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Crescimento das vendas de carros na China desacelera em julho, com demanda mais fraca por híbridos

O crescimento das vendas de automóveis na China desacelerou em julho, em grande parte devido à demanda mais fraca por híbridos, à medida que os reguladores do maior mercado automotivo do mundo reprimem uma guerra de preços que prejudicou todo o setor.

As vendas aumentaram 6,9% em relação a julho de 2024, para 1,85 milhão de carros, número que ficou abaixo do aumento anual de 18,6% em junho, mostram dados da Associação de Carros de Passageiros da China nesta sexta-feira, 8.

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O crescimento das vendas de veículos de energia nova, incluindo elétricos puros e híbridos plug-in, também desacelerou para 12% em relação aos 29,7% de junho, mas ainda assim superou as vendas de carros a gasolina pelo quinto mês consecutivo.

A demanda por híbridos continuou a enfraquecer, com as vendas de híbridos plug-in e de alcance estendido combinadas caindo 3,6% ante o mesmo mês no ano passado, conforme os avanços na tecnologia de baterias e na infraestrutura de carregamento aliviaram a ansiedade em relação ao alcance dos EVs puros.

A tendência impulsionou os fabricantes de veículos elétricos, como Leapmotor, Xiaomi e Xpeng , que registraram vendas recordes em julho, mas pesou sobre empresas como BYD e Li Auto, que dependiam dos híbridos para a maior parte de suas vendas e lucros gerais.

A BYD viu as vendas de veículos caírem no país asiático pelo terceiro mês consecutivo em julho, com uma queda de 12% em relação ao ano anterior, enquanto sua participação no segmento de veículos de energia nova diminuiu para 27,8%, em comparação aos 35,4% de um ano atrás. Suas entregas globais, no entanto, subiram no mês passado, apoiadas por um aumento nas remessas para o exterior, que representaram mais de 20% do total de vendas.

BYD Song Pro GS 2026 (Foto: divulgação)

A empresa chinesa, líder da iniciativa de redução de preços do setor, registrou queda na produção em julho pela primeira vez em 17 meses. A Li Auto, um dos poucos fabricantes chineses de veículos elétricos, juntamente com a BYD informaram que houve um declínio de 40% nas vendas anuais no mês passado.

A pioneira em híbridos de alcance estendido recentemente renovou sua linha de SUVs elétricos puros, introduzindo especificações premium a preços competitivos.

Embora tenha enfrentado queda significativa, a indústria automobilística tem sido fundamental na campanha de Pequim contra a concorrência excessiva em setores que enfrentam excesso de capacidade e guerras de preços prolongadas.

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