A britânica Jaguar está passando atualmente pela maior mudança em seus 90 anos de história. Caso você não se lembre, a montadora tomou uma decisão bem radical nos últimos meses de encerrar a produção de todas os seus modelos e subir de categoria, com planos de introduzir um novo veículo – um luxuoso sedã elétrico – em 2026. Ele será mais caro e mais capaz do que qualquer Jaguar anterior. E também será mais escasso.
“Temos expectativas de volume muito realistas”, afirma Brandon Baldassari, diretor da Jaguar na América do Norte. “Esse não é um segmento de volume, portanto, não é como se fôssemos vender um milhão desses modelos. Eles serão raros – quando você vir um, será uma ocasião especial.”
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Fonte: Jaguar
Revelado como um conceito em 2024 e batizado de Type 00, o novo elétrico da Jaguar aposta em proporções ousadas e em um design quase alienígena de tão futurista. O protótipo tinha só duas portas, mas a versão de produção será um sedã de verdade, com quatro portas e quatro assentos. Baldassari garante que o modelo final não perderá a essência visual do conceito.
“Nossos volumes estão diminuindo, então, naturalmente, não precisamos de tantos revendedores”, disse Baldassari ao Motor1 durante o exclusivíssimo The Quail, evento VIP de alto padrão realizado na Monterey Car Week, na Califórnia (EUA). “Alguns de nossos varejistas estão devolvendo voluntariamente suas franquias. Talvez porque o mercado deles não seja forte em elétricos, ou talvez porque simplesmente não acreditem no que estamos propondo.”

Foto de: Jaguar

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‘Eles serão raros – quando você vir um, será uma ocasião especial’.
No futuro, a Jaguar pretende se apoiar em margens de lucro altas por carro, em vez de tentar empurrar volumes. Para Baldassari, tentar repetir a receita de F-Pace e XE foi um erro. “Competir em pagamentos não é luxo. Não é onde precisamos estar. Somos melhores quando cobramos o preço que queremos, não fazemos descontos, produzimos pouco e vendemos com escassez. É assim que conseguimos um negócio realmente saudável.”
Para os clientes fiéis da marca, o choque vai ser pesado. O executivo admite que o preço médio das transações da Jaguar deve dobrar, saltando de US$ 65.000 para cerca de US$ 130.000. E não demonstra preocupação com essa escalada, já que conta com a rede que hoje vende Range Rover de US$ 200.000 “o dia inteiro”.

Foto de: Jaguar
Para os clientes fiéis da Jaguar, haverá um choque significativo. Baldassari espera que o preço médio das transações da empresa dobre, passando de US$ 65.000 para cerca de US$ 130.000. Mas ele não está preocupado em encontrar compradores, graças à associação da Jaguar com a Range Rover.
“Venderemos este carro por meio das concessionárias [Jaguar-Land Rover], que vendem Range Rovers de US$ 200.000 o dia todo”, disse Baldassari à Motor1. “Eles conhecem esse cliente e sabem como tratá-lo. Eles entendem esse cliente. Portanto, achamos que temos uma ótima rede de parceiros de varejo.”

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Ainda assim, resta saber se essa base de compradores será suficiente para sustentar os novos planos da Jaguar. O espaço de veículos elétricos de luxo é o mais disputado do setor, dependendo muito do design e da tecnologia do interior para vender carros, já que os trens de força elétricos concorrentes tendem a ter a mesma sensação ao volante.