O que parecia óbvio finalmente foi confirmado. A Stellantis anunciou a chegada dos próximos veículos híbridos-flex do grupo, que serão lançados pela marca Peugeot no Brasil. A primazia veio com os Fiat Pulse e Fastback dotados no motor T200 Hybrid, que conta com um sistema de eletrificação híbrido leve. Era só uma questão de tempo até a solução aparecer em outras marcas da Stellantis no Brasil que compartilham esse propulsor.
Com lançamento confirmado para o próximo mês, os novos Peugeot 208 e 2008 serão equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pela Stellantis. Assim como nos modelos Fiat, a dupla deverá contar com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros entregando até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sendo atrelado a um câmbio automático CVT.
48
Fonte: Motor1.com
A diferença é que, com o Bio-Hybrid, substitui-se o motor de partida e o alternador por um BSG (Belt Starter Generator), motor elétrico acionado por correia que faz as duas funções e ainda auxilia o motor a combustão em acelerações para reduzir a emissão de poluentes e consumo. Os carros dotados dessa tecnologia ainda contam com uma bateria de 12V adicional à convencional, mas de íons de lítio, para alimentar o motor elétrico.
“Com os novos Peugeot 208 e 2008 equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, reafirmamos o protagonismo da Stellantis em inovação e tecnologia na nossa região. Seguimos, assim, com a oferta de produtos e soluções que atendem aos desejos do consumidor e as necessidades do mercado. Este movimento contribui decisivamente para a descarbonização da mobilidade em nosso país, impulsionando a evolução do setor automotivo, intensificando o processo de nacionalização da eletrificação e fortalecendo as bases da indústria nacional”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul.

Flagra: Peugeot 2008 com motor de Pulse e Fastback Hybrid
Foto de: @placaverde
Os motores que equiparão os futuros Peugeot 2008 e 208 eletrificados serão fabricados no Polo Automotivo de Betim (MG), de onde já saem os T200 Hybrid para os modelos da Fiat. O lançamento em setembro vem de encontro a uma série de flagras do SUV 2008 que, visualmente, deve adotar apenas um emblema indicando a eletrificação, assim como acontece nos Pulse e Fastback Hybrid.