Responsável por 8,6% de todos os 229.948 veículos emplacados no Brasil em julho – no mês anterior este percentual havia sido de quase 10% -, o segmento de sedãs registrou nova retração de acordo com a Fenabrave. Foram 19.836 unidades das cinco categorias somadas, quase 21% a menos do que há um ano (25.063). Em relação a junho (19.575), a evolução foi bastante discreta (+1,3%).
Na faixa de maior volume, o VW Virtus (3.863) liderou pelo 2º mês seguido e pela 3ª vez em 2025 graças ao seu melhor desempenho desde dezembro de 2019 (4.069). Com a forte retração do Onix Plus (3.108, -36%), a diferença a favor do Chevrolet no acumulado do ano agora é de pouco mais de 3,6 mil unidades. Vale destacar que a versão recém-reestilizada do modelo da GM pode ser um possível trunfo na briga pela posição de honra até dezembro.
Chevrolet Onix Plus teve forte retração (3.108, -36%)
|
Sedãs Compactos |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VW VIRTUS |
21036 |
3863 |
3719 |
2906 |
27,53% |
26,76% |
3,87% |
32,93% |
|
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
24667 |
3108 |
3494 |
4864 |
22,15% |
25,14% |
-11,05% |
-36,10% |
|
3º |
HYUNDAI HB20S |
17569 |
2638 |
2241 |
3048 |
18,80% |
16,12% |
17,72% |
-13,45% |
|
4º |
FIAT CRONOS |
16446 |
1894 |
1919 |
2603 |
13,50% |
13,81% |
-1,30% |
-27,24% |
|
5º |
HONDA CITY |
9928 |
1565 |
1453 |
1701 |
11,15% |
10,45% |
7,71% |
-8,00% |
|
6º |
NISSAN VERSA |
6297 |
930 |
949 |
1327 |
6,63% |
6,83% |
-2,00% |
-29,92% |
|
7º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3942 |
31 |
122 |
2291 |
0,22% |
0,88% |
-74,59% |
-98,65% |
|
8º |
VW VOYAGE |
5 |
1 |
1 |
1 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
0,00% |
|
|
|
99890 |
14030 |
13898 |
18741 |
100,00% |
100,00% |
0,95% |
-25,14% |

Hyundai HB20S (2.638) abriu vantagem em relação ao Cronos (1.894) no acumulado do ano
Foto de: Thiago Moreno
Da 2ª posição em diante, nenhum modelo teve evolução nas vendas. Líder em maio, o Hyundai HB20S (2.638) abriu vantagem em relação ao Cronos (1.894) no acumulado do ano – o Fiat, vale ressaltar, completou seis meses seguidos abaixo dos 3 mil emplacamentos. Fechando o top 5, o Honda City foi o preferido por 1.565 consumidores.
|
Sedãs Médios |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
TOYOTA COROLLA |
21570 |
3170 |
3004 |
3498 |
67,33% |
64,59% |
5,53% |
-9,38% |
|
2º |
BYD KING |
7219 |
964 |
797 |
592 |
20,48% |
17,14% |
20,95% |
62,84% |
|
3º |
NISSAN SENTRA |
2916 |
401 |
524 |
724 |
8,52% |
11,27% |
-23,47% |
-44,61% |
|
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1116 |
126 |
269 |
1 |
2,68% |
5,78% |
-53,16% |
12500,00% |
|
5º |
HONDA CIVIC |
999 |
22 |
31 |
146 |
0,47% |
0,67% |
-29,03% |
-84,93% |
|
6º |
VW JETTA |
474 |
14 |
23 |
245 |
0,30% |
0,49% |
-39,13% |
-94,29% |
|
7º |
GAC AION ES |
11 |
9 |
2 |
0 |
0,19% |
0,04% |
350,00% |
– |
|
8º |
CHEVROLET CRUZE |
5 |
1 |
0 |
27 |
0,02% |
0,00% |
– |
-96,30% |
|
9º |
JAC E-J7 |
2 |
1 |
1 |
1 |
0,02% |
0,02% |
0,00% |
0,00% |
|
|
|
34312 |
4708 |
4651 |
5234 |
100,00% |
100,00% |
1,23% |
-10,05% |

