A posição da marca Ram no Brasil sempre foi muito curiosa. Assim como a Jeep, a marca de utilitários do grupo Stellantis adquiriu um status bem mais premium do que costuma ter em outros mercados. Parte disto é culpa somente da oferta de picapes grandes em seus primeiros anos aqui. Algo que começou a mudar com o Rampage e deve mudar ainda mais com a próxima Dakota.
Se a Rampage nasceu com elementos de sua prima Toro mas apostando em mais sofisticação e refinamento no acabamento, o mesmo plano será utilizado para diferenciar a nova picape média da marca. A receita é lembrar o que já acontecia com a Dakota nos anos em que foi oferecida no Brasil ainda como Dodge, trazendo um produto mais próximo das picapes médias de topo, como Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Interior já apareceu em flagra
E como será este novo interior? Ao que tudo indica, o interior da Dakota será completamente diferente do da Titano. Apesar de compartilharem o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e câmbio automático de 8 marchas com tração 4×4, a nova Ram será mais refinada por dentro, com telas amplas, acabamento emborrachado e soluções mais próximas das picapes norte-americanas da marca.
Alguns meses atrás, o FCA Fan Brazil já havia publicado imagens de um interior semelhante ao da Changan Hunter, mas com logotipos escondidos. Com a estreia da Titano confirmando que ela manteve o painel antigo, ficou claro que esse visual mais moderno será exclusivo da Dakota. A cabine da picape da Ram deverá ser a mais sofisticada entre os modelos derivados do projeto KP2.
6
Fonte: Motor1 Argentina
Conceito já adiantou exterior
No dia 13 de agosto, a Ram do Brasil revelou oficialmente o visual da Dakota Nightfall Concept, depois de diversos flagras camuflados nas ruas. A apresentação aconteceu em São Paulo e confirmou que a nova picape terá um estilo próprio, mais alinhado com o restante da linha Ram.
A Dakota será fabricada em Córdoba, na mesma planta da Fiat Titano. A arquitetura, oriunda da chinesa Changan Hunter, também serve de base para modelos como a Peugeot Landtrek e, em alguns mercados, para a Ram 1200 — embora essa última seja basicamente um rebadge. A Dakota, por outro lado, aposta em uma frente exclusiva, caçamba com tampa redesenhada e conjunto óptico totalmente em LED.

Ram Dakota Nightfall Concept
Foto de: Motor1.com

Foto de: Motor1.com
Embora apresentada como conceito, a Nightfall já antecipa diversos elementos que devem estar na versão de produção. A grade com o nome Ram vazado ao centro, os faróis com assinatura superior iluminada e até o capô com tomadas de ar dão pistas claras da proposta visual.
Na traseira, o modelo traz lanternas em LED com novo formato, o nome Ram em destaque e iluminação adicional no santantônio esportivo. Já itens como guincho frontal, pneus de 33”, suspensão Fox® elevada e estepe exposto no Rambar dificilmente chegarão à versão de rua. O modelo final começará a ser produzido em dezembro, com chegada ao Brasil prevista para o início de 2026.