Search
Close this search box.
  • Home
  • Lançamentos
  • para quem acha que já não há mais esportivos como antigamente

para quem acha que já não há mais esportivos como antigamente

Em um mundo dominado pela tecnologia e pelo conforto, ainda há empresas que prestam homenagem às “corridas de verdade” e a pilotos lendários como Ayrton Senna. No recente Concours d’Elegance de Pebble Beach, na Califórnia, escondido entre modelos clássicos e protótipos vanguardistas, havia um novo carro britânico fora de série e com pedigree de Fórmula 1: o Nichols N1A Icon 88.

O nome “Nichols” não diz muito à maioria, mas merece nossa atenção. O carro foi desenvolvido por Steve Nichols, o engenheiro responsável pelo lendário McLaren MP4/4, pilotado por Ayrton Senna e Alain Prost na avassaladora temporada de 1988 (a escuderia britânica venceu 15 dos 16 GPs daquele ano).

Tecnicamente, o N1A é uma barchetta de corrida apta a andar nas ruas. Sua estrutura é um quadro tubular de alumínio que abriga, logo atrás do piloto, um V8 aspirado de 7,0 litros. Desenvolvido a partir do small-block LS3 da General Motors (usado nos Corvette e Camaro entre 2008 e 2015), o motor é completamente revisado com componentes de preparação: pistões, bielas, sistema de cárter seco e corpos de borboleta individuais. O resultado são 650 cv, enviados às rodas traseiras por um câmbio manual de seis marchas, tipo transaxle, fornecido pela italiana Graziano.

O número mais impressionante é o peso: apenas 900 kg, muito por conta da carroceria de fibra de carbono com grafeno, material que vem da Fórmula 1. Isso se traduz em uma relação peso-potência de 1,38 kg/cv, valor digno de um carro de corrida (para comparação, o atual Porsche 911 Carrera GT3 tem relação de 2,90 kg/cv).



Inspiração - o McLaren M1A dos anos 60 (1)

Inspiração – o McLaren M1A dos anos 60 (1)

Foto de: Jason Vogel

Inspirado no primeiro McLaren

O design externo remete diretamente ao McLaren M1A, primeiro carro criado por Bruce McLaren em 1963 para a Can-Am, mas a aerodinâmica do N1A foi refinada no túnel de vento da MIRA (Motor Industry Research Association, na Inglaterra) para atingir o equilíbrio ideal entre downforce e arrasto.

A suspensão adota esquema de duplo braço oscilante, com componentes de competição. Foi desenvolvida por Richard Hurdwell, engenheiro com longa experiência na Lotus. Pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, em aros de 19″ na frente e 20″ atrás, garantem aderência de alto nível.

O resultado? Uma sensação de condução analógica e sem filtros, feita para quem deseja sentir cada centímetro da pista. Auxílios eletrônicos são mantidos ao mínimo: controle de tração é de série, enquanto ABS e direção assistida estão disponíveis apenas como opcionais.

O cockpit claramente se inspira no McLaren MP4/4, com posição de condução totalmente reclinada, banco único e alavanca de câmbio que lembra a usada por Ayrton Senna. Instrumentos analógicos, comandos em alumínio usinado e acabamento em couro de primeira criam um ambiente focado e sem distrações — tudo pensado para o piloto.



Nichols N1A Icon 88 (4)

Foto de: Jason Vogel

Tiragem limitada

O N1A é o modelo de estreia da Nichols Cars, empresa fundada em 2017 por Steve Nichols e pelo CEO John Minett. A missão é construir um esportivo puro e emocionante — uma combinação de design clássico com engenharia moderna de precisão. Pode-se dizer que o N1A é um McLaren M1A legalizado para as ruas, mas com foco em track days, oferecendo uma experiência mais envolvente que a maioria dos esportivos modernos.

Os primeiros 15 exemplares levam o sobrenome “Icon 88”, homenageando cada uma das 15 vitórias conquistadas pelo McLaren MP4/4 durante a temporada de F1 de 1988. É uma referência não apenas ao legado de engenharia de Nichols, mas a uma das eras mais fantásticas da história da Fórmula 1.

O preço dos carros dessa série inicial no Reino Unido deve girar em torno de £ 375 mil (o equivalente a R$ 2,7 milhões), mas a empresa afirma que os exemplares seguintes serão consideravelmente mais acessíveis, evitando concorrer com hipercarros multimilionários. A produção total será limitada a 100 unidades.

Nos Estados Unidos, o Nichols será enquadrado na legislação para pequenos fabricantes, mais frouxa em relação a exigências de segurança. Se o N1A tiver boa aceitação, a nova marca planeja ampliar sua gama com projetos de filosofia semelhante: carros potentes, leves, voltados para pista, mas homologados para rodar nas ruas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…