Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • Ex-Honda, marca indiana ajudará Harley-Davidson a ter motos mais baratas

Ex-Honda, marca indiana ajudará Harley-Davidson a ter motos mais baratas

Você pode não conhecer a indiana Hero MotoCorp, mas a montadora foi parceira da Honda por décadas naquele país e é atualmente a maior fabricante de motocicletas do mundo em volume. Mas quem diria que ela seria a única a tornar motos Harley-Davidson menos caras e atrairia um número muito maior de compradores?

Foi exatamente isso que aconteceu com a X440, a motocicleta desenvolvida em conjunto com a Harley-Davidson que foi lançada na Índia em 2023. Ela tinha um motor monocilíndrico de 440 cm3 refrigerado a óleo e ar que produzia cerca de 27 cv de potência em um pacote pensado para uso no mundo real e para os bolsos do mundo real.

Ela fez seu trabalho. A X440 abriu as portas da Harley para os motociclistas que nunca teriam condições de comprar nada da marca antes, especialmente em um mercado dominado por empresas como a Royal Enfield e a Jawa Yezdi. A Hero até pegou a plataforma e fez sua própria versão, a Mavrick 440 (sim, sem o E). O mesmo motor básico, com emblema e estilo diferentes. Era uma ideia sólida no papel, mas a Mavrick nunca decolou de verdade e a Hero parou de fabricá-la discretamente há pouco tempo.

Ninguém deu um motivo oficial, mas diz-se que a demanda simplesmente não existia. Agora, a plataforma 440 está prestes a receber outra injeção de ânimo. Durante a primeira teleconferência trimestral com investidores da Hero no início deste mês, a gerência disse aos analistas que um novo modelo da Harley-Davidson seria lançado antes do final de setembro. Nenhum comunicado à imprensa ainda, nenhuma foto teaser, apenas um claro “está chegando” dos chefões da marca. Um palpite? Poderemos estar no aguardo de uma versão de rua mais esportiva.



Harley-Davidson apresenta a X440 na Índia

A X440 tem um motor dócil e rico em torque, mas um pouco mais de potência máxima, um acelerador mais afiado ou até mesmo uma relação de transmissão final diferente poderia dar a ela um impulso extra. Outra possibilidade é um roadster retrô com um pequeno para-brisa e ergonomia ajustada, ou talvez uma estradeira leve que esteja pronta para bolsas macias e longos dias na sela. 

Seja qual for o resultado, a grande questão é se essa motocicleta continuará sendo uma peça indiana ou se tornará global. No papel, uma Harley de 440 cm3 com tecnologia moderna e preço acessível poderia se dar bem no sudeste da Ásia, em partes da Europa e na América Latina. No Brasil, sua moto mais barata é a Street Bob, por R$ 119.950.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…