A Toyota adotou uma abordagem diferente para a eletrificação em relação a outras montadoras, e isso está dando resultado. A empresa possui alguns veículos elétricos onde é necessário, mas talvez, mais crucialmente, a Toyota oferece uma grande quantidade de ótimos híbridos. Some a isso uma boa linha de picapes na América do Norte e fica fácil entender como a Toyota superou 900.000 vendas globais em julho de 2025, um recorde para esse mês.
Ao todo, a Toyota vendeu 963.796 carros, incluindo aqueles da Lexus, Daihatsu e Hino, em julho deste. A América do Norte continua sendo o maior mercado da Toyota, com 254.298 vendas, graças ao forte desempenho dos modelos híbridos e à grande demanda por caminhonetes como a nova Tacoma e 4Runner. Na Europa, onde tantas montadoras estão enfrentando dificuldades, as vendas da Toyota também aumentaram em relação ao ano anterior.
7
Fonte: Toyota
Mesmo na China, que tem se mostrado extremamente desafiadora para montadoras não chinesas, a Toyota se destaca com um forte desempenho ao computar 151.669 vendas. A empresa credita o sucesso ao EV bZ3X, que fabrica em parceria com a GAC, bem como suas próprias ofertas híbridas no país. E em seu mercado de origem, o Japão, a Toyota vendeu 135.249 carros, afirmando que a demanda lá permanece “estável”.

Foto de: Toyota
No acumulado do ano, considerando janeiro até julho, a Toyota vendeu impressionantes 6.058.731 carros, dos quais mais de 2,9 milhões são eletrificados de alguma forma. No entanto, desses apenas pouco menos de 100.000 foram veículos totalmente elétricos a bateria. Dito isso, o mês passado foi o melhor da Toyota para as vendas de veículos elétricos a bateria, com 17.896 unidades vendidas globalmente.

Toyota Tundra Capstone – Europa
Em linhas gerais, por enquanto a Toyota ainda depende muito das vendas de veículos a combustão pura e não há dúvida de que seus modelos híbridos estão fazendo grandes coisas pela montadora. Na América do Norte, mais de 800.000 dos quase 1,7 milhão de carros vendidos este ano são de modelos eletrificados.

Toyota RAV4 PHEV GR Sport 2025
Foto de: Toyota

Toyota RAV4 PHEV GR Sport 2025
Foto de: Toyota

Toyota RAV4 PHEV GR Sport 2025
Foto de: Toyota
O presidente da Toyota e ex-CEO, Akio Toyoda, foi fortemente criticado por priorizar híbridos em detrimento de veículos puramente elétricos, mas à medida que a demanda por VEs desacelera em muitos mercados ao redor do mundo, a Toyota está rindo à toa. No entanto, a empresa também está avançando no espaço dos EVs, fazendo modelos melhores e mais variados enquanto adota uma abordagem totalmente híbrida para nomes consagrados como Camry e RAV-4.
Pelo menos por enquanto, Toyoda-san parece ter feito a escolha certa.