Apostando na tradição de séries especiais ligadas a grandes festivais, a Volkswagen lança a Amarok Barretos 70, comemorativa da 70ª edição da Festa do Peão de Barretos, que acontece entre 21 e 31 de agosto. Serão só 200 unidades, todas numeradas, com cor inédita Cinza Moonstone, adesivos e logos do evento espalhados pela carroceria.
A versão parte da Extreme e adiciona capota marítima, amortecedor na tampa da caçamba, tapetes de borracha e plaqueta numerada ao lado da alavanca de câmbio. Na lateral, o adesivo celebra os 70 anos do evento.
De olho no agro: VW lança série especial Amarok V6 Barretos
Foto de: Volkswagen
De resto, mantém tudo que a Extreme já entrega – rodas de 20 polegadas, pedaleiras esportivas, retrovisores pretos, estribos e santantonio com badge “Extreme”. A cor Cinza Moonstone, que até agora só aparecia no Nivus e na Saveiro, estreia na picape.
O motor segue o V6 3.0 turbodiesel de 258 cv (272 cv com overboost) e 59,1 kgfm, já adaptado às normas Proconve L8. O Câmbio automático tem oito marchas, enquanto a tração é integral 4motion. Nas medidas, possui comprimento de 5.350 mm, largura de 1.954 mm (ou 2.220 mm com espelhos), altura de 1.834 mm e distância entre eixos de 3.097 mm.

Série será baseada na versão Extreme e será limitada em 200 unidades
Foto de: Volkswagen
A Volkswagen não levará só a Amarok comemorativa para Barretos. No estande, estarão Tera, Nivus e T-Cross, além do Trio Agro, composto por Polo Robust, Saveiro Robust e Amarok. O público ainda encontra o Labirinto Elétrico, um desafio cronometrado que pode garantir convite para o camarote, e a Hípica VW, espaço onde será possível fazer um test-drive na Amarok V6.

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Fonte: @_canaltechnocars
Nova geração já está em testes e será híbrida
Enquanto aproveita a festa para colocar a Amarok atual no centro das atenções, a Volkswagen já trabalha nos bastidores na sucessora da picape. A nova geração, prevista para 2027, terá motorização híbrida e será fruto de um projeto conjunto com a chinesa SAIC, usando como base a Maxus Interstellar X. A produção será na fábrica de General Pacheco, na Argentina, com investimento de US$ 580 milhões.
Batizada internamente de “Amarok South America”, a nova picape deixa de ser um projeto 100% Volkswagen para adotar plataforma, mecânica e parte do desenho da parceira chinesa. A arquitetura permitirá motores a gasolina, diesel, híbridos e até elétricos – mas o foco declarado da marca é a eletrificação, o que deve aposentar o V6 turbodiesel.

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Fonte: Placa Verde
Flagras recentes no Brasil e na Argentina mostram que a carroceria mantém o porte robusto da Interstellar X, com lanternas verticais em LED cortando a caçamba e dimensões que se aproximam das picapes grandes, como a Ram 1500.
A grande questão agora é até onde a Volkswagen vai conseguir imprimir identidade própria nessa adaptação. Por enquanto, os protótipos flagrados sugerem poucas mudanças visuais, com faróis, grade e rodas praticamente idênticos aos da Maxus. Caso o visual da versão final se mantenha próximo ao da Interstellar X, a nova Amarok poderá repetir a estratégia já adotada pela Fiat com a Titano, cujo design é praticamente idêntico ao de sua equivalente chinesa, além da versão vendida pela Peugeot.