A Volkswagen deve encerrar a produção global do Touareg em 2026, de acordo com fontes ouvidas pela revista britânica Autocar. Sem confirmação oficial da marca até o momento, a informação indica que o modelo não terá um sucessor direto. A estratégia da VW seria concentrar esforços no desenvolvimento de veículos mais acessíveis, voltados a mercados sensíveis ao preço, como o europeu e o latino-americano.
O possível fim do Touareg marca o encerramento de uma trajetória de 24 anos. Lançado em 2002 como ano-modelo 2003, o SUV nasceu de um projeto ambicioso que uniu Volkswagen, Audi e Porsche e resultou também nos luxuosos Q7 e Cayenne. Desde o início, o objetivo da marca alemã era entrar no segmento premium com força, oferecendo um SUV de luxo sob a insígnia de uma montadora generalista.
66
A estratégia lembra o que aconteceu com o Phaeton, o primeiro sedã de luxo da Volkswagen. Lançado na mesma época que o Touareg, o modelo utilizava uma plataforma desenvolvida em conjunto com a Bentley, também usada pelo Continental GT e pelo Flying Spur.
Mesmo com foco em sofisticação e tecnologias de ponta, o Phaeton teve apenas uma geração e nunca emplacou comercialmente. O Touareg teve mais sorte: resistiu por três gerações e quase um quarto de século.

Primeira tentativa da VW no luxo, Phaeton foi um fracasso
Foto de: Motor1 Brasil
Caso se confirme, a aposentadoria do Touareg encerraria uma era ousada na história da VW. O modelo chegou a ter opções de motorização potentes e inusitadas, incluindo um V10 turbodiesel que chegou a ser vendido nos Estados Unidos. No entanto, o momento agora é outro: a empresa busca racionalizar sua linha global diante dos novos desafios econômicos e do avanço dos elétricos.
A Volkswagen, porém, não deixará completamente de atender os consumidores que buscam SUVs maiores. No inicio de 2025, a marca lançou na Europa o Tayron, parente do Tiguan, com opções de cinco ou sete lugares, posicionado para preencher parte do espaço que será deixado pelo Touareg.

5
Fonte: Motor1 Brasil
Modelo foi vendido no Brasil até 2019
No mercado brasileiro, o Touareg teve duas gerações comercializadas, com sua trajetória encerrada oficialmente no início de 2019. A decisão refletiu uma combinação de fatores: queda na procura por modelos de luxo de marcas não-premium, alta do dólar e um posicionamento de preço que o colocava muito próximo de seus irmãos de projeto Audi Q7 e Porsche Cayenne.
Nos Estados Unidos, o Touareg já havia saído de cena em 2017, substituído pelo Atlas, um SUV mais espaçoso e acessível que acabou assumindo o posto de principal SUV da Volkswagen na região. Desde então, o Touareg continuou à venda em mercados como Europa, China e Oriente Médio, mas com vendas em queda.