Search
Close this search box.
  • Home
  • Lançamentos
  • VW Nivus de nova geração aparece maior e pode ter motor híbrido

VW Nivus de nova geração aparece maior e pode ter motor híbrido

Não faz muito tempo que a Volkswagen do Brasil atualizou seus principais produtos na categoria de SUVs compactos. Era preciso arrumar a casa para a chegada do novo Tera, que estreou no início de 2025. Ainda sim, há quem diga que o modelo e os atuais Nivus e T-Cross estão muito próximos em proposta e motorização. Isto deve mudar em breve.

O primeiro passo foi dado ainda em 2024, quando a Volks confirmou um pacote de R$ 16 bilhões em investimentos no país até 2028. O Tera foi a primeira entrega desse plano, mas a lista é mais longa. E os indícios de que vem novidade para Nivus e T-Cross ficaram claros em flagras feitos pelo perfil @placaverde, que registrou uma mula do SUV cupê rodando pelo interior de São Paulo, escondido sob camuflagem na frente e atrás e com adaptações estruturais.

 

As imagens entregam pistas interessantes. O eixo traseiro parece mais largo do que no modelo atual, detalhe que fica evidente nos para-lamas maiores. Isso pode indicar a adoção da nova base MQB Hybrid, já confirmada para produção por aqui, ou até uma versão adaptada da MQB-A0 atual misturada com soluções do próximo T-Roc europeu, que estreia em breve.

Com a nova plataforma, Nivus e T-Cross tendem a avançar em vários pontos. Espaço interno deve melhorar, recursos de condução autônoma ficarão mais refinados e, principalmente, haverá espaço para eletrificação em diferentes níveis. A ideia é que os dois se afastem de vez do Tera e assumam um papel mais tecnológico dentro da linha nacional da marca.



Na parte mecânica, o primeiro motor previsto é o 1.5 eTSI, um híbrido-leve que deve aposentar o atual 1.4 TSI. Esse conjunto praticamente não mudou muito desde que chegou ao Brasil e já sofre com calibrações mais conservadoras para atender ao Proconve. A nova opção chega para manter o desempenho, mas com emissões mais controladas.

Além dele, há planos de um sistema híbrido pleno, parecido com o que a Toyota já oferece no Corolla. Essa tecnologia deve estrear primeiro no novo T-Roc europeu até 2026, para depois ser adaptada à MQB Hybrid. Como os investimentos por aqui vão até 2028, a chance é grande de Nivus e T-Cross já nascerem com essa configuração HEV. Além dos dois SUVs, provavelmente o veremos também na picape anti-Toro.



Novo Volkswagen T-Roc, um teaser no Instagram

Teaser do próximo VW T-Roc 

Foto de: Volkswagen

Essa tecnologia tem uma força considerável no mercado brasileiro, principalmente pelos Toyota Corolla Cross e Corolla sedã que já contam com ela há anos. O sistema híbrido pleno não tem carregamento externo e exige menos adaptações na rotina do comprador. Até mesmo o visual do T-Cross e Nivus podem ter muita referência neste novo T-Roc.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…