A Audi do Brasil confirmou que montará a nova geração do Q3 em sua planta de São José dos Pinhais (PR) a partir de 2026. A fábrica será responsável tanto pela carroceria tradicional quanto pela versão Sportback, com caimento cupê e que foram apresentadas recentemente para o mercado europeu.
A produção de modelos da fabricante não é novidade em solo nacional. Ainda no fim dos anos 90, a marca produziu localmente a primeira geração do hatchback A3, ao lado do primo Volkswagen Golf. Durante a década de 2010, a produção da terceira geração, agora como sedã, retornou à planta. E, desde 2016, a unidade é responsável por montar o SUV Q3.
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Fonte: Audi
Como é o novo Q3?
Um dos modelos mais importantes dentro da gama atual da Audi, o Q3 ganhou sua terceira geração há poucos meses. Agora um pouco maior e mais tecnológico, o SUV será responsável por estrear alguns sistemas e comodidades dentro do portfólio da alemã.
No exterior, o novo Audi Q3 cresceu apenas 4 cm no comprimento, agora com 4,53 m. A altura (1,58 m) e a largura (1,86 m) foram mantidas, mas o SUV parece mais imponente graças ao novo desenho frontal. O entre-eixos, de 2.678 mm, também segue praticamente o mesmo. A grade Singleframe está mais larga e horizontal, e os faróis passaram a ter dois níveis: luzes diurnas acima e conjuntos principais abaixo, com tecnologia LED Matrix de até 25.600 micro-LEDs por unidade.

Foto de: Motor1.com

Foto de: Audi
Na traseira, o visual é marcado por uma faixa luminosa contínua, além dos tradicionais anéis da Audi, que agora passam a ser iluminados. O coeficiente aerodinâmico foi reduzido de 0,32 para 0,30 Cx. No perfil, o novo Q3 tem aparência mais alta e menos esguia que o antecessor, reforçada pelas rodas maiores e pneus mais largos: agora vão até 20” com largura de até 235 mm.
A versão Sportback, por sua vez, foi apresentada em agosto. Diferente do modelo tradicional, a linha do teto se inclina para baixo a partir da coluna A, sendo 29 milímetros mais baixa do que no Q3 mais familiar. O coeficiente de arrasto também é de 0,30 Cx.

Foto de: Audi
A cabine também passou por uma revolução total. Saem as tradicionais hastes atrás do volante; entram dois módulos fixos com sensores e botões táteis. O lado esquerdo agrupa as funções de luzes e limpadores de para-brisa, que agora contam com seletor giratório de intensidade e botões de acionamento. O lado direito funciona como seletor de marchas, liberando o console central.
O sistema multimídia, por sua vez, combina o quadro de instrumentos digital de 11,9” e a central de 12,8” sensível ao toque, ambos integrados em um único painel voltado para o motorista e em posição mais elevada. O software passa a ser Android, substituindo o antigo sistema originário da Audi.

Foto de: Audi
Foco em híbridos
Na motorização, ao menos na Europa, a gama começa com o motor 1.5 TFSI de 150 cv e 25,5 kgfm, com sistema híbrido leve, desativação de cilindros e câmbio automatizado S tronic de sete marchas. Essa mesma motorização já equipava a geração anterior, também com tração dianteira.
Subindo na linha, estão os dois 2.0 TFSI com tração integral quattro de série. O primeiro entrega 204 cv e 32,6 kgfm, enquanto o mais potente gera 265 cv e 40,8 kgfm. Ambos também utilizam o câmbio automatizado de sete velocidades. Na geração anterior, os motores 2.0 rendiam 190 e 245 cv, respectivamente.

Foto de: Audi
A principal novidade é o Q3 e-hybrid, versão híbrida plug-in com potência combinada de 272 cv e 40,8 kgfm. O conjunto é alimentado por uma bateria de 25,7 kWh (19,7 kWh líquidos). A autonomia em modo 100% elétrico pode chegar a 120 km no ciclo WLTP, e o carregamento rápido chega a 50 kW em corrente contínua, permitindo recarga de 10% a 80% em menos de 30 minutos. A tração é dianteira, e o câmbio, um automático de seis marchas.
No Brasil, as motorizações da nova geração ainda são dúvida e marca ainda deve iniciar sua produção localmente apenas no ano que vem. Atualmente, toda a gama do Q3 vendida no país, tanto com carroceria tradicional quanto na configuração Sportback, é composta pela versão 45 TFSI, equipada com motor 2.0 turbo com injeção direta, tração integral quattro e câmbio automatizado S tronic de sete marchas.