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VW terá ajuda de chinesa para deixar seus carros mais eficientes

Depois de lançar uma colaboração estratégica com a Xpeng em 2023 na área de carros elétricos, a Volkswagen está dando mais um passo à frente e anunciando que também usará a arquitetura eletrônica desenvolvida em conjunto com a fabricante chinesa em seus modelos a combustão para o mercado chinês.

Essa medida representa um grande avanço para o grupo alemão, que tem como objetivo simplificar os sistemas eletrônicos, reduzir custos e diminuir o tempo de desenvolvimento dos veículos vendidos na China, em um ambiente cada vez mais competitivo, impulsionado por empresas locais de rápido crescimento.

Uma arquitetura para todos os motores

A arquitetura eletrônica conjunta, denominada China Electronic Architecture, é o resultado do trabalho entre a Xpeng, a Volkswagen Group China Technology Company (VCTC) e a divisão de software Cariad. Inicialmente concebida para os futuros modelos elétricos da Volkswagen que chegarão em 2026, ela agora também será usada em carros com motor de combustão interna, marcando uma novidade para o grupo alemão.

De acordo com a Volkswagen, essa plataforma avançada, baseada em três poderosos computadores, possibilitará a redução do número de unidades de controle em 30%, cortando o custo e a complexidade dos sistemas eletrônicos. O novo sistema também facilitará as atualizaçõesremotas e aproximará os carros das expectativas dos clientes chineses, que estão cada vez mais orientados para carros “definidos por software”.

“Acredito que a Volkswagen seja provavelmente o único fabricante global a adotar uma única plataforma eletrônica para todos os motores”, disse Charles Zhang, diretor de investimentos da Xpeng.



<p>Volkswagen ID. Aura</p>

Foto a: Volkswagen

A China continua sendo fundamental

Nos primeiros seis meses de 2025, 95,5% dos 1,3 milhão de carros vendidos pela VW na China eram de combustão interna, com apenas 4,5% representados por elétricos. A participação dos movidos por baterias caiu após um declínio anual de 35%, apesar dos grandes investimentos no setor. O Sagitar e o Passat, ambos movidos a gasolina, continuam sendo os modelos mais vendidos do grupo no país. 

O primeiro modelo da Volkswagen em uma plataforma compartilhada com a Xpeng chegará em 2026: ele será construído na nova CMP (China Main Platform), derivada da arquitetura Edward usada pela Xpeng para seu SUV elétrico G9. Uma primeira amostra já chegou com o ID. Aura, apresentado como um conceito no Salão do Automóvel de Xangai.

Além do compartilhamento de tecnologia, a Volkswagen e a Xpeng também iniciaram uma colaboração na infraestrutura de carregamento ultrarrápido na China, uma peça fundamental para competir com a BYD, a Tesla e outros gigantes locais.

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