posicionamento de preço que o colocava muito próximo de seus irmãos de projeto Audi Q7 e Porsche Cayenne.

Nos Estados Unidos, o Touareg já havia saído de cena em 2017, substituído pelo Atlas, um SUV mais espaçoso e acessível que acabou assumindo o posto de principal SUV da Volkswagen na região. Desde então, o Touareg continuou à venda em mercados como Europa, China e Oriente Médio, mas com vendas em queda.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…