Cotado para o Brasil desde que o antigo Cerato saiu de linha em 2023, o novo Kia K4 foi o mais recente modelo avaliado pelo Latin NCAP, com resultados divulgados em 2 de setembro. O sedã médio — também disponível em versão hatch — conquistou cinco estrelas, com 91,87% na proteção de adultos, 90,38% para crianças, 77,10% em pedestres e 84,30% em assistência à segurança.
O K4 foi submetido a testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste, chicotada cervical, além de avaliações dos sistemas de frenagem autônoma (AEB), controle de estabilidade (ESC) e assistência de velocidade (SAS). Produzido no México, vem de série com seis airbags, ESC e aviso de cinto de segurança em todos os assentos.
13
Fonte: Latin NCAP
Segundo o Latin NCAP, a estrutura do veículo foi considerada estável, garantindo boa proteção para cabeça, pescoço e tórax nos impactos frontal e lateral. Para crianças, os resultados foram completos, embora a instalação de cadeirinhas no assento central traseiro com cinto de segurança ainda possa ser melhorada.
Na proteção de pedestres, o desempenho foi de bom a adequado na maior parte da carroceria, mas com pontos fracos próximos ao para-brisa e aos pilares A. Já o AEB demonstrou resposta robusta em todos os cenários testados. Os sistemas de detecção de ponto cego e assistência de faixa estão disponíveis como opcionais, mas não foram avaliados pela entidade.
Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração, destacou: “A Kia teve no passado modelos com baixo desempenho, mas nos últimos anos deu passos firmes rumo à segurança máxima, como no Sportage, no K3 e agora no K4”.

18
Como é o K4
Destaque no Salão de Nova York em 2024, o K4 chegou como substituto oficial do Cerato (também conhecido como Forte em alguns mercados), adotando a padronização de siglas que a Kia vem aplicando em sua linha de carros de passeio que não são SUVs.
No design, segue a filosofia “Opposites United”, já vista em outros lançamentos da marca. O sedã adota carroceria fastback, faróis verticalizados, maçaneta traseira camuflada na coluna e lanternas em LED conectadas por uma faixa sobre a tampa do porta-malas. Já por dentro, o modelo aposta no minimalismo, trazendo duas telas unidas, mas mantendo comandos físicos para funções básicas como climatização, volume, navegação e mídia.



Na mecânica, o K4 oferece motor 1.6 turbo a gasolina de 193 cv e 26,9 kgfm, acoplado a câmbio automático de 8 marchas, além do 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm, herdado do Cerato, neste caso ligado ao câmbio CVT. Com 4,70 m de comprimento e 1,84 m de largura, o K4 é considerado pela Kia o sedã mais comprido da categoria. Para comparação, o antigo Cerato media 4,64 m de comprimento e 1,80 m de largura. O porta-malas tem 413 litros de capacidade.
Ainda não há confirmação sobre sua vinda ao Brasil. Até o momento, a Kia concentra esforços na homologação do Stonic reestilizado, apresentado na última semana, e da picape Tasman, já flagrada em testes utilizando placas verdes.