Toyota Corolla (3.170) perdeu quase 10% dos compradores de 2024
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Dono de mais de 2/3 das vendas entre os sedãs médios, o líder Toyota Corolla (3.170) perdeu quase 10% dos compradores de 2024. Com uma 2ª posição no acumulado cada vez mais consolidada, o BYD King (964) avançou mais de 60% nos últimos doze meses. Em seu 2º mês no mercado, o chinês GAC Aion S emplacou apenas 9 unidades.
|
Sedãs Grandes |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
HONDA ACCORD |
161 |
18 |
17 |
11 |
94,74% |
100,00% |
5,88% |
63,64% |
|
2º |
VW PASSAT |
3 |
1 |
0 |
0 |
5,26% |
0,00% |
– |
– |
|
|
|
164 |
19 |
17 |
11 |
100,00% |
100,00% |
11,76% |
72,73% |

Série 3 (387) completou 71 meses seguidos no topo entre os médios premium
Foto de: BMW
Com 87 unidades a mais do que o BYD Seal (300), o BMW Série 3 (387) completou 71 meses seguidos no topo entre os médios premium. Terceiro, o Mercedes-Benz Classe C (133) segue distante da briga, com queda de quase 40% frente a 2024. Já com nova geração lançada na Europa, o “velho” Mercedes-Benz CLA (98) ainda mostra algum fôlego por aqui.
|
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2485 |
387 |
351 |
401 |
39,17% |
37,90% |
10,26% |
-3,49% |
|
2º |
BYD SEAL |
1717 |
300 |
322 |
221 |
30,36% |
34,77% |
-6,83% |
35,75% |
|
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
801 |
133 |
119 |
220 |
13,46% |
12,85% |
11,76% |
-39,55% |
|
4º |
MERCEDES-BENZ CLA 200 |
396 |
98 |
78 |
63 |
9,92% |
8,42% |
25,64% |
55,56% |
|
5º |
AUDI A3 SEDAN |
320 |
56 |
44 |
30 |
5,67% |
4,75% |
27,27% |
86,67% |
|
6º |
AUDI A5 |
121 |
7 |
5 |
35 |
0,71% |
0,54% |
40,00% |
-80,00% |
|
7º |
BMW I4 |
32 |
6 |
1 |
16 |
0,61% |
0,11% |
500,00% |
-62,50% |
|
8º |
AUDI A4 |
103 |
1 |
6 |
12 |
0,10% |
0,65% |
-83,33% |
-91,67% |
|
|
|
5975 |
988 |
926 |
998 |
100,00% |
100,00% |
6,70% |
-1,00% |

Entre os mais sofisticados, Porsche Panamera (37) chegou ao 7º mês seguido sem qualquer concorrência direta
Foto de: Porsche
Já entre os modelos mais sofisticados, o Porsche Panamera (37) chegou ao 7º mês seguido sem qualquer concorrência direta. Vice em abril e maio, o Lexus ES (15) retomou a posição em julho, com o BMW Série 5 (11) completando o pódio com queda de mais de 66%. Três modelos elétricos – Zeekr 001 (8), Audi A6 e-tron (5) e BMW i5 (5) vieram na sequência.
|
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
JUL/25 |
JUN/25 |
JUL/24 |
% JUL 25 |
% JUN 25 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
PORSCHE PANAMERA |
260 |
37 |
30 |
16 |
40,66% |
36,14% |
23,33% |
131,25% |
|
2º |
LEXUS ES |
95 |
15 |
10 |
10 |
16,48% |
12,05% |
50,00% |
50,00% |
|
3º |
BMW SÉRIE 5 |
100 |
11 |
16 |
33 |
12,09% |
19,28% |
-31,25% |
-66,67% |
|
4º |
ZEEKR 001 |
105 |
8 |
10 |
0 |
8,79% |
12,05% |
-20,00% |
– |
|
5º |
AUDI A6 E-TRON |
5 |
5 |
0 |
0 |
5,49% |
0,00% |
– |
– |
|
6º |
BMW I5 |
22 |
5 |
4 |
5 |
5,49% |
4,82% |
25,00% |
0,00% |
|
7º |
BMW I7 |
17 |
3 |
3 |
4 |
3,30% |
3,61% |
0,00% |
-25,00% |
|
8º |
PORSCHE TAYCAN |
35 |
3 |
1 |
4 |
3,30% |
1,20% |
200,00% |
-25,00% |
|
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
65 |
2 |
8 |
2 |
2,20% |
9,64% |
-75,00% |
0,00% |
|
10º |
BYD HAN |
3 |
1 |
0 |
4 |
1,10% |
0,00% |
– |
-75,00% |
|
11º |
MERCEDES-BENZ EQS |
3 |
1 |
1 |
1 |
1,10% |
1,20% |
0,00% |
0,00% |
|
|
|
710 |
91 |
83 |
79 |
100,00% |
100,00% |
9,64% |
15,19% |
Fonte: Fenabrave