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SUV menor da marca não será apenas um mini-Classe G

O Classe G é um dos maiores ícones da Mercedes-Benz. Criado para uso militar e off-road pesado, o modelo ganhou outro significado com o passar das décadas: deixou de ser apenas um SUV bruto para se tornar também símbolo de status e sofisticação, presença garantida em garagens de celebridades e executivos pelo mundo.

É dentro desse contexto que surge a ideia de um “irmão menor”, apelidado de Baby G. A Mercedes-Benz procura preservar o legado do Classe G, mas ao mesmo tempo criar um SUV com identidade própria, sem cair no erro de parecer apenas uma versão em miniatura do modelo original. Desde que foi anunciado, em 2023, o projeto tem alimentado especulações e agora a marca começa a detalhar de forma mais concreta o que está por vir.

No Salão de Munique 2025, o presidente da Mercedes-Benz, Ola Källenius, afirmou que os primeiros protótipos já estão próximos de ganhar as ruas em fase de testes. Durante o evento, a montadora apresentou inclusive um teaser em que o Classe G aparece lado a lado do futuro Baby G, reforçando a relação entre os dois, mas também destacando que se trata de um desenvolvimento totalmente novo.

“O G é um carro muito especial e autêntico, e o Mini G também precisa ser. Por isso não posso usar uma plataforma existente, tenho que criar uma própria. É um desenvolvimento completamente novo”, disse Källenius.

Essa decisão demonstra a importância do projeto dentro da marca. O Baby G não será um derivado do G, mas sim um SUV projetado para manter o DNA da família. O chefe de operações da Mercedes-Benz, Markus Schäfer, explicou em entrevista à Autocar que o modelo terá carroceria sobre chassi, solução tradicional que garante robustez para aventuras fora de estrada. Essa escolha indica que a marca não abrirá mão da capacidade off-road que tornou o Classe G famoso, mesmo em um veículo menor.

Ao mesmo tempo, Schäfer deixou claro que o Baby G terá alto grau de exclusividade. Nem mesmo peças simples, como maçanetas, serão aproveitadas de outros modelos da linha. “Você sabe. Não posso nem pegar uma maçaneta do portfólio atual, porque o Classe G tem maçanetas tão exclusivas”, afirmou o executivo. Essa preocupação mostra que a alemã enxerga o novo SUV não apenas como uma extensão da gama, mas como um produto distinto.

Diferente do Classe G, que hoje conta com versões a combustão e elétricas, o Baby G deve nascer exclusivamente como elétrico. A expectativa é que utilize um conjunto semelhante ao do recém-apresentado GLC a bateria, com acumulador próximo de 94 kWh e potência que pode chegar a 483 cv. Isso o colocaria em uma posição competitiva dentro do mercado de SUVs elétricos premium, que cresce rapidamente na Europa e começa a ganhar força também em mercados emergentes.

O lançamento oficial do Baby G está previsto para 2026, com início das vendas no final daquele ano ou no começo de 2027. As projeções iniciais de preço variam entre US$ 55 mil (cerca de R$ 299.200) e US$ 65 mil (cerca de R$ 353.600), faixa que o colocaria como a porta de entrada para a família G.

Mercedes-Benz via Autocar

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