Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • BMW já estuda rival para o Mercedes-Benz Classe G em 2029

BMW já estuda rival para o Mercedes-Benz Classe G em 2029

Por mais de quatro décadas, o Mercedes-Benz Classe G reinou praticamente sozinho no universo dos SUVs de luxo com verdadeiro DNA off-road. Nesse período, o icônico 4×4 de linhas quadradas tornou-se um símbolo de robustez e longevidade, com versões que vão do extremo na capacidade fora de estrada até configurações voltadas para a esportividade.

Esse sucesso, claro, nunca passou despercebido pela concorrência, mas até agora a BMW nunca havia feito um movimento sério para entrar nesse território. Isso pode estar prestes a mudar. De acordo com informações recentes, a marca alemã prepara um novo projeto para enfrentar diretamente o Classe G, conhecido internamente pelo codinome G74.

Segundo a Automotive News Europe, o novo SUV deve entrar em produção no segundo semestre de 2029, na fábrica da BMW em Spartanburg, nos Estados Unidos. O mercado, inclusive, deve ser o principal destino do modelo. A base será uma versão profundamente modificada da plataforma CLAR, utilizada atualmente pelo X5, adaptada para uso extremo fora de estrada.

Design e mecânica

A expectativa é que o G74 adote um visual robusto, com formas quadradas e musculosas, inspirado em alguns traços do polêmico BMW XM, mas com proporções e soluções próprias para transmitir resistência. A mecânica deve ficar restrita a motores a combustão e híbridos plug-in, deixando a eletrificação total para mais adiante, já que o mercado para SUVs elétricos desse tipo ainda é limitado.

O próprio Classe G prova isso: sua versão elétrica vem enfrentando dificuldades para engrenar. Em junho, um executivo da Mercedes-Benz admitiu que o modelo “era um fracasso”. Em um ano de vendas, foram apenas 1.450 unidades, contra cerca de 9.700 exemplares das versões a gasolina e a diesel — quase sete vezes mais.



BMW XM

O BMW XM, por sua vez, também não atingiu o volume esperado pela marca. O novo G74 deverá substituí-lo como o SUV mais sofisticado e imponente da linha, mas sem seguir a nomenclatura tradicional “X” acompanhada de um número, já que o X7 continuará como maior SUV convencional da marca. Um nome inédito está em estudo, já que a BMW não possui uma divisão off-road que justifique uma sigla específica.

Concorrência pesada

Entrar nesse segmento não será tarefa fácil. Os clientes do Classe G e do Land Rover Defender são extremamente fiéis, comprando muitas vezes mais por paixão e status do que por necessidade. Ainda assim, a BMW vê espaço para uma alternativa própria, especialmente em um momento em que marcas de luxo investem pesado em SUVs grandes e de visual quadrado. Há inclusive chances de o G74 ganhar uma versão esportiva M, repetindo a fórmula do Classe G AMG, que une luxo e desempenho no mesmo pacote.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Sprint Race GP de São Paulo de F1: os resultados

O caos se instaurou na corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1, com…

GTA jamais sairá dos EUA, diz co-fundador da série

Se você é fã da franquia Grand Theft Auto, provavelmente já sonhou com um jogo…

GPIX era mostra da nova GM no Brasil, mas virou o Agile

Há alguns dias, relembramos a fase em que vivia a General Motors no país com…