Sobrevivendo desde o fim de 2024 apenas com estoques, os compactos Yaris Hatchback e Yaris Sedan já não aparecem mais na tabela de preços dos modelos oferecidos pela Toyota no Brasil. A confirmação não chega a ser uma surpresa, já que a fabricante vinha se preparando há alguns meses para lançar um SUV de entrada em substituição aos dois.
Lançada em meados de 2018 como opção mais refinada que o Etios e mais compacta que o Corolla, a linha Yaris chegou ao país com a missão de disputar espaço entre os compactos considerados “premium”. Nunca ofereceu motorizações 1.0, partindo sempre dos 1.3 16V e 1.5 16V — os mesmos utilizados no Etios.
Desde os primeiros anos, porém, os modelos não se destacaram nas vendas. Em 2024, por exemplo, o hatch registrou apenas 21.945 unidades, enquanto o Chevrolet Onix alcançou 97.505 emplacamentos, cerca de 75,5 mil a mais.

35
Fonte: Motor1.com
Compactos darão lugar ao Yaris Cross
Revelado originalmente na Ásia em maio de 2023, o SUV compacto mede 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e tem entre-eixos de 2.620 mm. Ele utiliza a plataforma DNGA, uma derivação da TNGA (usada no Corolla) voltada a modelos mais acessíveis desenvolvidos pela Daihatsu.
No mercado internacional, o Yaris Cross é oferecido com motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm de torque nas versões de entrada, além de uma opção híbrida que combina um motor a combustão de 80 cv com um elétrico de 90 cv.

Foto de: Instagram
Produzido em Sorocaba (SP), o modelo será posicionado abaixo do Corolla Cross e terá ao menos uma versão híbrida flex. O projeto é fruto de um investimento de R$ 1,63 bilhão nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz (SP). Esta última ficará responsável pela produção dos motores nacionais.
A KINTO, serviço de assinatura e locação da marca, já antecipou detalhes da estratégia de lançamento do SUV. Em comunicado que celebrou cinco anos de operação no Brasil, a empresa informou que oferecerá com exclusividade o novo Yaris Cross para aluguel e assinatura, “modelo SUV híbrido flex compacto da Toyota, que será lançado no mercado brasileiro em outubro deste ano, reforçando o papel protagonista com serviços que priorizam o uso do veículo conforme as diferentes necessidades em mobilidade”.

Foto de: Instagram
Ou seja, o novo Toyota Yaris Cross não estará disponível em locadoras tradicionais ou em outros serviços de assinatura fora da KINTO. Isso deve reduzir ainda mais os números de vendas diretas do SUV, que já são baixos no caso dos produtos da Toyota e representam cerca de metade de todos os emplacamentos no Brasil em 2025.