O Hyundai Tucson vai mudar radicalmente em sua próxima geração. Previsto para estrear em 2026 como modelo 2027, o SUV mais vendido da marca adotará linhas quadradonas inspiradas no Santa Fe e deve abandonar de vez os motores a combustão, apostando apenas em versões híbridas e híbridas plug-in. A transformação ainda pode incluir a estreia de uma inédita configuração esportiva N, com potência acima dos 295 cv.
Apesar de estar longe do mercado brasileiro atualmente, o Tucson teve papel importante para a Hyundai nos seus primeiros anos por aqui e continua exercendo essa relevância no restante do mundo. Não à toa, é hoje o modelo mais vendido da marca em sua linha global. E para manter esse desempenho em alta, a Hyundai já prepara uma revolução total para a próxima geração do SUV.
A ideia é que o novo Tucson siga a direção visual já adotada pelo irmão maior, o Santa Fe, apostando em um estilo mais parrudo, com proporções amplas e linhas quadradas. Com isso, deixará para trás o tema fluido presente desde a segunda geração, que chegou a ser vendida no Brasil como ix35.
Foto de: Motor1.com
Espera-se também que o SUV cresça em dimensões e passe a contar com uma versão de entre-eixos alongado, algo semelhante ao que acontecia com o antigo VW Tiguan Allspace e que ocorre atualmente com o novo Kia Sportage.
Ainda há muita coisa que não se sabe sobre o novo Tucson, que só deve chegar ao mercado dentro de alguns anos. No entanto, os rumores já antecipam parte do que está por vir para o campeão de vendas da Hyundai. Veja a seguir tudo o que já sabemos até agora.

2027 Hyundai Tucson Renderização por Motor1
Foto de: Motor1.com
Quadradão
A próxima geração do Tucson deve adotar um design mais quadrado, inspirado no estilo visual já visto no Santa Fe e no Palisade. A carroceria ficará menos curvilínea em relação ao modelo atual, apostando em proporções mais robustas e linhas retas. Espera-se a aplicação de colunas traseiras pretas, criando o efeito de teto flutuante. Rumores apontam até para a adoção de um capô em formato de concha, reforçando o visual imponente do SUV.
Por dentro, o novo Tucson será o primeiro modelo da marca a estrear o sistema operacional Pleos, desenvolvido pela própria Hyundai, com o assistente de voz baseado em inteligência artificial chamado Gleo. A cabine terá telas grandes, visual limpo e tecnologias avançadas de assistência à condução, mas sem abrir mão de comandos físicos para as funções principais — algo que a própria Hyundai já confirmou.

Interior também seguirá Hyundai Santa Fe atual, com aposta em telas
Foto de: Hyundai
O espaço interno continuará sendo um dos destaques do modelo, com foco ainda maior em praticidade. É esperado que haja ganho de área especialmente atrás da segunda fileira, ampliando o conforto para passageiros e aumentando a versatilidade do porta-malas.

Motor do Hyundai Tucson 2025
Foto de: Chris Rosales / Motor1
Só híbrido e com versão N
Atualmente, o Hyundai Tucson é oferecido em mercados como os Estados Unidos com opções a gasolina, híbrida e híbrida plug-in. No entanto, a próxima geração pode marcar uma grande mudança nessa estratégia.
De acordo com publicações da imprensa sul-coreana, a Hyundai estuda eliminar de vez a versão a combustão tradicional, transformando o Tucson em um modelo disponível exclusivamente com motorização eletrificada. Essa transição não seria exatamente uma novidade no segmento. A Toyota, por exemplo, já confirmou que a próxima geração do RAV4 também será oferecida apenas com versões híbridas, sem opções a gasolina convencionais.

Geração atual tem motores a gasolina e híbridos no exterior
Foto de: Hyundai
Na versão híbrida atual, o SUV utiliza um motor 1.6 turbo de quatro cilindros combinado a um motor elétrico, entregando 231 cv de potência e 35,4 kgfm de torque. Para a nova geração, a expectativa é que a marca adote o sistema híbrido TMED-II, mais moderno, já utilizado no Palisade, mas adaptado aqui a um motor de menor porte.
Ainda não há confirmação sobre as mudanças na versão híbrida plug-in, que hoje usa o mesmo motor 1.6 turbo da configuração híbrida convencional, mas com um motor elétrico mais potente e uma bateria de maior capacidade. O conjunto atual entrega 268 cv, 37,5 kgfm de torque e autonomia elétrica de até 51 km em ciclo padrão.
Também há rumores de que o Tucson poderá receber, pela primeira vez, uma versão esportiva N. A publicação britânica Auto Express aponta que essa configuração deve contar com um sistema híbrido ainda mais potente, capaz de gerar mais de 295 cv, com tração integral garantida por um motor elétrico no eixo traseiro.

Produzido desde 2005, Tucson está atualmente na 4ª geração
Foto de: Hyundai
Quando o novo Tucson será lançado?
A atual geração do Tucson não é exatamente antiga, mas a Hyundai sabe da importância de manter seu modelo mais vendido sempre atualizado em um segmento altamente competitivo. O SUV entrou em produção como ano-modelo 2022 e passou por um pequeno facelift em 2025, o que garante certa longevidade à geração atual.
Mesmo assim, já se espera uma renovação completa. A nova geração deve ser apresentada apenas a partir do segundo semestre de 2026, com estreia inicial na Coreia do Sul, seguindo a estratégia da marca de lançar seus produtos em etapas, por região.

Último Tucson feito no Brasil foi de 3ª geração
Foto de: Hyundai
Ainda que o novo Tucson seja revelado no ano que vem, sua chegada às lojas norte-americanas deve ocorrer apenas como modelo 2027 ou até 2028. Para outros mercados, ainda não há previsões. Vale lembrar que o Tucson no Brasil sempre teve a fama de estar atrasado em relação às versões globais, chegando a ter três gerações diferentes sendo vendidas ao mesmo tempo por alguns meses.
Mais recentemente, a CAOA, que era responsável pela montagem da terceira geração do SUV, oficializou o fim da produção do Tucson e do utilitário HR em sua planta de Anápolis, em Goiás. Com isso, caso o modelo volte a ser oferecido no país, é provável que chegue pelas mãos da própria Hyundai, e em formato de importação.

Posicionamento de preços deve aumentar, seguindo o primo Kia Sportage
Foto de: Kia
Quanto custará o Hyundai Tucson 2027?
Com a possível retirada da motorização a gasolina da linha Tucson, o preço inicial da nova geração pode subir, especialmente em mercados onde não há incentivos fiscais para veículos eletrificados. Nos Estados Unidos, o Tucson 2025 parte de 30.200 dólares na versão com motor 2.5 de quatro cilindros a combustão, o equivalente a cerca de R$ 155 mil na conversão direta.
A versão híbrida começa em 35.460 dólares (R$ 182 mil), enquanto o híbrido plug-in custa 41.225 dólares (R$ 211 mil). Sem uma opção a combustão, o modelo da próxima geração tende a ser mais caro logo de saída. Já no Brasil, caso volte a ser vendido, o Tucson deve se posicionar na mesma faixa ou até acima do seu primo Kia Sportage, que hoje parte de R$ 287.190 na versão com motor 1.6 turbo e sistema híbrido leve.