Confirmada oficialmente em julho, a Toyota Hiace foi finalmente flagrada em solo brasileiro. O registro foi feito por nossa equipe, que avistou uma unidade sendo transportada por caminhão na região do Rodoanel, em São Paulo. O modelo viajava ao lado de outros veículos da marca japonesa vindos da Argentina, como Hilux e SW4.
Pelas imagens, é possível perceber que a primeira configuração a desembarcar no país será a Commuter, voltada ao transporte de passageiros. A estratégia da fabricante parece ser testar a aceitação no mercado local antes de lançar outras versões. Em um segundo momento, a variante furgão, com foco em carga, também deve ser oferecida.
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Fonte: Motor1.com
A Hiace Commuter possui capacidade para até 14 ocupantes (13 passageiros mais o motorista) e compartilha o conjunto mecânico com Hilux e SW4: motor 2.8 turbodiesel (código 1GD), com 163 cv a 3.600 rpm e torque de 42,8 kgfm entre 1.600 e 2.200 rpm. O câmbio é automático de seis marchas, e a tração é traseira, com auxílio do sistema eletrônico de controle de tração (TRC).
Ainda não há confirmação sobre os equipamentos que serão oferecidos no mercado brasileiro, mas, caso siga o padrão do modelo argentino, produzido na planta de Zárate desde 2024, a van deve trazer ar-condicionado com saídas para as fileiras traseiras, entradas USB, cintos de três pontos para todos os bancos, luzes internas em LED e câmera de ré.

A central multimídia traz tela sensível ao toque de 9 polegadas, conectividade Bluetooth e integração com o painel digital de 4,2 polegadas. Em segurança, o pacote inclui controle de estabilidade (VSC), assistente de partida em rampa (HAC), controle de tração, três airbags (motorista, passageiro e central dianteiro), além de freios ABS com EBD e assistência de frenagem de emergência.
Com 5,91 metros de comprimento, 1,95 metro de largura, 2,28 metros de altura e 3,86 metros de entre-eixos, a Hiace se posiciona entre as maiores do segmento. O peso bruto total é de 3.810 kg, e o tanque de combustível tem capacidade para 70 litros.

A suspensão dianteira é independente, com braços duplos e barra estabilizadora, enquanto a traseira adota feixes de molas. A direção tem assistência hidráulica de variação progressiva e os freios são a disco ventilado nas quatro rodas.
Com produção regional e importação via Mercosul, o que garante isenção de imposto de importação, a Hiace Commuter deverá chegar ao mercado brasileiro com preços mais competitivos frente a rivais como Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, todos disponíveis em versões minibus de grande porte. Caso a receptividade seja positiva, a Toyota deve ampliar a linha com outras configurações da van.