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Remando contra maré, Peugeot atualiza 308 na Europa

Vendido por aqui apenas em sua primeira geração, com direito a um facelift feito para a América Latina, o Peugeot 308 teve passagem breve pelo Brasil. A segunda até chegou a ser cogitada, mas diante da queda nas vendas dos hatches médios por aqui na última década, a marca desistiu e deixou poucas unidades com executivos. Tempos depois, esses carros acabaram destinados ao sucateamento.

Na Europa, a história é bem diferente. A atual, que representa a terceira geração, foi lançada em 2021 com grandes novidades visuais e tecnológicas para seguir encarando rivais como VW Golf e Opel Astra no segmento médio. Agora, quatro anos depois, o modelo recebe sua primeira atualização visual de meia-vida. As mudanças priorizam estilo, conectividade e eficiência energética, acompanhando o avanço da eletrificação.

A dianteira concentrou a maior parte das alterações. O 308 passa a contar com faróis divididos, com luzes diurnas e indicadores de direção na parte superior, enquanto os fachos principais ficam embutidos no para-choque. A grade frontal traz elementos tridimensionais pintados na cor da carroceria, em um padrão semelhante ao do SUV 3008.

O logotipo iluminado da Peugeot ocupa o centro da grade e deve se espalhar por outros modelos da marca. A frente é a mesma tanto no hatch quanto na perua 308 SW. A assinatura luminosa com três garras de LED se mantém em todas as versões. Nas laterais, há novas rodas de 17 e 18 polegadas. Na traseira, as lanternas mantêm o formato anterior, mas agora com iluminação full-LED em todas as configurações.



Peugeot E-308 (2025)

Foto de: Peugeot



Peugeot E-308 (2025)

Foto de: Peugeot

Uma das últimas de sua espécie no mercado europeu, a perua 308 SW preserva atributos que a tornaram referência entre as familiares médias. O porta-malas chega a 1.487 litros com os bancos rebatidos, e a tampa pode ter abertura elétrica. A proposta ainda atrai consumidores que priorizam versatilidade e espaço, mesmo diante da preferência crescente por SUVs.



Peugeot E-308 (2026)

Foto de: Peugeot

O interior mantém o conceito i-Cockpit, presente em toda a linha Peugeot desde o 208 até o 5008. O conjunto segue com o volante compacto posicionado abaixo do quadro de instrumentos elevado. A principal novidade está na evolução tecnológica. A central multimídia destacada agora tem suporte a atualizações over-the-air e permite espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Algumas versões oferecem até quatro portas USB-C, sistema de som Focal Premium com 10 alto-falantes e iluminação ambiente configurável em oito cores. Os bancos dianteiros podem incluir aquecimento, função massagem e certificação ergonômica AGR.



Peugeot E-308 (2026)

Foto de: Peugeot

O sistema de ar-condicionado conta agora com filtro avançado para retenção de poluentes. O modelo também se integra ao aplicativo MyPeugeot, que permite ativar o ar-condicionado remotamente, agendar recargas da bateria e planejar rotas com base na autonomia da versão elétrica. 

Além do novo visual, a gama de motores também passou por mudanças importantes. O E-308 segue como a configuração mais avançada da linha e agora oferece até 450 km de alcance no ciclo WLTP. O modelo mantém o motor dianteiro de 156 cv e a bateria de 58,4 kWh, com recarga de 20 a 80% em 32 minutos em estações de 100 kW.

A versão híbrida plug-in combina motor 1.6 turbo a gasolina com propulsor elétrico, entregando potência combinada de 195 cv. A bateria de 17,2 kWh garante até 85 km de autonomia elétrica. O câmbio é automático de dupla embreagem com sete marchas. Já o híbrido leve usa o motor 1.2 turbo PureTech, que no Brasil foi oferecido apenas de forma aspirada brevemente no 208 de primeira geração. Ele entrega 145 cv e utiliza sistema de 48V que permite curtas distâncias em modo elétrico, sem necessidade de recarga externa.



Peugeot E-308 (2026)

Foto de: Peugeot

Ainda disponível, o motor 1.5 turbodiesel BlueHDi de 130 cv atende especialmente a frotistas e clientes que percorrem longas distâncias. Ele é oferecido exclusivamente com câmbio automático de oito marchas.

Fabricado em Mulhouse, na França, o novo Peugeot 308 estreará comercialmente no outono europeu de 2025. Os preços ainda não foram divulgados. Já por aqui, a Peugeot deverá apostar na próxima geração do SUV 3008, que chegará com motorização eletrificada para se posicionar como modelo mais caro da linha, acima do 2008.

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