As vendas de carros novos em todo o mundo são fortemente influenciadas pelas condições macroeconômicas e pelas tendências do setor. Os consumidores tendem a comprar mais veículos quando o crédito é facilmente acessível e barato, ou quando o mercado oferece modelos que atendem às suas necessidades em constante mudança.
A lista dos 10 carros mais vendidos em um país é, portanto, um bom indicador da saúde do mercado de automóveis. Veja a seguir como os 10 modelos mais vendidos na Europa, nos EUA e na China evoluíram nos últimos 20 anos.
14
Europa: de hatchbacks a SUVs
Em 2005, o mercado europeu – considerando os 25 membros da União Europeia, mais o Reino Unido, a Noruega e a Suíça – era dominado por carros compactos, em especial por hatchbacks produzidos pelas principais marcas generalistas: Volkswagen, Opel/Vauxhall, Ford, Peugeot e Renault. Naquele ano, o Opel Astra liderou o ranking com quase 276.000 unidades vendidas no primeiro semestre, seguido pelos modelos concorrentes das outras grandes marcas.
Cinco anos depois, a situação ainda era semelhante. No entanto, já no primeiro semestre de 2015, o crescente interesse por SUVs estava começando a ser percebido. A segunda geração do Nissan Qashqai entrou no top 10, embora tenha ficado atrás dos compactos tradicionais.

Foto – Renault Clio E-Tech Hybrid (2023), teste de estrada
Em 2020, durante a fase mais aguda da pandemia, as vendas gerais caíram, mas os hatchbacks mantiveram a liderança: Golf, Clio, 208, Focus, Corsa e Polo ainda dominavam. O único SUV presente era o Renault Captur.
No primeiro semestre de 2025, metade da lista agora é composta por SUVs, confirmando a mudança que está ocorrendo. O Dacia Sandero se destacou como o carro mais vendido, apreciado acima de tudo por seu preço competitivo e confiabilidade no continente europeu.
| Dez mais vendidos na Europa | Unidades vendidas em 2005 (janeiro-junho) | Dez mais vendidos na Europa | Unidades vendidas em 2025 (janeiro-junho) |
| 1. Opel Astra | 275.814 | 1. Dacia Sandero | 128.842 |
| 2. Volkswagen Golf | 266.283 | 2. Renault Clio | 122.489 |
| 3. Ford Focus | 247.863 | 3. Peugeot 208 | 109.146 |
| 4. Peugeot 206 | 241.508 | 4. Volkswagen T-Roc | 106.118 |
| 5. Peugeot 307 | 210.135 | 5. Volkswagen Golf | 104.162 |
| 6. Renault Megane | 202.876 | 6. Volkswagen Tiguan | 97.508 |
| 7. Ford Fiesta | 180.641 | 7. Dacia Duster | 97.188 |
| 8. Renault Clio | 171.074 | 8. Peugeot 2008 | 96.378 |
| 9. Opel Corsa | 164.986 | 9. Citroen C3 | 95.891 |
| 10. Audi A4 | 145.433 | 10. Toyota Yaris Cross | 95.513 |

39
Fonte: Toyota
EUA: os sedãs cedem espaço
Nos Estados Unidos, uma das tendências mais marcantes dos últimos anos foi o declínio dos sedãs. No primeiro semestre de 2005, o ranking foi liderado pelo Ford F-150, como é tradição, mas incluiu nada menos que seis sedãs: Toyota Camry, Honda Accord, Toyota Corolla, Honda Civic, Nissan Altima e Chevrolet Impala. O único SUV presente era o Ford Explorer.
Cinco anos depois, o cenário ainda era semelhante: apenas um SUV, o Ford Escape, entrou no Top 10.
Em 2015, no entanto, a situação começou a mudar: tanto o Toyota RAV4 quanto o Honda CR-V entraram no ranking. Em 2020, o Chevrolet Equinox também chegou ao Top 10, acompanhado por uma quarta picape, a Toyota Tacoma. Nesse contexto, os sedãs da Nissan e da GM saíram da classificação.
Em 2025, embora o Ford F-150 tenha mantido a liderança, os SUVs, como o RAV4 e o CR-V, ultrapassaram muitas das picapes históricas em vendas. Além disso, o Tesla Model Y ficou em sétimo lugar. Em contrapartida, o Honda Accord, símbolo dos sedãs tradicionais, saiu do Top 10.

CHEVROLET IMPALA BLACKOUT CONCEPT
| As dez mais vendidas nos EUA | Unidades vendidas em 2005 (janeiro-junho) | As dez mais vendidas nos EUA | Unidades vendidas em 2025 (janeiro-junho) |
| 1. Ford F-150 | 265.052 | 1. Ford F-150 | 256.571 |
| 2. Toyota Camry | 216.607 | 2. Toyota RAV4 | 239.451 |
| 3. Chevrolet Silverado 1500 | 200.852 | 3. Honda CR-V | 212.561 |
| 4. Honda Accord | 176.232 | 4. Chevrolet Silverado 1500 | 169.678 |
| 5. Chevrolet Silverado | 161.153 | 5. Toyota Camry | 155.330 |
| 6. Toyota Corolla | 146.205 | 6. Toyota Corolla | 147.606 |
| 7. Honda Civic | 140.903 | 7. Tesla Model Y | 141.820 |
| 8. RAM 1500 | 134.709 | 8. Toyota Tacoma | 130.873 |
| 9. Nissan Altima | 130.476 | 9. Chevrolet Equinox | 129.889 |
| 10. Ford Explorer | 123.903 | 10. Honda Civic | 128.236 |

12
Fonte: Motor1.com
China: o declínio das marcas estrangeiras
O mercado chinês mostra uma profunda transformação: os consumidores abandonaram gradualmente as marcas estrangeiras. No primeiro semestre de 2015, as marcas não chinesas detinham 63% do mercado e ocupavam cinco das dez primeiras posições. Em 2020, a situação ainda era semelhante, com o Nissan Sylphy no topo.
Mas no período pós-pandemia, os fabricantes locais ganharam terreno, graças ao forte apoio do governo e à capacidade de desenvolver softwares e interfaces mais bem adaptados ao público chinês. No primeiro semestre de 2025, a participação de marcas estrangeiras caiu para 37%, e apenas dois modelos não chineses entraram no top 10.
| Top 10 na China | Unidades vendidas em 2015 (janeiro-junho) | Top 10 na China | Unidades vendidas em 2025 (janeiro-junho) |
| 1. Wuling Hongguang | 662.540 | 1. Geely Xingyuan | 198.870 |
| 2. Hyundai Elantra | 165.685 | 2. Tesla Model Y | 171.987 |
| 3. Haval H6 | 163.415 | 3. BYD Seagull | 171.936 |
| 4. Volkswagen Lavida | 152.152 | 4. BYD Qin | 171.845 |
| 5. Wuling Glory V | 150.476 | 5. Wuling Hongguang Mini | 168.049 |
| 6. Changan Honor | 145.412 | 6. Xiaomi SU7 | 145.724 |
| 7. Baojun730 | 141.405 | 7. Volkswagen Lavida | 140.563 |
| 8. Nissan Sylphy | 140.918 | 8. BYD Qin L | 137.391 |
| 9. Ford Focus | 133.859 | 9. BYD Song Plus | 126.667 |
| 10. Volkswagen Sagitar | 128.371 | 10. BYD Seal 06 | 123.332 |
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATODynamics.